Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 39
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Ciência agropecuária e arte em diálogo por meio de discurso lítero musical, em sala de aula. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V. de; COSTA, J. N. M.; REIS, A. L. dos.
O diálogo Ciência & Arte faz parte da prática educomunicativa de produção de videoclipe ambiental, que utiliza a música como mediadora do diálogo entre cientistas da pesquisa agropecuária com alunos do Ensino Médio, da disciplina eletiva "Introdução ao Audiovisual", em uma escola rural de Porto Velho, RO. A ação faz parte do projeto “Estratégias de Comunicação para Transferência de Tecnologias e Popularização da Ciência”, coordenado pela Embrapa, com objetivo de contribuir para a elaboração de produtos de comunicação, que imprimam um discurso de valorização de produtos da agricultura familiar
Tipo: Artigo em anais e proceedings Palavras-chave: Comunicação; Recurso Audiovisual; Educação Ambiental; Escola; Comunidade Rural; Pesquisa Agrícola; Communications technology; Audiovisuals; Environmental education; Elementary schools; Rural communities; Agricultural research.
Ano: 2023 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160223
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Planetary health in Amazonian artist's voice: an exhibition of environmental video clips. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V..
The educational-communicative producing video clips with music by Amazonian artists, developed by Embrapa Rondônia, aims to popularize Science and raise awareness of children, adolescents and young people in relation to environmental issues that affect the Amazon biome and, by extension, Planet Earth, promoting the environmental citizenship.
Tipo: Anais e Proceedings de eventos Palavras-chave: Videoclipes educativos; Artistas amazônicos; Production; Embrapa Rondônia; Porto Velho (RO); Rondônia; Amazônia Ocidental; Western Amazon; Educação Ambiental; Produção; Environmental education; Video recorders.
Ano: 2022 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148552
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conexões entre ciência e arte na produção de narrativa audiovisual sobre o futuro da juventude sem água. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V. de; CORRÊA, C. S. de A..
Nas práticas educativas é frequente o uso de música como mediadora do diálogo entre educadores e educandos. Quando o assunto é a escassez da água potável e a ameaça à existência futura da humanidade, todos são convocados a buscar soluções, sejam os líderes de países participantes das cúpulas internacionais para o desenvolvimento sustentável, seja a juventude, chamada a exercer a cidadania ambiental. A produção de narrativa audiovisual é um dos componentes da Prática Educomunicativa de Produção de Videoclipes Ambientais, que desde 2008, vem sendo difundida em espaços educacionais. Neste trabalho são identificados os nexos entre o discurso lítero musical e a percepção ambiental de jovens em relação ao seu futuro sem água. Os procedimentos metodológicos...
Tipo: Anais e Proceedings de eventos Palavras-chave: Narrativa audiovisual; Videoclipe; Programa Embrapa & Escola; Porto Velho (RO); Rondônia; Amazônia Ocidental; Western Amazon; Juventude; Educação Ambiental; Água; Environmental education; Water shortages; Youth development.
Ano: 2021 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137920
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Macroeducação: metodologia para a educação e o desenvolvimento sustentável: educação ambiental, geração de renda, produção sustentável e tecnologia social. Repositório Alice
HAMMES, V. S.; CALEGARIO, F. F.; TEIXEIRA, R. F.; ARZABE, C..
Tipo: Separatas Palavras-chave: Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Environmental education; Sustainable development.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944227
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Geotecnologia na educação ambiental: a diversidade da vegetação do Pantanal brasileiro. Repositório Alice
ABDON, M. de M.; SILVA, J. dos S. V. da; SALES, G. M. M. de.
Este trabalho foi organizado com o objetivo de dar suporte a pesquisas ambientais na região do Pantanal e ser utilizado como material didático. O Pantanal brasileiro está inserido na Bacia do Alto rio Paraguai (BAP) e ocupa uma área de 138.183 km2. Essa região é carente de informações devido a grande dificuldade de realização de trabalhos de campo provocada pela ocorrência de ciclos periódicos de inundação. Desenvolvido em forma de multimídia esse trabalho reúne 575 fotografias organizadas em capítulos segundo as sub-regiões do Pantanal brasileiro. Para a estruturação das informações foi utilizado o software Macromedia Flash Professional 8. Cada capítulo descreve as principais características ambientais de cada sub-região do Pantanal brasileiro tais como...
Tipo: Anais e Proceedings de eventos Palavras-chave: Geotecnologia.; Meio ambiente; Educação ambiental; Vegetação; Vegetation; Environmental education; Pantanal..
