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Fungos exóticos potenciais e atuais para o cafeeiro. Infoteca-e
FREITAS, V. M. de; MENDES, M. A. S..
bitstream/CENARGEN/26626/1/cot132.pdf
Tipo: Comunicado Técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Cultura; Fungos; Dioploidium; Coffee; Culture.; Café.; Coffea..
Ano: 2005 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/187034
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Árvores de decisão aplicadas na análise e no alerta da ferrugem do cafeeiro. Infoteca-e
MEIRA, C. A. A.; RODRIGUES, L. H. A..
A ferrugem do cafeeiro é a principal doença da cultura do café. O conhecimento dos fatores que condicionam as epidemias de ferrugem e a sua previsão são importantes. Uma instância do processo de descoberta de conhecimento em bases de dados foi realizada para avaliar a aplicação de árvores de decisão na análise e no alerta da ferrugem. As classes do atributo meta foram definidas por intervalos da taxa de progresso da doença. Dados meteorológicos, a carga pendente de frutos e o espaçamento entre plantas serviram de atributos preditivos. As árvores de decisão obtidas auxiliaram na compreensão de quais variáveis, e como as interações dessas variáveis, conduziram a ferrugem no campo. O modelo de alerta para lavouras com alta carga pendente de frutos apresentou...
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mineração de dados; Inteligência artificial; Modelagem; Coffee; Plant disease.; Café; Doença de Planta.; Models..
Ano: 2009 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/662782
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Sistemas agroflorestais de seringueira com cafeeiro. Infoteca-e
PEREIRA, A. V.; PEREIRA, E. B. C.; FIALHO, J. de F.; JUNQUEIRA, N. T. V.; MACEDO, R. L. G.; GUIMARAES, R. J..
Esta publicacao tem por objetivo reunir as informacoes disponiveis na literatura sobre os sistemas agroflorestais de seringueira com cafeeiro, de modo a auxiliar os agricultores e extensionistas nas tomadas de decisoes e servir como referencial para pesquisas futuras nessa area. Sao discutidos os aspectos economicos e tecnicos das culturas, tais como: exigencias de clima e solo, compatibilidade vegetativa e fitossanitaria, materiais geneticos, tipos de sistemas, indice de equivalencia de area e praticas de manejo, visando a viabilidade tecnica e economica das culturas e dos sistemas como um todo.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Sistema agroflorestal; Cultura perene; Brasil; Coffee; Rubber crops.; Coffea Arábica; Café; Cerrado; Hevea Brasiliensis; Seringueira.; Agroforestry; Brazil; Perennials..
Ano: 1998 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/554250
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Ocorrência de fitonematoides nas culturas de abacate, abacaxi, café e guaraná em Roraima. Infoteca-e
LIMA, M. B..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Avocade; Pineapple; Coffee; Disease; Abacate; Abacaxi; Café; Guaraná.
Ano: 1989 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/687549
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Manejo da fertilidade do solo no pre-plantio e plantio do cafeeiro Infoteca-e
ANDRADE, L. R. M. de; SANZONOWICZ, C.; SAMPAIO, J. B. R..
bitstream/CPAC-2010/23068/1/rectec-46.pdf
Tipo: Recomendação Técnica (INFOTECA-E) Palavras-chave: Brasil; Coffee; Solo: Adubacao.; Adubação; Coffea Arábica; Calagem; Café; Cerrado; Fertilidade do Solo; Gesso; Manejo do Solo.; Fertilizers; Soil management..
Ano: 2001 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/566462
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Adubação nitrogenada em café decotado num latossolo de cerrado. Infoteca-e
SANZONOWICZ, C.; TOLEDO, P. M. dos R.; SAMPAIO, J. B. R.; GUERRA, A. F.; SILVA, D. T. M. da.
RESUMO: O nitrogênio (N) é um dos macronutrientes mais exigidos pelo cafeeiro. Sua utilização é necessaria para o cultivo nos solos de cerrado, pois estes não fornecem o nutriente em quantidades suficientes. Foi realizado um ensaio com o objetivo de estudar o efeito de fontes e doses de N no café decotado a 1,5 m de altura em 1997. O experimento foi instalado num Latossolo Vermelho na área experimental da Embrapa Cerrados, em Planaltina -DF. Os tratamentos foram constituídos de 0, 200, e 600 kg ha-¹ de N na forma de uréia parcelados em frações de 1/4, 1/2 e 3/4 no primeiro ano e em 3/4, 1/2 e 1/4 fornecidos no segundo ano e repetidos respectivamente, no terceiro e quarto anos. Foram também acrescidos dois tratamentos, 100 kg N ha-¹ na forma de uréia...
