|
|
|
Registros recuperados: 39 | |
|
|
OLIVEIRA, V. B. V. de; COSTA, J. N. M.; REIS, A. L. dos. |
O diálogo Ciência & Arte faz parte da prática educomunicativa de produção de videoclipe ambiental, que utiliza a música como mediadora do diálogo entre cientistas da pesquisa agropecuária com alunos do Ensino Médio, da disciplina eletiva "Introdução ao Audiovisual", em uma escola rural de Porto Velho, RO. A ação faz parte do projeto “Estratégias de Comunicação para Transferência de Tecnologias e Popularização da Ciência”, coordenado pela Embrapa, com objetivo de contribuir para a elaboração de produtos de comunicação, que imprimam um discurso de valorização de produtos da agricultura familiar |
Tipo: Artigo em anais e proceedings |
Palavras-chave: Comunicação; Recurso Audiovisual; Educação Ambiental; Escola; Comunidade Rural; Pesquisa Agrícola; Communications technology; Audiovisuals; Environmental education; Elementary schools; Rural communities; Agricultural research. |
Ano: 2023 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160223 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
FREITAS, C. J. S. de; SILVA, A. F.; COSTA, V. S. de O.. |
As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Jogos educacionais; Coleta seletiva; Ensino fundamental; Educação Ambiental; Resíduo Solido; Poluição Ambiental; Reciclagem; Environmental education. |
Ano: 2022 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146941 |
| |
|
|
FREITAS, G. O. de; GUTIERREZ, R.; TOMAS, W. M.. |
A educação é vista como um importante processo de humanização e uma importante ferramenta impulsionadora de transformação social. Ela tem o objetivo de abrir portas para que as pessoas compreendam o mundo, transformando e desenvolvendo-se como parte de uma sociedade 'humana mais humanizada', sendo considerada uma peça importante para o progresso individual e social. Para alguns, a educação relaciona-se apenas às instituições de ensino (escolas e universidades); para outros, a educação está relacionada ao nível de civilidade e socialização do indivíduo, ou seja: sua capacidade de atuar no meio em que está inserido. A educação ambiental é direcionada à forma com que o indivíduo se relaciona com o meio. |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; School children; Environmental education. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100928 |
| |
|
|
FRANÇA, L. B. de; BOMFIM, F. R.; BARBOSA, A. C. F.; SILVA, A. F.. |
Visando a conscientização da comunidade em prol da conservação e preservação do bioma Caatinga e seus ecossistemas integrantes, a Trilha Ecológica José Theodomiro Araújo surge como importante laboratório metodológico e sustentável para, dentre outros, trabalhar a educação direcionada para fatores ambientais. Contudo, isso só será possível se os atores e ações propostos forem trabalhados de maneira conjunta, para que assim possam atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. Dito isso, o objetivo principal desse trabalho é contribuir, a partir das trilhas, na gestão territorial, seus limites e possibilidades. E ele justifica-se, ressaltando a importância da trilha em questão, que se localizada em uma Área de Proteção Permanente (APP), ás... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Desenvolvimento territorial; Trilhas participativas; Tecnologias sociais; Bioma Caatinga; Trilha Ecológica José Theodomiro Araújo; Crescimento socioeconômico; Crescimento cultural; Crescimento ambiental local; Desenvolvimento Rural; Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Ecossistema; Environmental education; Sustainable development. |
Ano: 2024 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162583 |
| |
|
|
Silva, Edevaldo; Soares, Delyane Lima; Olveira, Habyhabanne Maia; Vieira, Humarah Danielle Guedes. |
The objective was to create, validate and apply a measurement scale on environmental practices for teachers of various educational areas (exact sciences, humanities, natural sciences and Portuguese), from six public high schools in the city of Patos, Paraíba. To that end, it was created a questionnaire related to the topic, consisting of 24 items in the Likert scale model, being statistically validated as its consistency and reliability by factor analysis and by the α-Cronbach’s test. The assessed measurement scale has been validated (n = 34) with the exclusion of five items, getting excellent α-Cronbach’s coefficient (0.95). In the application of the questionnaire (n = 68), most teachers had social and environmental practices little consistent with... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: 92700004; 7.08.00.00-6 ecological attitude; Environmental education; Factor analysis; Teachers 92700004; 7.08.07.00-0. |
Ano: 2016 |
URL: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/31561 |
| |
|
|
Hollas, Camila Ester; Pokrywiecki, Ticiane Sauer; Prado, Naimara Vieira do; Chini, Angélica; Düsman, Elisângela; Conceição, Priscila Soraia da. |
Underground and surface water as a result of human activity are increasingly polluted. Mainly due to improper disposal of waste, discharge of effluents, among other actions that compromise the environment. The water analysis is necessary to determine and evaluate the situation of water supply to the population. This study evaluated the supply situation of three rural communities located in the south of Brazil, where the water is carried out through the abstraction of groundwater. Pastures, fields and remnants of native vegetation characterize the region. The water quality used to supply was what motivated the accomplishment of this work. The wells are unprotected in the middle of the pastures near to black cesspits and crops that use frequently... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Environmental education; Water treatment; Water supply; Groundwater; Organisms tests.. |
Ano: 2019 |
URL: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/43266 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
Cantanhêde,Lorrane Gabrielle; Pereira,Luane Raisa de Moraes; Veras,Polliana Farias; Silva,Wallacy Borges Teixeira; Carvalho-Neta,Raimunda Nonata Fortes; Almeida,Zafira da Silva de. |
Abstract: The principal aim was to assess the environmental perception of the fishermen, and implement educational activities, on an island in Brazil. Twelve people between the ages of 23 and 63 were interviewed, of whom 75% were male, and 58.33% did not complete their elementary education. Regarding social benefits, 33.33% receive a family allowance and 16.66% receive the so-called 'green allowance' (financial assistance to extremely poor families who live in areas of environmental preservation). Fishing remains the main economic activity (58.73%). The most common types of fishing gear are the 'zangarias' (41.66%) and 'muruadas' (41.66%), used to catch white shrimp (Litopenaeus schmitti), the main resource traded on the island (83.33%). All those... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Fishery community; Environmental education; Neotropical Region; Marine environments. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032018000400202 |
| |
|
| |
Registros recuperados: 39 | |
|
|
|