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Folhas verdes de feijão na alimentação humana: avaliação sensorial, adubação nitrogenada e desfolhamento Bragantia
Fonseca,Sarah Verra De; Vieira,Clibas; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Cardoso,Antonio Américo.
Com o objetivo de estudar a possível utilização de folhas verdes de feijão-comum na alimentação humana, desenvolveram-se um experimento em Viçosa e dois em Coimbra, na Zona da Mata de Minas Gerais, na safra agrícola 1999/2000, utilizando-se o delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. No experimento de Viçosa, utilizaram-se seis cultivares em testes sensoriais e na obtenção das produções de folhas verdes. No primeiro experimento de Coimbra, estudaram-se os efeitos da adubação nitrogenada nas cultivares Ouro Negro e Pérola, submetidas a 33% de desfolhamento, do estádio da floração até o início da formação de vagens. No segundo experimento de Coimbra, observaram-se os efeitos de três níveis de desfolhamento (33%, 66% e 100%), combinados com...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Phaseolus vulgaris; Brassica oleracea var. acephala; Desfolhamento; Avaliação sensorial; Adubação nitrogenada; Rendimento de folhas verdes.
Ano: 2002 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052002000200009
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Análise sensorial de diferentes marcas comerciais de café (Coffea arabica L.) orgânico Ciência e Agrotecnologia
Silva,Aline Fonseca da; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Ribeiro,Milene Moreira.
Produtos orgânicos são polêmicos quanto a sua qualidade sensorial. Neste estudo foi realizado um teste de aceitação em relação a um conjunto de atributos: cor, aroma, sabor e impressão global, no qual sessenta e seis consumidores avaliaram quatro amostras de café orgânico e uma amostra de café convencional de quatro diferentes marcas comerciais. Para a realização desse teste utilizou-se uma escala hedônica de nove pontos e os resultados obtidos foram avaliados por meio de Mapa de Preferência Interno (MDPREF). O MDPREF demonstrou que a amostra de café orgânico ORG-4 obteve maior aceitação pelos consumidores em relação aos quatro atributos avaliados, mostrando que nessa marca de café os atributos em conjunto torna-a bem mais apreciada. A marca de café...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Café orgânico; Qualidade; Análise sensorial; Mapa de Preferência Interno.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542005000600017
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Características visuais da embalagem de café no processo de decisão de compra pelo consumidor Ciência e Agrotecnologia
Lucia,Suzana Maria Della; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Minim,Luis Antonio; Osório Silva,Carlos Henrique.
Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de investigar, usando grupos de foco, atitudes, opiniões, conceitos e pensamentos de consumidores sobre embalagens de café torrado e moído que refletem na sua decisão de compra. Três sessões de grupo de foco de 90 minutos foram realizadas (duas em Viçosa/MG e uma em Londrina/PR), num total de 24 participantes. Foram apresentadas cinco embalagens de café (sendo quatro orgânicas, em razão da maior preocupação em obter dados sobre café orgânico) para estimular a conversação, sendo seguido um roteiro de perguntas. Os dados obtidos foram estudados, considerando palavras utilizadas pelos consumidores, sem análise estatística, em razão da característica qualitativa de grupos de foco. Foi observado que os principais...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Café orgânico; Grupo de foco; Comportamento; Método qualitativo.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000700010
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Perfil sensorial e aceitabilidade de cultivares de feijão (Phaseolus vulgaris L.) Ciênc. Tecnol. Aliment.
Carneiro,Joel Camilo Souza; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Souza Jr,Manoel Messias de; Carneiro,José Eustáquio Souza; Araújo,Geraldo Antônio Andrade.
No Brasil a recomendação de novos cultivares de feijão tem sido feita em função de suas características agronômicas. Porém, nos últimos anos os pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético do Feijoeiro têm reconhecido a importância das características tecnológicas, principalmente o perfil sensorial, dos grãos de cultivares de feijão na sua aceitação pelos consumidores. Assim, fica evidente a necessidade da caracterização sensorial dos grãos de cultivares de feijão que já são recomendados para o cultivo e daqueles que estão para serem recomendados. O presente trabalho teve como objetivo a avaliação sensorial dos grãos de sete variedades de feijão recomendadas para o Estado de Minas Gerais (Ouro Negro, Meia Noite, Carioca, Aporé, Rudá, Pérola e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Feijão; Análise sensorial; Análise descritiva quantitativa.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612005000100004
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Artificial neural networks (ANN): prediction of sensory measurements from instrumental data Ciênc. Tecnol. Aliment.
Carvalho,Naiara Barbosa; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Silva,Rita de Cássia dos Santos Navarro; Della Lucia,Suzana Maria; Minim,Luis Aantonio.
