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Sistemas Agroflorestais no Brasil: Uma abordagem sobre a estocagem de carbono. PFB - Pesquisa Florestal Brasileira
Torres, Carlos Moreira Miquelino Eleto; Gonçalves Jacovine, Laércio Antônio; Oliveira Neto, Silvio Nolasco de; Brianezi, Daniel; Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura.
Os sistemas agroflorestais são ferramentas integrantes das políticas públicas brasileira para mudanças climáticas, que visam à mitigação das emissões desses gases. Dada a importância destas ferramentas na estocagem de carbono na superfície terrestre e sua contribuição na minimização das mudanças climáticas é preciso avaliar o seu potencial de estocagem de carbono, de forma a balizar políticas públicas de incentivo às atividades. Neste sentido, objetivou-se levantar os dados de pesquisa disponíveis que demonstrem a estocagem de carbono de diferentes modelos de sistemas agroflorestais. As pesquisas indicam que há uma grande variação no incremento médio em carbono nos sistemas, variando de 1,26 a 11,19 t C ha-1 ano-1, dependendo da sua estrutura. Assim,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Recursos Florestais; Engenharia Florestal; SAF Sequestro de carbono SAF Sistemas de uso do solo Carbon sequestration; Crop-livestock-forest integration; Land use.
Ano: 2014 URL: http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/633
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Diagnóstico do marketing ambiental de bens e serviços do setor florestal PFB - Pesquisa Florestal Brasileira
Valdetaro, Erlon Barbosa; Binoti, Mayra Luiza Marques da Silva; Brianezi, Daniel; Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves.
Foram realizadas coletas e análises em propagandas e campanhas publicitárias de empresas de produtos e serviços florestais em nove revistas e 91 websites do setor, buscando propagandas e ações de marketing que tivessem algum tipo de apelo ambiental, tais como termos ambientais, símbolo com apelo ambiental, selo de certificação e imagem com apelo ambiental. O “termo ambiental” está presente em 85,9 % das 157 propagandas pertencentes a diversos segmentos florestais. O setor florestal tem adotado o marketing ambiental como ferramenta de adequação ao mercado, com o intuito de atender uma sociedade cada vez mais crítica e consciente das problemáticas ambientais atuais. doi: 10.4336/2012.pfb.32.70.105
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Marketing ambiental; Setor florestal; Apelo ambiental Marketing environment; Forest sector; Environmental appeal.
Ano: 2012 URL: http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/262
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