|
|
|
Registros recuperados: 32 | |
|
|
COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L.. |
Apresentam-se diferentes ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de cunho educacional tanto formal quanto não formal, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências no meio rural brasileiro |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação Agrícola; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098264 |
| |
|
|
FURTADO, A. L. dos S.; BRAGANTINI, C.; TOSTO, S. G.; RODRIGUES, C. A. G.; GREGO, C. R.; CRISCUOLO, C.; PAIVA SOBRINHO, R.. |
Neste documento é descrita a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na identificação dos pontos fortes e fracos do projeto GeoAtlas, com especial atenção à visão interna da organização, considerando seu impacto social. Para tanto, foi aplicada a análise multicritério M-Macbeth (BANA E COSTA et al., 2012). |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Ensino fundamental.; Base de Dados; Educação.. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1035163 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
GUIMARÃES, M.; BATISTELLA, M.; CRISCUOLO, C.; ASSIS, M. C. de; PANCIERA, F.; VALLADARES, G. S.; MANGABEIRA, J. A. de C.. |
A fim de apoiar a iniciativa de recuperação e revitalização do Rio Atibaia e seus afluentes, a SANASA solicitou a Embrapa Monitoramento por Satélite a execução de uma base de dados georreferenciados da área de drenagem do Rio Atibaia, situada entre as captações de Jundiaí e Campinas. Esta base de dados, geradas através de ferramentas de geoprocessamento e processamento digital de imagens orbitais, contemplou variáveis dos meios físico, biótico e uso e ocupação das terras, permitindo a análise circunstanciada e atualizada da região, com vistas à elaboração de prognósticos voltados à sua recuperação. O relatório, divulga os resultados deste levantamento. |
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Levantamento ambiental; Base de dados georreferenciados; Imagens orbitais; Recuperação; Revitalização; Área de Drenagem; Rio Atibaia; Rios afluentes; Jundiaí; Campinas; São Paulo. |
Ano: 2003 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/17137 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L.. |
Abstract: In rural areas, low levels of education, coupled with lack of skills and competencies, are one of the main problems that limit and restrict the appropriation of knowledge and the adoption of technologies. Disseminating knowledge and technological solutions and stimulating the investigative learning of science are tools capable of changing this scenario, contributing to the expansion of the well-being of rural communities, as well as to the generation and incorporation of technologies capable of promoting sustainable rural development. This chaper presents different actions of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), both formal and non-formal, which contribute to the development of skills and competences in the Brazilian rural... |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Rural development; Sustainable development; Entrepreneurship; Rural education and training. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137285 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
CRISCUOLO, C.. |
O principal resultado do projeto será a publicação do Atlas Ambiental Escolar da Região Metropolitana de Campinas. Uma série de produtos também será derivada desta experiência, tais como: workshops; página na web, para armazenar os dados e informações obtidas no decorrer do projeto e hospedar o material didático produzido; curso de capacitação ministrado aos professores da rede municipal de ensino sobre temáticas regionais vinculadas à agropecuária e geotecnologias; oficinas de trabalho realizadas em conjunto com os professores para discussão de componentes curriculares; banco de dados temáticos georreferenciados, e um banco de imagens digitais da RMC, com foco nos dados agropecuários regionais. |
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Ensino fundamental; Atlas ambiental. |
Ano: 2011 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1014345 |
| |
|
| |
|
|
FURTADO, A. L. dos S.; CRISCUOLO, C.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.. |
A utilização do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica em projetos educacionais não é algo novo. O Brasil conta com programas que incentivam o uso de geotecnologias nos ensinos fundamental e médio, com atividades dirigidas a professores e alunos da rede pública de ensino. Entretanto, ainda é perceptível a necessidade de investimentos e esforços na criação de oportunidades, projetos ou ações que visem à capacitação e ao treinamento de professores, com vistas a incentivar o uso das geotecnologias em ambiente escolar. As escolas públicas brasileiras não têm, na prática educativa, o uso de geotecnologias, mas há potencial latente para expansão. Este artigo apresenta a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na construção de um... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Agropecuária; Atlas; Ensino fundamental.; Sensoriamento Remoto.. |
Ano: 2014 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1017649 |
| |
|
| |
|
|
ALVAREZ, I. A.; CALEGARIO, F. F.; CRISCUOLO, C.; PEREIRA, S. E. M.; FIALHO HARDER, I. C.; COLIN, C. G. de F.; ALVAREZ, E. J. da S.. |
Resumo: Este documento apresenta o jovem rural do Circuito das Frutas como indutor para renovação da agricultura periurbana. Descreve como o jovem se insere no contexto das famílias rurais, quais as limitações para a sua permanência no campo, e quais as possibilidades de dar continuidade a atividade agrícola de seus pais. Relata, também, como ocorre a inserção do jovem rural no movimento dos neorrurais. Para tanto, são apresentados os modos de produção locais para melhor conhecimento sobre a agricultura no Circuito das Frutas. |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Rural young; Agricultura periurbana; Agricultura; Zona Urbana; Juventude Rural; Agricultura Familiar; Urban agriculture; Family farms. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130995 |
| |
|
| |
Registros recuperados: 32 | |
|
|
|