Ano: 2007 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17798
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Erosão do solo e sustentabilidade ambiental para o ensino fundamental. Repositório Alice
TÔSTO, K. L.; TOSTO, S. G.; PEREIRA, L. C..
Este trabalho foi desenvolvido com alunos da 6ª série do ensino fundamental no Município de Niterói, RJ. Em classe de aula foram construído 3 modelos práticos de baixo custo, envolvendo a conservação dos solos, água e problemas de degradação, sendo em seguida demonstrado os efeitos dos mesmos. De ordem geral o trabalho procurou associar e avaliar o aprendizado dos alunos com esses modelos Especificamente procurou-se: (i) avaliar os conhecimentos prévios por meio de questionário dos alunos do ensino fundamental sobre os solos, sua importância e processos envolvidos na sua degradação; (ii) construir um modelo prático que permita a análise da degradação do solo decorrente de processos erosivos; e (iii) reavaliar por meio de um questionário, o grau de...
Tipo: Separatas Palavras-chave: Preservação ambiental; Práticas de conservação.; Meio ambiente; Preservação da natureza; Erosão do solo; Educação ambiental; Degradação Ambiental.; Environmental education; Environmental protection.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919569
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Macroeducação e permacultura urbana: Análise do impacto da macroeducação em unidades familiares e a eficácia da adoção de tecnologia alternativa. Repositório Alice
SILVEIRA, F. F.; HAMMES, V. S..
Resumo: A crescente urbanização tem acarretado grandes problemas com relação aos recursos hídricos disponíveis. A permacultura se apresenta como ferramenta socioambiental, e juntamente com os conceitos da bioconstrução servem de motivação à adoção de práticas sustentáveis numa relação de equilíbrio entre homem e natureza. A educação ambiental se propõe de forma pedagógica a estimular a formação de comunidades sustentáveis, por onde, segundo os conceitos da Macro-educação, é possível aplicar de uma forma eficaz e objetiva, o planejamento estratégico, estimulando a adoção de tecnologias sustentáveis e um uso mais consciente dos recursos naturais. Este trabalho visa sensibilizar a comunidade do bairro Jardim Santana no município de Campinas a adotar novos...
Tipo: Separatas Palavras-chave: Horticultura urbana; Permacultura; Agricultura familiar; Agricultura sustentável; Horticultura; Educação ambiental; Permaculture; Environmental education; Urban horticulture.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919032
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educomunicação socioambiental na prática: valorização da castanha-da-amazônia por alunos de Escola Família Agrícola (EFA), em Rondônia. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V. de.
A valorização da castanha-da-amazônia foi o tema gerador adotado pela Embrapa Rondônia, em processo educativo socioambiental com alunos de uma Escola Família Agrícola (EFA), com o objetivo de conhecer a percepção deste segmento da sociedade, quanto ao valor simbólico dos produtos da sociobiodiversidade amazônica. Tendo como referencial os princípios da educomunicação socioambiental, o objetivo deste trabalho é apresentar as técnicas empregadas que caracterizam a prática educomunicativa, analisar e discutir as interações ocorridas entre os atores sociais (alunos, professores e pesquisadores), intermediados por um processo de comunicação dialógica que produz subsídios para a elaboração de videoaulas e produtos de comunicação que expressem argumentos de...
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Escola Família Agrícola (EFA); Castanha-da-amazônia; Produto florestal não madeireiro (PFNM); Extrativismo; Extractivism; Comunicação oral; Rede Kamukaia; Rondônia; Amazônia Ocidental; Western Amazon; Educação Ambiental; Comunicação; Comunidade Rural; Castanha do Para; Bertholletia Excelsa; Agricultura Sustentável; Capacitação; Environmental education; Agricultural education; Rural communities; Sustainable agriculture; Brazil nuts; Oral communication; Nontimber forest products.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127993
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise de conteúdo de temática ecológica em canções que expressam os elementos: água, ar, terra e fogo. Repositório Alice
FERNANDES, C. V. S.; OLIVEIRA, V. B. V..
O acervo musical brasileiro é rico em canções que abordam a temática ecológica e que são utilizadas em processos educativos socioambientais. O objetivo deste artigo é analisar o conteúdo temático de canções que representam os elementos da natureza (Água, Ar, Terra e Fogo) de modo identificar argumentos que colaborem para validar o uso delas na educação ambiental. Com base em procedimentos que orientam a análise de conteúdo, fez-se a análise de quatro canções que fazem parte do repertório de palestra-show sobre diversidade cultural e sustentabilidade. Identificou-se enunciados referentes ao mundo natural e ao mundo hominal, que apontam o homem como responsável pela destruição da natureza e outros que conclamam a sociedade para reagir e agir, participando de...
