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Provedor de dados:  R. Bras. Zootec.
País:  Brazil
Título:  Emprego de regras de associação para extração de padrões mercadológicos de touros Nelore com avaliação genética
Autores:  Nomelini,Jeferson
Rezende,Solange Oliveira
Yamamoto,Claudio Haruo
Bezerra,Luiz Antônio Framartino
Vozzi,Pedro Alejandro
Lôbo,Raysildo Barbosa
Data:  2010-12-01
Ano:  2010
Palavras-chave:  Comércio de touros
Forças de mercado
Melhoramento genético
Mineração de dados
Tecnologia da informação
Resumo:  Objetivou-se com este trabalho utilizar regras de associação para identificar forças de mercado que regem a comercialização de touros com avaliação genética pelo programa Nelore Brasil. Essas regras permitem evidenciar padrões implícitos nas transações de grandes bases de dados, indicando causas e efeitos determinantes da oferta e comercialização de touros. Na análise foram considerados 19.736 registros de touros comercializados, 17 fazendas e 15 atributos referentes às diferenças esperadas nas progênies dos reprodutores, local e época da venda. Utilizou-se um sistema com interface gráfica usuário-dirigido que permite geração e seleção interativa de regras de associação. Análise de Pareto foi aplicada para as três medidas objetivas (suporte, confiança e lift) que acompanham cada uma das regras de associação, para validação das mesmas. Foram geradas 2.667 regras de associação, 164 consideradas úteis pelo usuário e 107 válidas para lift ≥ 1,0505. As fazendas participantes do programa Nelore Brasil apresentam especializações na oferta de touros, segundo características para habilidade materna, ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual, longevidade, rendimento e terminação de carcaça. Os perfis genéticos dos touros são diferentes para as variedades padrão e mocho. Algumas regiões brasileiras são nichos de mercado para touros sem registro genealógico. A análise de evolução de mercado sugere que o mérito genético total, índice oficial do programa Nelore Brasil, tornou-se um importante índice para comercialização dos touros. Com o uso das regras de associação, foi possível descobrir forças do mercado e identificar combinações de atributos genéticos, geográficos e temporais que determinam a comercialização de touros no programa Nelore Brasil.
Tipo:  Info:eu-repo/semantics/article
Idioma:  Português
Identificador:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001200011
Editor:  Sociedade Brasileira de Zootecnia
Relação:  10.1590/S1516-35982010001200011
Formato:  text/html
Fonte:  Revista Brasileira de Zootecnia v.39 n.12 2010
Direitos:  info:eu-repo/semantics/openAccess
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