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Révillion,Jean Philippe Palma; Flôres,Simone Hickmann; Wilk,Eduardo de Oliveira; Badejo,Marcelo Silveira; Mercali,Giovanna Domeneghini; Gandolfi,Leonardo Melati; Alles,Maria Julia Ledur; Mariot,Roberta Fogliatto; Campos,Samanta Ullmann de; Alberti,Sarah Sampaio; Romero,Analia Margarita. |
Avaliou-se a percepção da qualidade intrínseca dos vinhos finos tintos elaborados no Rio Grande do Sul em comparação com seus principais concorrentes da Argentina e Chile. A análise sensorial foi realizada por 31 consumidores da classe de maior poder aquisitivo de Porto Alegre. O teste de aceitação propôs escalas hedônicas para avaliar os atributos sensoriais dos produtos. A análise estatística valeu-se de ANOVA e teste de Tukey. Os resultados demonstraram que a qualidade intrínseca dos vinhos brasileiros não representa um fator restritivo à competitividade do setor que pode ser alavancada com o desenvolvimento de estratégias de marketing consistentes. |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Vinhos; Análise sensorial; Competitividade. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000100031 |
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