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Canção; Temática ecológica; Elementos da natureza; Análise de conteúdo; Songs; Ecological themes; Elements of nature; Content analysis; Educação Ambiental; Environmental education.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129342
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Contribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ods" da agenda 2030. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V. de; SIMÕES, A. F.; SANTIAGO, S..
Alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que...
Tipo: Anais e Proceedings de eventos Palavras-chave: ODS; Agenda 2030; Programa Embrapa & Escola; Educação Ambiental; Recurso Audiovisual; Environmental education; Audiovisuals; Amazonia.
Ano: 2022 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151506
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Endomicorrizas conhecer para preservar:uma proposta de trabalho na educação ambiental. Repositório Alice
SANTOS, V. R. dos; VIANA, T. V.; BARRETO, M. B. de B.; SOUZA, F. A. de.
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Micorriza; Mycorrhizae; Endomycorrhizae; Environmental education.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976983
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. Repositório Alice
FREITAS, C. J. S. de; SILVA, A. F.; COSTA, V. S. de O..
As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica...
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Ensino de Ciências; Jogos educacionais; Coleta seletiva; Ensino fundamental; Educação Ambiental; Resíduo Solido; Poluição Ambiental; Reciclagem; Environmental education.
Ano: 2022 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146941
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Divulgação científica e educação ambiental: o Programa Embrapa & Escola na Embrapa Pantanal. Repositório Alice
FREITAS, G. O. de; GUTIERREZ, R.; TOMAS, W. M..
A educação é vista como um importante processo de humanização e uma importante ferramenta impulsionadora de transformação social. Ela tem o objetivo de abrir portas para que as pessoas compreendam o mundo, transformando e desenvolvendo-se como parte de uma sociedade 'humana mais humanizada', sendo considerada uma peça importante para o progresso individual e social. Para alguns, a educação relaciona-se apenas às instituições de ensino (escolas e universidades); para outros, a educação está relacionada ao nível de civilidade e socialização do indivíduo, ou seja: sua capacidade de atuar no meio em que está inserido. A educação ambiental é direcionada à forma com que o indivíduo se relaciona com o meio.
Tipo: Separatas Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; School children; Environmental education.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100928
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Na trilha da tecnologia: caminhos e possibilidades para o desenvolvimento/crescimento territorial. Repositório Alice
FRANÇA, L. B. de; BOMFIM, F. R.; BARBOSA, A. C. F.; SILVA, A. F..
Visando a conscientização da comunidade em prol da conservação e preservação do bioma Caatinga e seus ecossistemas integrantes, a Trilha Ecológica José Theodomiro Araújo surge como importante laboratório metodológico e sustentável para, dentre outros, trabalhar a educação direcionada para fatores ambientais. Contudo, isso só será possível se os atores e ações propostos forem trabalhados de maneira conjunta, para que assim possam atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. Dito isso, o objetivo principal desse trabalho é contribuir, a partir das trilhas, na gestão territorial, seus limites e possibilidades. E ele justifica-se, ressaltando a importância da trilha em questão, que se localizada em uma Área de Proteção Permanente (APP), ás...
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Desenvolvimento territorial; Trilhas participativas; Tecnologias sociais; Bioma Caatinga; Trilha Ecológica José Theodomiro Araújo; Crescimento socioeconômico; Crescimento cultural; Crescimento ambiental local; Desenvolvimento Rural; Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Ecossistema; Environmental education; Sustainable development.
Ano: 2024 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162583
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Validation and application of a measurement scale on environmental practices for high school teachers in Patos, Paraíba Biological Sciences
Silva, Edevaldo; Soares, Delyane Lima; Olveira, Habyhabanne Maia; Vieira, Humarah Danielle Guedes.
 The objective was to create, validate and apply a measurement scale on environmental practices for teachers of various educational areas (exact sciences, humanities, natural sciences and Portuguese), from six public high schools in the city of Patos, Paraíba. To that end, it was created a questionnaire related to the topic, consisting of 24 items in the Likert scale model, being statistically validated as its consistency and reliability by factor analysis and by the α-Cronbach’s test. The assessed measurement scale has been validated (n = 34) with the exclusion of five items, getting excellent α-Cronbach’s coefficient (0.95). In the application of the questionnaire (n = 68), most teachers had social and environmental practices little consistent with...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: 92700004; 7.08.00.00-6 ecological attitude; Environmental education; Factor analysis; Teachers 92700004; 7.08.07.00-0.
