Registro completo |
Provedor de dados: |
PAB
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País: |
Brazil
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Título: |
Emissões de motor agrícola com o uso de diferentes tipos de diesel e concentrações de biodiesel na mistura combustível
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Autores: |
Perin,Gismael Francisco
Schlosser,José Fernando
Farias,Marcelo Silveira de
Estrada,Javier Solis
Treichel,Helen
Galon,Leandro
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Data: |
2015-12-01
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Ano: |
2015
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Palavras-chave: |
Ciclo diesel
Emissão de CO2
Energia renovável
Freio dinamométrico
Poluentes
Teor de enxofre
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Resumo: |
Resumo: O objetivo deste trabalho foi quantificar o efeito do tipo de diesel e da concentração de biodiesel na mistura combustível sobre as emissões de gases por motor agrícola submetido a diferentes cargas. Foram testados dois tipos de diesel: S10, com baixo teor de enxofre; e S500, com alto teor de enxofre; bem como suas misturas com 5, 10, 15, 20, 50 e 100% de biodiesel. O motor, de quatro cilindros, turboalimentado e com 105 cv de potência máxima, foi submetido a oito modos de operação, sob diferentes rotações e torques. O ensaio seguiu a metodologia prevista na norma NBR ISSO 8174-4:2012, tendo-se analisado as emissões de O2, CO2, NO2, NO, CO e de hidrocarbonetos (HC). Somente as emissões de HC foram influenciadas pelo tipo de diesel utilizado. As emissões de NO2 e O2 aumentaram com o aumento da concentração de biodiesel na mistura, enquanto as emissões de CO2, NO, CO e HC diminuíram. A carga aplicada ao motor esteve diretamente relacionada às emissões, exceto para O2. O combustível S10, com 20% de biodiesel, reduz as emissões, em comparação ao diesel comercial (S500), sem perda no desempenho do motor.
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Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2015001201168
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Editor: |
Embrapa Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento
Pesquisa Agropecuária Brasileira
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Relação: |
10.1590/S0100-204X2015001200006
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Formato: |
text/html
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Fonte: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira v.50 n.12 2015
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Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
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