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PROTAS, J. F. da S.. |
No Brasil, a viticultura ocupa uma área de aproximadamente 71 mil hectares, com vinhedos estabelecidos desde o extremo sul do País, em latitude de 31" Sul, até regiões situadas muito próximas ao equador, em latitude de 5° Sul. Em função da diversidade ambiental, existem no País pólos vitícolas típicos de regiões temperadas, caracterizadas por um período de repouso hibernal; pólos em áreas subtropicais, onde a videira é cultivada com dois ciclos anuais, definidos em função de um período de temperaturas mais baixas, nos quais há risco de geadas; e pólos de viticultura tropical, onde é possível a realização de podas sucessivas, com a realização de dois e meio a três ciclos vegetativos por ano. Nos últimos anos, as estatísticas oficiais registram uma produção... |
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Brasil; Enologia; Mercado; Produção; Qualidade; Vinho. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/542748 |
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BRAGA, M.; FERREIRA, P. M.; LOPES, C. L.; BELÉM, D. DE L.; ALMEIDA, J. R. M. de. |
Esta publicação é o primeiro produto do trabalho do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT) da Embrapa Agroenergia e trata da plataforma industrial de açúcares C5/C6, mais especificamente sobre as principais classes de produtos derivados dessas matérias-primas: os ácidos carboxílicos e álcoois. O objetivo geral do trabalho é determinar, com o uso de ferramentas bibliométricas, o cenário tecnológico atual da produção de ácidos carboxílicos (Parte 1) e álcoois (Parte 2), a partir da biomassa lignocelulósica, bem como avaliar o cenário mercadológico dos produtos em questão. |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Ácidos carboxílicos; Álcoois de cadeia curta; Biomassa lignocelulósica; Bibliometria; Biotecnologia; Biomassa; Mercado; Biotechnology; Biomass; Carboxylic acids; Alcohols; Market analysis. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131165 |
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FIORAVANÇO, J. C.; DENARDI, F.; CZERMAINSKI, A. B. C.; KVITSCHAL, M. V.; OLIVEIRA, P. R. D. de. |
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de quatro anos de avaliação da cultivar Daiane, em Vacaria, RS, no intuito de torná-la mais conhecida e, ao mesmo tempo, oferecer aos produtores e técnicos informações capazes de subsidiar a escolha de cultivares para a implantação de novos pomares. |
Tipo: Comunicado Técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Avaliação; Fruticultura; Maçã; Variedade; Fenologia; Mercado; Produção; Manejo. |
Ano: 2011 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/907922 |
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A pera é uma fruta rica em vitaminas e sais minerais e uma alternativa para diversificar a produção de pequenos e grandes produtores. Por ano, o Brasil produz apenas 20 mil toneladas dessa fruta, enquanto o consumo chega a 200 mil toneladas por ano. Isso faz com que o Brasil tenha que importar uma grande quantidade da fruta. Essa defasagem acontece porque ainda não existe um sistema de produção adequado ao clima brasileiro. No Brasil, as variedades mais consumidas são as importadas da Argentina, Chile e Portugal. Segundo o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Paulo Ricardo de Oliveira, ?a pera é uma fruta que tem um grande mercado consumidor e bom valor de comercialização?. No programa, além do pesquisador Paulo Ricardo, quem também... |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Fruticultura; Pera; Produção; Comercialização; Mercado. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/859276 |
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Cada vez mais o produtor rural busca alternativas para incrementar a produção e tornar a propriedade lucrativa ou até mesmo garantir a sua sobrevivência. A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) vem mostrando caminhos inovadores para o produtor aumentar sua produção e tornar a propriedade lucrativa e sustentável. Dentro desse contexto, o Prosa Rural, que conta a participação de pesquisadores e analistas da Embrapa, apresenta uma nova visão com vários casos de produtos inovadores. Dentre esses casos destacam-se o vinho branco de mesa Lorena Ativa, que se diferencia pelo maior teor de substâncias antioxidantes em relação aos demais vinhos brancos e é um exemplo de uso integrado de tecnologias para a diferenciação de um produto na cadeia vitivinícola. Outro... |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Embrapa Uva e Vinho; Inovação; Mercado; Produto; Tecnologia. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/923588 |
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Colombo,Octavio. |
Hace tiempo que, para el estudio de la transición del feudalismo al capitalismo, se consideran esenciales los procesos de transformación que afectaron al campesinado europeo de la Baja Edad Media. Este trabajo analiza la forma en la que se relacionan el proceso de diferenciación social y el desarrollo de los mercados locales en Castilla, en los siglos XIV y XV. En primer lugar se examinan distintas tesis historiográficas, que tienen en común el haber enfocado el problema desde una perspectiva lógico-abstracta, dejando de lado la forma específica en que funcionan los mercados campesinos. Luego se propone, por contraste, en base al análisis de la documentación de la ciudad de Ávila, una hipótesis alternativa, mostrando la existencia de formas de intercambio... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Economía campesina; Diferenciación social; Mercado; Feudalismo; Castilla. |
Ano: 2004 |
URL: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515-59942004000200006 |
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Registros recuperados: 355 | |
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