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ALMEIDA,Tereza C.A.; FOLEGATTI,Marília I.S.; FREIRE,Maria Teresa A.; MADEIRA,Márcia S.; SILVA,Fernando T.; SILVA,Maria Aparecida A.P. da. |
Onze provadores selecionados e treinados avaliaram a aparência, aroma, sabor e textura de seis diferentes marcas de figo em calda, comercializadas no mercado brasileiro, utilizando o método de Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) adaptado. As amostras foram testadas utilizando-se blocos incompletos balanceados e os resultados estatisticamente analisados por Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Componente Principal (ACP). Figos em calda provenientes de indústrias distintas mostraram uma grande diferença quanto ao perfil sensorial. Dos quinze descriptores desenvolvidos pela equipe sensorial, suculência e aroma doce foram os mais importantes para discriminar as amostras entre si. As medidas de cor obtidas através do colorímetro de Hunter mostraram boa... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Figos em calda; Análise sensorial; Análise Descritiva Quantitativa; Análise de Componente Principal; Controle de qualidade. |
Ano: 1999 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611999000200015 |
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