The objective of this study was to predict by means of Artificial Neural Network (ANN), multilayer perceptrons, the texture attributes of light cheesecurds perceived by trained judges based on instrumental texture measurements. Inputs to the network were the instrumental texture measurements of light cheesecurd (imitative and fundamental parameters). Output variables were the sensory attributes consistency and spreadability. Nine light cheesecurd formulations composed of different combinations of fat and water were evaluated. The measurements obtained by the instrumental and sensory analyses of these formulations constituted the data set used for training and validation of the network. Network training was performed using a back-propagation algorithm. The...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Artificial neural network; Quantitative descriptive analysis; Texture.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612013000400018
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Changes in guava (Psidium guajava L. var. Paluma) nectar volatile compounds concentration due to thermal processing and storage Ciênc. Tecnol. Aliment.
Correa,Maria Ivaneide Coutinho; Chaves,Jose Benicio Paes; Jham,Gulab Newandram; Ramos,Afonso Mota; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Yokota,Silvia Rosane Colodeti.
Guava nectars were formulated for approximately 10, 12, or 14 ºBrix, with 40% guava pulp. Sodium benzoate, 500 mg.kg-1 was used as preservative. The Brix value was adjusted with saturated sucrose syrup. The guava nectar was pasteurized (85 ºC/42 seconds) in tubular heat exchanger and then hot filled in 500 mL white glass bottles. The products were stored either at room temperature (25 ± 5 ºC) or refrigerated (5 ± 2 ºC) under fluorescent light exposure and analyzed on the day after processing (time zero) and also 40, 80, and 120 days of storage. Eight compounds were identified and quantified by Gas Chromatography (GC) -Mass Spectrometry (MS): hexanal, (E)-hex-2-enal, 1-hexenol, (Z)-hex-3-enol, (Z)-hex-3-enyl acetate, phenyl-3-propyl acetate, cinnamyl...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Guava nectar; Volatile compounds; GC; GC/MS; Thermal processing; Storage.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000400035
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Fatores da embalagem de café orgânico torrado e moído na intenção de compra do consumidor Ciênc. Tecnol. Aliment.
Della Lucia,Suzana Maria; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Silva,Carlos Henrique Osório; Minim,Luis Antonio.
O efeito de algumas características da embalagem de café orgânico sobre a intenção de compra do consumidor foi avaliado, utilizando-se a conjoint analysis. Quatro características, cada uma com dois níveis, foram manipuladas: preço do produto (alto e baixo), cor da embalagem (vermelha e verde), marca (conhecida e desconhecida) e informação sobre orgânicos (com e sem os dizeres "produto isento de agrotóxicos" e "não agride o meio ambiente"). Dezesseis embalagens hipotéticas foram criadas seguindo o delineamento fatorial completo e avaliadas por 144 consumidores, de acordo com a intenção de compra. O modelo clustering segmentation foi utilizado para a análise dos dados. A marca conhecida afetou positivamente a intenção de compra de 93% dos consumidores....
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Consumido; Conjoint analysis; Embalagem; Intenção de compra.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000300010
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Avaliação do gosto amargo da bebida de café (Coffea arabica L.) orgânico por meio da análise tempo-intensidade Ciênc. Tecnol. Aliment.
Silva,Aline Fonseca da; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Chaves,José Benício Paes; Stringheta,Paulo César; Ribeiro,Milene Moreira.
Os consumidores estão preocupados em adquirir produtos que atendam as questões ambientais, sociais e conseqüentemente sejam saudáveis, contribuindo para o crescimento da comercialização de produtos orgânicos em todo mundo. O café, produto tradicionalmente cultivado no Brasil e de grande aceitação (70% da população brasileira consome café diariamente), é um dos produtos cultivados sob manejo orgânico. Este trabalho teve por objetivo avaliar as características temporais do gosto amargo na bebida de café orgânico. Foram avaliadas quatro marcas de café orgânico (ORG-1, ORG-2, ORG-3 e ORG-4) e uma marca de café convencional (CON) por meio da Análise Tempo-Intensidade. Sete provadores selecionados e treinados avaliaram as amostras de café utilizando o programa...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Café; Orgânico; Análise Tempo-Intensidade; Análise sensorial.
Ano: 2004 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612004000300028
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Influência da embalagem na aceitação de diferentes marcas comerciais de cerveja tipo Pilsen Ciênc. Tecnol. Aliment.
Ribeiro,Milene Moreira; Della Lucia,Suzana Maria; Barbosa,Paula Bucharles Franco; Galvão,Hilton Lopes; Minim,Valéria Paula Rodrigues.