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) Palavras-chave: Coffee; Production.; Adubação; Coffea Arábica; Café; Cerrado; Fertilizante Nitrogenado; Nitrogênio; Produção; Solo.; Fertilizer application; Nitrogen fertilizers; Nitrogen; Soil..
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/568136
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Comportamento de cultivares de cafeeiros sob diferentes espacamentos em Rondonia. Infoteca-e
VENEZIANO, W.; FUJIWARA, M..
Este trabalho teve por objetivo determinar os espaçamentos mais adequados para as cultivares Mundo Novo e Catuaí, que são as preferidas por cafeeicultores de Rondônia.
Tipo: Séries anteriores (INFOTECA-E) Palavras-chave: Cultivar; Brasil; Coffee; Rondonia; Cultivate; Spacing.; Coffea Arábica; Café; Espaçamento.; Brazil..
Ano: 1982 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/698519
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Suitability of leguminous cover crop pollens as food source for the green lacewing Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae) Neotropical Entomology
Venzon,Madelaine; Rosado,Maria C.; Euzébio,Denise E.; Souza,Brígida; Schoereder,José H..
Diversification of crops with species that provide suitable pollen for predators may reduce pest population on crops by enhancing predator effectiveness. In this paper we evaluated the suitability of leguminous cover crop pollens to the predatory green lacewing Chrysoperla externa (Hagen). The predator is commonly found in coffee agroecosystems and the plant species tested were pigeon pea and sunn hemp, which are used in organic coffee systems. Newly emerged females and males of C. externa were reared on diets containing pollen of pigeon pea, sunn hemp, or castor bean, used as a control. The reproductive success of C. externa was evaluated when females fed the pollen species and when honey was added to the diets, to verify the predator need for an extra...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Conservation biological control; Predator; Coffee; Cajanus cajan; Crotalaria juncea.
Ano: 2006 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2006000300012
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Metodología para la formación de comisiones de evaluación sensorial en café OceanDocs
Duarte, C.; Ortega, A.; Trujillo, L.; Rodríguez, A.O..
Este trabajo se realizó con el objetivo de establecer una metodología para la formación de catadores en café. Para la elaboración de la misma se consultaron bibliografías actualizadas en la temática, normas ISO centroamericanas, francesas y cubanas y los volúmenes más recientes de la revista Cenicafé de Colombia. Como resultado se propone las etapas y pasos necesarios para la formación de las comisiones sensoriales en café, que aspira brindar una guía a los jefes de calidad de las distintas torrefactoras del país. Palabras clave: café, catadores, entrenamiento, metodología, evaluación sensorial.
Tipo: Journal Contribution Palavras-chave: Training; Methodology; Evaluation; Sensory evaluation; Coffee.
Ano: 2008 URL: http://hdl.handle.net/1834/4923
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Obtención a escala piloto de un extracto de café OceanDocs
Borges, P.; Ortega, A.; Roncal, E.; Rogert, E..
Se obtuvo un extracto de café, mediante una tecnología de extracción sólido-líquido con etanol a 36 %, agitación y a ebullición del disolvente. El rendimiento promedio del extracto, expresado en porcentaje de sólidos totales, fue 90,4 % y por su caracterización sensorial resultó de buena calidad. Además se desarrolló un aroma de café que presentó una excelente calidad y fue aplicado en helado con una dosis de 8 mL/kg de crema base.
Tipo: Journal Contribution Palavras-chave: Data processing; Yield; Coffee; Coffee pulp; Flavourings.
Ano: 2008 URL: http://hdl.handle.net/1834/5019
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Metodología para la formación de comisiones de evaluación sensorial en café OceanDocs
Duarte, C.; Ortega, A.; Trujillo, L.; Oliva Rodríguez, A..
Este trabajo se realizó con el objetivo de establecer una metodología para la formación de catadores en café. Para la elaboración de la misma se consultaron bibliografías actualizadas en la temática, normas ISO centroamericanas, francesas y cubanas y los volúmenes más recientes de la revista Cenicafé de Colombia. Como resultado se propone las etapas y pasos necesarios para la formación de las comisiones sensoriales en café, que aspira brindar una guía a los jefes de calidad de las distintas torrefactoras del país.
