|
|
|
Registros recuperados: 68 | |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
ARAUJO, J. L. P.; RAMAHLO, P. J. P.; CORREIA, R. C.. |
o consumo de uvas de mesa no Brasil está concentrado na Região Sudeste, que absorve cerca de 46% da oferta brasileira, com São Paulo destacando-se como o principal mercado consumidor. No entanto, a região Nordeste, que corresponde ao mercado interno de proximidade do polo de produção do Submédio do Vale do São Francisco, responde por apenas 23,7% do consumo nacional. Este dado é um sinalizador de que os produtores de uva do Submédio do Vale do São Francisco deverão, obrigatoriamente, considerar como mercado interno alvo, as regiões Sudeste e Sul do Brasil. Segundo estimativa de Mello (2008), o consumo per capita deste produto no Brasil subiu de 3,42 kglhab/ano em 2001 para 3,56 kglhab/ano em 2007. Esta tendência deve se manter nos próximos anos com o... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Uva de mesa; Videira; Polo; Cenario nacional; Internacional; Vale do São Francisco; Mercado; Produção; Vinho. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/572468 |
| |
|
|
SAMPAIO NETO, A.; PACHECO, C. S. G. R.; ARAUJO, J. L. P.; PADILHA FILHO, A. de S.; SANTOS, M. H. L. C.; SOBRAL, E. F. M.; VITAL JÚNIOR, S. A.; SANTOS, R. P. dos; SANTOS, F. C. dos; TOLENTINO, J. G. F.. |
A criação de espaços colaborativos de comercialização de produtos produzidos pela Agricultura Familiar de base agroecológica possibilita o fortalecimento do mercado, dado a maior preocupação da população em geral no consumo de alimentos mais saudáveis. Nessa perspectiva, contribuindo com a dinâmica dos Canais Curtos de Comercialização (CCC), aproximando uma rede de produtores locais de produtos oriundos da caatinga na Região do Vale do São Francisco à sua rede de consumidores é criado o Armazém da Caatinga Produtos da Agricultura Familiar Brasileira. Objetivo: Apresentar como se deu a implantação e tem se dado e tem se dado a gestão do Armazém da Caatinga?Produtos da Agricultura Familiar Brasileira? na comercialização de produtos de base agroecológica no... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Desenvolvimento local; Armazém da Caatinga; Economia Solidária; Agricultura Familiar; Emprego; Políticas Públicas; Caatinga; Renda; Family farms; Sustainable development. |
Ano: 2022 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151661 |
| |
|
|
SAMPAIO NETO, A.; PACHECO, C. S. G. R.; ARAUJO, J. L. P.; PADILHA NETO, A. de S.; CAVALCANTE, M. R. L.; SANTOS, F. C. dos; GOMES, R. da S.; SILVA, A. C. P. da; BRITO, M. V. S. G.; SANTOS, R. P. dos. |
A demanda por produtos agroecológicos orgânicos e naturais apresenta uma tendência crescente nos últimos anos, dado a maior preocupação da população no consumo de alimentos mais saudáveis. Objetivo: Apresentar e fazer compreender como se deu o processo de idealização e realização da 1ª Feira Agroecológica de Massaroca e Região, com propósitos em especial para a valorização, exposição e comercialização de produtos agroecológicos produzidos pelos agricultores familiares da localidade, em Juazeiro - BA. Método: Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: Surgida em abril de 2022, a 1ª Feira Agroecológica de Massaroca e Região é composta por mais de 10 feirantes e dispõem de uma variedade de produtos, como... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Agrocecologia; Sustentabilidade; Feira agroecologica; Produtos agroecologicos; Bahia; Massaroca; Base ecologica; Consumo de alimentos; Território Sertão do São Francisco; Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Rural development. |
Ano: 2022 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151615 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
SAMPAIO NETO, A.; PACHECO, C. S. G. R.; ARAUJO, J. L. P.; PADILHA NETO, A. de S.; SOBRAL E. F. M.. |
Petrolina - PE é um local de oportunidades. Conhecida nacionalmente e internacionalmente como a Califórnia Sertaneja, é destaque na produção e exportação de manga e uva para vários países, como Estados Unidos, Alemanha e Espanha. Conforme o Índice de Cidades Empreendedoras 2022, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com a Endevor, Petrolina figura entre as 100 melhores cidades do país para se empreender. Com objetivo de impulsionar o empreendedorismo entre as mulheres do município, a AGE Petrolina elaborou e realizou o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras, em 19 de novembro de 2021. Objetivo: Apresentar e fazer compreender o exitoso 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras, elaborado e realizado pela AGE Petrolina em... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Mulher empreendedora; Empoderamento; Independência; Valorização da Mulher; Califórnia Sertaneja; Empreendedorismo; Mulher Rural; Mulher; Renda; Renda Familiar; Políticas Públicas; Emprego; Agricultura Familiar; Family farms. |
