Registro completo |
Provedor de dados: |
R. Bras. Zootec.
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País: |
Brazil
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Título: |
Emprego de regras de associação para extração de padrões mercadológicos de touros Nelore com avaliação genética
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Autores: |
Nomelini,Jeferson
Rezende,Solange Oliveira
Yamamoto,Claudio Haruo
Bezerra,Luiz Antônio Framartino
Vozzi,Pedro Alejandro
Lôbo,Raysildo Barbosa
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Data: |
2010-12-01
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Ano: |
2010
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Palavras-chave: |
Comércio de touros
Forças de mercado
Melhoramento genético
Mineração de dados
Tecnologia da informação
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Resumo: |
Objetivou-se com este trabalho utilizar regras de associação para identificar forças de mercado que regem a comercialização de touros com avaliação genética pelo programa Nelore Brasil. Essas regras permitem evidenciar padrões implícitos nas transações de grandes bases de dados, indicando causas e efeitos determinantes da oferta e comercialização de touros. Na análise foram considerados 19.736 registros de touros comercializados, 17 fazendas e 15 atributos referentes às diferenças esperadas nas progênies dos reprodutores, local e época da venda. Utilizou-se um sistema com interface gráfica usuário-dirigido que permite geração e seleção interativa de regras de associação. Análise de Pareto foi aplicada para as três medidas objetivas (suporte, confiança e lift) que acompanham cada uma das regras de associação, para validação das mesmas. Foram geradas 2.667 regras de associação, 164 consideradas úteis pelo usuário e 107 válidas para lift ≥ 1,0505. As fazendas participantes do programa Nelore Brasil apresentam especializações na oferta de touros, segundo características para habilidade materna, ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual, longevidade, rendimento e terminação de carcaça. Os perfis genéticos dos touros são diferentes para as variedades padrão e mocho. Algumas regiões brasileiras são nichos de mercado para touros sem registro genealógico. A análise de evolução de mercado sugere que o mérito genético total, índice oficial do programa Nelore Brasil, tornou-se um importante índice para comercialização dos touros. Com o uso das regras de associação, foi possível descobrir forças do mercado e identificar combinações de atributos genéticos, geográficos e temporais que determinam a comercialização de touros no programa Nelore Brasil.
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Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001200011
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Editor: |
Sociedade Brasileira de Zootecnia
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Relação: |
10.1590/S1516-35982010001200011
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Formato: |
text/html
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Fonte: |
Revista Brasileira de Zootecnia v.39 n.12 2010
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Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
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