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RESENDE, J. C. de; ROCHA, D. T. da; CARVALHO, G. R.; DINIZ, F. H.; MOREIRA, M. S. de P.; LEITE, J. L. B.; STOCK, L. A.; HOTT, M. C.; ANDRADE, R. G.; TEIXEIRA, S. R.; SIQUEIRA, K. B.; MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de; LANA, M. S.; NARDY, V. P. D.; FARIA, M. S. de. |
A margem de rentabilidade dos produtores de leite brasileiros nesses três primeiros meses de 2019 foi melhor que no mesmo período de 2018. Na média nacional, o preço bruto recebido pelos produtores foi 32,3% mais elevado do que em igual período do ano passado. Enquanto isso, o custo de produção, estimado pelo ICPLeite/Embrapa, aumentou 9,3%. Uma situação vantajosa para os produtores, mas de aperto para a indústria, visto que o primeiro trimestre de 2019 foi de margens mais atraentes para os produtores e varejistas e de aperto para a indústria. Nesse período, o preço real ao produtor subiu e o indicador de margem do varejista ficou estável. Enquanto isso, o indicador de margem da indústria recuou, o que pode impactar os preços pagos ao produtor a partir... |
Tipo: Artigo na mídia |
Palavras-chave: Relação de troca; Leite; Pequeno Produtor; Preço Pago. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1108286 |
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