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Estudo da saponificação em pigmentos de urucum Ciênc. Tecnol. Aliment.
Nachtigall,Aline Manke; Silva,Pollyanna Ibrahim; Bertoldi,Michele Corrêa; Stringheta,Paulo Cesar.
O trabalho objetivou estudar o efeito de diferentes concentrações de KOH (1, 3 e 5%), tempo (1, 2 e 3 horas) e temperatura de extração (30, 50 e 70 °C) na reação de saponificação da bixina. O progresso da reação foi acompanhado por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e por colorimetria, e os dados obtidos foram avaliados por análise de regressão. Os teores de bixina e do sal da norbixina foram dependentes da concentração da base utilizada na extração, enquanto o tempo não apresentou efeito no andamento da reação de saponificação. A maior concentração de base propiciou a maior conversão de bixina em sal de norbixina, o que foi confirmado pela avaliação dos parâmetros colorimétricos. Os valores de L*, b*, C* e H* concordaram com o aumento da...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Bixina; Sal de norbixina; Reação de saponificação; CLAE; Colorimetria.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000400027
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Caracterização do mercado consumidor de "água aromatizada": hábitos e motivações para o consumo Ciênc. Tecnol. Aliment.
Endo,Érika; Bertoldi,Michele Corrêa; Pinheiro,Neuma Maria de Souza; Arruda,Aline Cristina; Minin,Valéria Paula Rodrigues.
O produto preparado líquido aromatizado, comercialmente conhecido como "água aromatizada" e recém-lançado no mercado brasileiro, é vendido com o apelo de saúde e inovação. No entanto, por se tratar de um produto pouco familiar aos hábitos de consumo da população brasileira, as motivações para o seu consumo ainda são desconhecidas. Diante deste contexto, o presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil dos consumidores da cidade mineira de Juiz de Fora quanto ao produto, por meio de uma pesquisa de mercado realizada em junho de 2007. Para o levantamento dos dados, utilizou-se uma pesquisa descritiva direta e estruturada (survey) com 303 consumidores, por meio da aplicação de questionários estruturados. A faixa etária predominante (40,3%) situou-se entre...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Pesquisa de mercado; Água aromatizada; Bebidas; Perfil do consumidor.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200020
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