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Pörsch, Juliano; Grisa, Catia; Kubo, Rumi Regina. |
Em 2013, o governo brasileiro inovou na política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Pela primeira vez foi realizada uma chamada pública de ATER destinada especificamente a povos indígenas, sendo que a mesma abrangeu, no Rio Grande do Sul, as terras indígenas do Guarita, Ligeiro e Cacique Doble, além do acampamento de Passo Grande do Forquilha. Este artigo visa analisar os elementos que confluíram para a emergência desta ação, reconstituindo os fatores (ou fluxos) que permearam a trajetória de construção da chamada pública de ATER Indígena. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a mediadores em nível local/regional, estadual e nacional, além de pesquisas bibliográfica e documental. Partindo das contribuições do modelo dos... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: ATER indígena; Modelo dos múltiplos fluxos; Políticas públicas; Reconhecimento.. |
Ano: 2019 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/34917 |
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Luz, Lidiane Fernandes da; Kubo, Rumi Regina; Marques, Flávia Charão. |
Diversas organizações estão atuando no Litoral Norte do Rio Grande do Sul para encontrar alternativas de renda que possam ser compatíveis com as normas estabelecidas para a conservação da Mata Atlântica e a viabilização das práticas dos agricultores familiares. Essas organizações estabeleceram um espaço de diálogo sobre a agrobiodiversidade, os quais caracterizarem-se enquanto ambientes de aprendizagem coletiva e construção de conhecimento. As complexas relações estabelecidas apontam as divergências entre os envolvidos, valorizando seus aspectos culturais ou àqueles relacionados à legislação. As formas de construir conhecimento coletivamente baseiam-se nos contatos sucessivos que possam propiciar uma interface entre os conhecimentos, técnico e local. No... |
Tipo: Journal paper |
Palavras-chave: Social aspects Education; Extension and communication Knowledge management. |
Ano: 2014 |
URL: http://orgprints.org/26613/1/Luz_Espa%C3%A7o.pdf |
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Preiss, Potira Viegas; Soglio, Fabio Kessler Dal; Kubo, Rumi Regina. |
O processo de construção do conhecimento Agroecológico tem auxiliado a fortalecer a gestão da base de recursos de agricultores familiares criando sinergia entre diferentes formas de produção de conhecimento e dinâmicas sociais de desenvolvimento local. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como o processo de construção do conhecimento agroecológico das famílias Assentadas em Viamão dialoga com o processo de recampesinização proposta por Ploeg. O Assentamento existe desde 1998, no distrito de Águas Claras, município de Viamão, RS. Nele vivem 376 famílias, vindas de 115 municípios do estado e representando uma diversidade de experiências em relação à agricultura e às formas de produção e de tipos de cultivo. É o maior assentamento de reforma... |
Tipo: Journal paper |
Palavras-chave: Farming Systems Cereals; Pulses and oilseeds Social aspects. |
Ano: 2014 |
URL: http://orgprints.org/27406/1/Preiss_Lutando%20com%20o%20Arroz.pdf |
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