Tipo: Journal Contribution Palavras-chave: Methodology; Evaluation; Coffee; Training; Sensory evaluation.
Ano: 2008 URL: http://hdl.handle.net/1834/4887
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Impacts of water availability on macronutrients in fruit and leaves of conilon coffee PAB
Covre,André Monzoli; Partelli,Fábio Luiz; Bonomo,Robson; Tomaz,Marcelo Antônio; Ramalho,José Cochicho.
Abstract: The objective of this work was to evaluate the concentrations and accumulation of macronutrients in conilon coffee (Coffea canephora) fruit, and their concentrations in leaves, over two years, in irrigated and nonirrigated coffee plants. Three-year-old conilon coffee plants of the cultivar Emcapa 8111 genotype 02 were used. An experimental design was carried out in randomized complete blocks, in a split-plot arrangement, with 14 replicates. The main plot factor was irrigation versus nonirrigation of coffee plants, and the split-plot factor was different fruit and leaf collection times. Collections began 10 days after the beginning of flowering and were performed on average every 28 days, until full fruit ripening. At each sampling date, five...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Coffee; Mineral nutrition; Nutrient accumulation; Water deficit.
Ano: 2018 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2018000901025
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Decaffeinated? Situation, Trends, and Prospects for Smallholder Coffee Production in Rwanda AgEcon
Loveridge, Scott; Nyarwaya, Jean Baptiste; Shingiro, Emmanuel.
Most Rwandan coffee is currently grown and processed the same way it was a decade ago. Consequently, Rwanda’s coffee production and marketing system has not been able to keep up with changes in the global market for high quality coffee. Given world market gluts of relatively poor quality coffee, Rwanda is now exporting a product that fetches low prices. Despite the challenges in coffee marketing and production, coffee remains one of Rwanda’s most important official sources of foreign exchange and the drop in production is of major concern to both the public and private sectors. In an effort to assist decision makers in the coffee sector better understand factors affecting farmers’ production decisions and their attitudes about coffee, the FSRP fielded a...
Tipo: Report Palavras-chave: Food security; Food policy; Rwanda; Coffee; Crop Production/Industries; Q18.
Ano: 2003 URL: http://purl.umn.edu/55354
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Do Farmers Benefit from Participating in Specialty Markets and Cooperatives? The Case of Coffee Marketing in Costa Rica AgEcon
Wollni, Meike; Zeller, Manfred.
Historically low prices in the conventional coffee market have caused financial and social hardship among coffee farmers. In the face of this crisis, specialty markets have attracted the attention of the international donor community. These market segments have shown consistent growth over the last decade and exhibit price premiums in international markets. Therefore, if higher prices are passed on to farmers, access to specialty markets could help to alleviate the crisis brought on by low prices in the conventional sector. The present study attempts to identify the factors that determine farmers' participation in specialized markets and whether participation in these markets leads to higher prices for farmers. A two-stage model is used to analyze farmers'...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Central America; Costa Rica; Coffee; Specialty markets; Cooperatives; Agribusiness; Marketing; Q13; L1.
Ano: 2006 URL: http://purl.umn.edu/25670
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A PRODUÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DO CAFÉ DOS PRINCIPAIS PRODUTORES BRASILEIROS E A ECONOMIA NACIONAL: SIMULAÇÕES SOB UM MODELO INTER-REGIONAL DE INSUMO-PRODUTO AgEcon
Sakon, Fernando Malateaux; Guilhoto, Joaquim Jose Martins; Bliska, Flavia Maria De Mello; Imori, Denise; Camargo, Fernanda Sartori De.
Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento e a importância atual dos setores de produção agrícola e de industrialização de café de cada um dos principais Estados produtores brasileiros (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia) em relação às respectivas economias estaduais e em relação aos demais setores da economia nacional. Para tanto, foi construído um sistema inter-regional de insumo-produto, para o ano de 2002, com sete regiões e 44 setores por região de forma a obter 308 setores no total. Com o intuito de estudar o impacto de alterações no volume de produção dos setores objetivo do estudo (Café Arábica, Café Robusta e Indústria do Café), desenvolveu-se uma série de simulações envolvendo as produções em...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Café; Brasil; Inter-regional; Insumo-Produto; Coffee; Brazil; Inter-regional; Input-Output; Crop Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109219
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CASOS SOBRE A ADOÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM EMPRESAS RURAIS PRODUTORAS DE CAFÉ: RESISTÊNCIAS E LIMITAÇÕES AgEcon
Santos, Marcos Eduardo Dos; Jesus, Jose Carlos dos Santos; Cocaro, Henri.