Ano: 2016 URL: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/31561
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Water quality for rural home supplying in the south of Brazil Biological Sciences
Hollas, Camila Ester; Pokrywiecki, Ticiane Sauer; Prado, Naimara Vieira do; Chini, Angélica; Düsman, Elisângela; Conceição, Priscila Soraia da.
Underground and surface water as a result of human activity are increasingly polluted. Mainly due to improper disposal of waste, discharge of effluents, among other actions that compromise the environment. The water analysis is necessary to determine and evaluate the situation of water supply to the population. This study evaluated the supply situation of three rural communities located in the south of Brazil, where the water is carried out through the abstraction of groundwater. Pastures, fields and remnants of native vegetation characterize the region. The water quality used to supply was what motivated the accomplishment of this work. The wells are unprotected in the middle of the pastures near to black cesspits and crops that use frequently...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Environmental education; Water treatment; Water supply; Groundwater; Organisms tests..
Ano: 2019 URL: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/43266
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Application of automated bioacoustic identification in environmental education and assessment Anais da ABC (AABC)
Oba,Teruyo.
Developments in electronics and computer science have led to the introduction of an automated bioacoustic identification device used to resolve commonly encountered problems in the identification of animal species in the field. This technology aids our auditory observations, and also improves the quality of biological surveys and environmental monitoring. In this paper the future roles and possibilities of bioacoustics are discussed, providing some examples from the realm of environmental education and monitoring that focus on the use of nature sounds.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Automated species identification; Bioacoustics; Environmental education; Monitoring environment; Sound map.
Ano: 2004 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-37652004000200039
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Looking for attitudes related to amphibian species decline: how are peer-reviewed publications of education activities compared to ecological research? Anais da ABC (AABC)
MORMUL,ROGER P.; MORMUL,TAYLA D.S.; SANTOS,GUSTAVO M.B.; SANTANA,ANA R.A..
ABSTRACT Biodiversity decline has been the focus of discussions in the last decade, especially on the amphibian species decline. After a scientometric analysis using international databases, we found that the number of peer-reviewed articles considering education practices related to the theme increased along with the number of ecological researches. However, the increase in ecological researches is much higher than the increase in publications of education practices. Studies suggest that conservation attitudes are important and that education practices are an important tool for improving human perceptions on this subject. In this sense, increase the publication of projects and programs results related to local education practices in international journals...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Environmental education; Conservation practices; Teaching activities; Amphibian extinctions; Theory and practice.
Ano: 2017 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-37652017000200491
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Environmental perception of fishermen: use and conservation of fisheries resources Biota Neotropica
Cantanhêde,Lorrane Gabrielle; Pereira,Luane Raisa de Moraes; Veras,Polliana Farias; Silva,Wallacy Borges Teixeira; Carvalho-Neta,Raimunda Nonata Fortes; Almeida,Zafira da Silva de.
Abstract: The principal aim was to assess the environmental perception of the fishermen, and implement educational activities, on an island in Brazil. Twelve people between the ages of 23 and 63 were interviewed, of whom 75% were male, and 58.33% did not complete their elementary education. Regarding social benefits, 33.33% receive a family allowance and 16.66% receive the so-called 'green allowance' (financial assistance to extremely poor families who live in areas of environmental preservation). Fishing remains the main economic activity (58.73%). The most common types of fishing gear are the 'zangarias' (41.66%) and 'muruadas' (41.66%), used to catch white shrimp (Litopenaeus schmitti), the main resource traded on the island (83.33%). All those...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Fishery community; Environmental education; Neotropical Region; Marine environments.
Ano: 2018 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032018000400202
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Environmental education praxis toward a natural conservation area BJB
SANTOS,J. E. dos; SATO,M.; PIRES,J. S. R.; MAROTI,P. S..
A non-formal Environmental Education (EE) Program has been implemented in the natural conservation area (Ecological Station of Jataí, Luiz Antônio, São Paulo State), through (EE) paradigms, which consider the objectives of education about, in and for the environment within cultural and natural perspectives. The aim of this Program is to support information and scientific knowledge to provide opportunities to the local population to be aware of environmental impacts and risks resulting from the soil use that threaten the environmental quality and the biodiversity of the Ecological Station of Jataí. The Program understands that the promotion of community empowerment could bring the sense of participation and the directives to management for decision-making...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Environmental education; Natural conservation area; Local sustainability.
Ano: 2000 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71082000000300001
Registros recuperados: 39
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional