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A SUBVENÇÃO DE ORGÂNICOS NO BRASIL E NA UNIÃO EUROPÉIA SOB A ÓTICA DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS AgEcon
Pereira, Paulo Rodrigo; Abicht, Alexandre Melo; Ceolin, Alessandra Carla; Correa, Augusto Faria; Silva, Tania Nunes da.
Este artigo tem por objetivo a discussão sobre o foco da comercialização dos produtos cítricos orgânicos no Brasil, realizando-se um comparativo entre Brasil e União Européia (UE), sob a ótica da Visão Baseada em Recursos (RBV). Tem-se como fundamentação teórica uma explanação a cerca do mercado europeu de orgânicos cítricos, seguido da situação brasileira dos mesmos, tendo por fim, a teoria da RBV. O estudo possui uma natureza qualitativa, sendo caracterizado por pesquisas exploratórias através da leitura de journals, artigos e também com a realização de, visitas de campo a propriedades rurais e uma cooperativa de produtos orgânicos e. Com base nos dados coletados e na literatura, reuniu-se elementos para a análise e discussão dos resultados, afim de...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Agronegócios; Cítricos Orgânicos; Subsídios Agrícolas; Agribusiness; Organic Citric; Agricultural Subsidies; Agribusiness; Crop Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/117275
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A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE DE AVESTRUZ PELA COOPERATIVA CPARS E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR AgEcon
Ceolin, Alessandra Carla; Pereira, Paulo Rodrigo; Correa, Augusto Faria; Abicht, Alexandre Melo.
Este estudo foi realizado nas propriedades rurais de estrutiocultores da região metropolitana de Porto Alegre, na cooperativa CPARS e com os clientes de uma churrascaria da cidade, com o objetivo de verificar se a carne de avestruz seria bem aceita pelo consumidor e como esse percebe as semelhanças e diferenças dessa carne, além de fornecer subsídios para as estratégias de comercialização da cooperativa. Para execução deste artigo foi realizada uma visita de campo, entrevistas aos produtores rurais e a um gestor da cooperativa, a fim de entender como está sendo a comercialização e divulgação da carne de avestruz. Após, foram realizadas entrevistas, através de questionários a diversos clientes da churrascaria para verificar a percepção do consumidor quanto...
Tipo: Presentation Palavras-chave: Percepção do Consumidor; Marketing; Estrutiocultura; Cooperativismo; Consumer Perception; Marketing; Ostrich Breeders; Co-operativism; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/118715
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DIFERENCIAÇÃO OU NECESSIDADE NA CERTIFICAÇÃO ISO 9001: UMA ANÁLISE EM DUAS EMPRESAS AGROINDUSTRIAIS AgEcon
Abicht, Alexandre Melo; Ceolin, Alessandra Carla; Correa, Augusto Faria; Pereira, Paulo Rodrigo; Silva, Tania Nunes da.
O presente estudo de caso foi realizado em duas organizações agroindustriais, a AGCO do Brasil Comércio e Indústria Ltda. e a Tecno Moageira S/A, tratando-se de um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva, que objetivou analisar os motivos pelos quais essas organizações implementaram a certificação ISO 9001, em torno da seguinte problemática: Qual o real interesse da certificação ISO 9001 nestas empresas agroindustriais? Para este artigo, a revisão da literatura abordou temas como certificação, diferenciação e competitividade, exigências legais e de mercado. Após a análise e interpretação dos dados obtidos na revisão da literatura e visitas de campo, foram delimitados os motivos que levaram à implementação da certificação ISO 9001 por essas...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Certificação ISO; Agronegócios; Agroindústria; Qualidade; Agribusiness; Agroindustry; Quality; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/108629
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