Ano: 2022 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151663 |
| |
|
|
LIMA, J. R. F. de; ARAUJO, J. L. P.; LOPES, P. R. C.; ARAÚJO JÚNIOR, J. N. de; PEREIRA, A. F. C.. |
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar comparativamente os preços de comercialização da maçã no Mercado do Produtor de Juazeiro, na Bahia, e na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em São Paulo, com o objetivo de indicar os períodos de melhores preços para os agricultores comercializarem, aumentando a rentabilidade da cultura. O Mercado do Produtor foi escolhido pela sua importância no contexto da região Nordeste e o Ceagesp, pela sua relevância na comercialização no maior centro consumidor do País |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Juazeiro; Bahia; Mercado do produtor de Juazeiro BA; Vale do São Francisco; Maçã; Fruta; Comercialização; Preço; Marketing; Apples; Marketing costs; Fruit products; Tropical and subtropical fruits. |
Ano: 2016 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1058855 |
| |
|
|
SAMPAIO NETO, A.; PACHECO, C. S. G. R.; ARAUJO, J. L. P.; PADILHA NETO, A. de S.; BRANDÃO, L. M. de S.; SANTOS, F. C. dos; BRANDÃO, L. M. de S.; SILVA, A. C. P.; BRITO, M. V. S. G.; SANTOS, R. P. dos. |
O Quadro de Modelo de Negócios ou Business Model Canvas, como também é conhecido, é uma ferramenta que permite planejar, criar ou reformular algum empreendimento, sendo um instrumento que visa compreender de maneira fácil e lógica, a estrutura de um negócio, a partir da descrição de elementos e fases que compõem um empreendimento, como: Proposta de Valor, Canais, Segmento de Clientes, Relacionamento com Clientes, Recursos Principais, Atividades Principais, Parcerias Principais, Estrutura de Custos e Fontes de Receita. Objetivo: Analisar e compreender o quadro de modelo de negócio desenvolvido pelo empreendimento Vale dos Ipês - Produção Orgânica, criado em 2011, no Quilombo Fazenda Pau de Leite, localizado na Zona Rural de Mirandiba - PE. Método: É um... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Vale dos Ipês; Business Model Canvas; Produção Orgânica; Desenvolvimento Sustentável; Inovação. |
Ano: 2023 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1162365 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
CORREIA, R. C.; MOREIRA, J. N.; ARAUJO, J. L. P.; RAMOS, C. H. de S.. |
Origem e efetivos das espécies caprinas-ovinas. Principais componentes: fornecedores de insumos anteriores a produção rural; sistemas de produção em uso: trajetória da atividade na região, sanidade e genética, assistência técnica, organização dos produtores, agregação de valor, alguns aspectos dos custos de produção e de geração de emprego, mercado e comercialização; Sistemas de intermediação e de transformação, circuitos de comercialização, consumidores, tendências futuras, demandas de pesquisa, algumas ameaças, outras oportunidades de negócio - algumas sugestões. |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Bahia; Sudoeste; Vale do rio Gavião; Shep; Chaim; Production; Management; Produção animal; Cadeia Produtiva; Caprino; Ovino; Animal production; Goats. |
Ano: 2001 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/134351 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
BORGES, A. L.; SILVA, A. L. da; BATISTA, D. da C.; MOREIRA, F. R. B.; FLORI, J. E.; OLIVEIRA, J. E. de M.; ARAUJO, J. L. P.; PINTO, J. M.; CASTRO, J. M. da C. e; MOURA, M. S. B. de; AZOUBEL, P. M.; CUNHA, T. J. F.; SILVA, S. de O. e; CORDEIRO, Z. J. M.. |
Socioeconomia; Clima e solos; Nutrição calagem e adubação; Cultivares; Plantio; Tratos culturais; Irrigação; Doenças; Pragas; Agrotóxicos; Colheita e pós-colheita; Mercado. |
Tipo: Livros |
Palavras-chave: Cultivo; Banana; Irrigação; Sistema de Produção. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/662460 |
| |
Registros recuperados: 68 | |
|
|
|