Devido à dificuldade de introduzir novas tecnologias no setor rural, este estudo buscou identificar os fatores que contribuíram e dificultaram o processo de adoção de sistemas de informações em empresas rurais. Os objetos de estudo foram seis empresas cafeeiras situadas na região Sul de Minas Gerais que adotaram dois sistemas de informação (SI). Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados observações, análise documental e entrevistas com o responsável pela área de informática, gerentes e diretores. Após a comparação dos casos estudados, concluiu-se que: os fatores que comprometeram o processo de adoção foram categorizadas em limitação financeira, baixa formação dos operadores, falta de recursos tecnológicos, incompatibilidade de horários entre...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Adoção de tecnologias; Sistemas de informação; Café; Gestão de custos; Technologies adoption; Information systems; Coffee; Costs management; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/107913
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Marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café: uma análise sob a ótica do marketing mix AgEcon
Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Antonialli, Luiz Marcelo; Sette, Ricardo de Souza; Mario, Talestre Maria do Carmo; Luna, Rosemar Martins.
The aim of this survey was to analyze the marketing strategies adopted by the coffee agribusiness chain in the south and Cerrado regions of Minas Gerais, in an attempt to put forward actions which may come to increase the consumption of coffee in the local market. As for methodology, qualitative techniques were used such as document analyses and detailed personal surveys with representatives of the several agents in the coffee chain. The results showed that, besides the search for quality improvement, also identified were strategies of segmentation by the different agents in the chain, trackability being the basis of most of such strategies. Institutional support was also identified, noticeably the process of Origin Certification and the Coffees of Brazil...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Marketing; Strategies; Coffee.
Ano: 2004 URL: http://purl.umn.edu/43676
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Justified hopes or utopian thinking? The suitability of coffee certification schemes as a business model for small-scale producers AgEcon
Beuchelt, Tina; Zeller, Manfred; Oberthur, Thomas.
The marketing of coffee through group-based, certified market channels is often promoted by governments and donors as a viable business model for poor small-scale farmers. Organic and fairtrade coffees have become very popular among socially, environmentally and health conscious consumers in recent years. While coffee certification programs have been in place for over fifteen years, there are few studies on the welfare impacts of certification schemes. Therefore, this research seeks to analyse the impacts of certification on poverty alleviation and to identify the critical factors which explain success or failure of certification schemes. We use a combination of qualitative and quantitative research, comparing small-scale coffee producers in northern...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Certification; Coffee; Cooperatives; Impact; Nicaragua; Agribusiness; Agricultural and Food Policy; Farm Management; Marketing; Q12; Q13.
Ano: 2009 URL: http://purl.umn.edu/51717
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HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL AgEcon
Campos, Jurema Iara; Valente, Ana Lucia Eduardo Farah.
A busca de estratégias para a conquista dos consumidores por meio da construção social do mercado é uma das formas de os agricultores familiares gerarem renda. O presente estudo buscou analisar, a partir de uma comunidade de agricultores do município de Alto Paraíso de Goiás, a inserção da produção local de café no agronegócio. O nordeste do estado de Goiás é uma das regiões brasileiras detentora de abundância de recursos naturais. A presença do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a existência de profecias esotéricas referentes à região estimularam a população local à exploração do turismo ecológico e místico a partir dos anos 1960. Porém, o fluxo de turistas para o território teve grande diminuição após o ano 2000 devido à ocorrência de problemas...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Agricultura familiar; Café; Abordagem territorial; Agronegócio; Estratégia de comercialização; Family farming; Coffee; Territorial approach; Agribusiness; Marketing strategy; International Development.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109724
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Measuring consumers’ willingness to pay for coffee differentiation using auctions: A comparison of Fair Trade, organic, and cause-related marketing coffees – and a mix thereof AgEcon
Langen, Nina; Grebitus, Carola; Hartmann, Monika.
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Auctions; Coffee; Fair Trade; Organic; Cause-related marketing; Agribusiness; Consumer/Household Economics; Marketing.
Ano: 2010 URL: http://purl.umn.edu/61484
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