Foram estudadas nove marcas de cervejas comerciais brasileiras tipo Pilsen, com o objetivo de avaliar a influência da embalagem na aceitação das mesmas. As amostras foram separadas em três grupos e baseadas na pesquisa Top of Mind/2005. As marcas 1, 2, 3 e 4 (grupo a) foram as mais citadas pelos consumidores nacionais; as 5 e 6 (grupo b) tiveram citação intermediária; e as 7, 8 e 9 (grupo c) são consideradas regionais. O trabalho foi dividido em 3 etapas: teste cego, teste com embalagem e teste com informação. Os testes foram aplicados a 54 julgadores, em condições laboratoriais, usando escala hedônica de 9 categorias. Os resultados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (p < 0,05). No teste cego, a marca 1 diferiu significativamente das marcas 4,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Marca; Teste cego; Análise sensorial; Informação.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200019
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Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis Ciênc. Tecnol. Aliment.
Carneiro,João de Deus Souza; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Silva,Carlos Henrique Osorio; Regazzi,Adair José; Chaves,José Benicio Paes; Minim,Luis Antonio.
This study evaluated the influence of packaging and labeling attributes of sugarcane spirit on consumers' behavior by applying the results of conjoint analysis in sugarcane spirit market share simulation. Firstly, a conjoint analysis was performed aiming to estimate the part-worths of each consumer for some sugarcane spirit packaging and labeling attributes. These part-worths were used in the market share simulation using the maximum utility model. It was observed that some packaging and labeling attributes affected consumer's purchase intention and that most consumers showed a similar preference pattern regarding these attributes. These consumers showed preference for the Seleta brand, which was bottled in 700 mL clear glass bottles with a metal screw cap...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Conjoint analysis; Sugarcane spirit; Behavior; Consumer; Packaging.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612012000400002
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Sensory stability of whole mango juice: influence of temperature and storage time Ciênc. Tecnol. Aliment.
Oliveira,Anderson do Nascimento; Ramos,Afonso Mota; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Chaves,José Benício Paes.
This study investigated the degradation kinetics of the sensory attributes of commercial whole mango (cv. Ubá) juice and evaluated its sensory acceptability during storage. Samples of the product were stored in a BOD incubator at 25, 35, and 45 ºC under 24 hours light (650 lux) for 120 days. Sensory analyses (Quantitative Descriptive Analysis - QDA) were conducted with trained panel and consumers. The correlations between sensory and physicochemical characteristics (instrumental color and vitamin C content) were also assessed. Flavor, aroma, and color vary with temperature and time of storage. Aroma and flavor were most affected by temperature with values of Q10 and Ea equal to 4.16 and 25.31 kcal.mol-1; and 3.61 and 22.80 kcal.mol-1, respectively. The...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ubá mango; Regression analysis; Degradation kinetics; Shelf-life.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612012000400027
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Água tônica: aceitação e análise tempo-intensidade do gosto amargo Ciênc. Tecnol. Aliment.
Minim,Valéria Paula Rodrigues; Ribeiro,Milene Moreira; Vidigal,Márcia Cristina Teixeira Ribeiro; Santos,Manoela Maciel dos; Gonçalves,Marília Magalhães.
A água tônica é um refrigerante caracterizado pelo gosto amargo atribuído à presença de quinina. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação e a percepção do gosto amargo de três marcas comerciais de água tônica. Para o teste de aceitação foi utilizada escala hedônica de nove pontos com noventa e seis consumidores. Este estímulo também foi analisado utilizando-se a técnica tempo-intensidade. Nove provadores selecionados e treinados avaliaram as amostras da água tônica utilizando o programa "Sistema de Coleta de Dados Tempo-Intensidade-SCDTI" para Windows. Os resultados obtidos foram analisados por análise de variância (ANOVA) e teste de Duncan para comparação de médias. As marcas de água tônica apresentaram curvas de tempo-intensidade...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Água tônica; Análise tempo-intensidade; Aceitação; Comparação múltipla.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000300018
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Ordered probit regression analysis of the effect of brand name on beer acceptance by consumers Ciênc. Tecnol. Aliment.
Della Lucia,Suzana Maria; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Silva,Carlos Henrique Osório; Minim,Luis Antonio; Cipriano,Paula De Aguiar.
Ordered probit regression was used to analyze data of sensory acceptance tests designed to study the effect of brand name on the acceptability of beer samples. Eight different brands of Pilsen beer were evaluated by 101 consumers in two sessions of acceptance tests: blind evaluation and brand information test. Ordered probit regression, although a relatively sophisticated technique compared to others used to analyze sensory data, was chosen to enable the observation of consumers' behavior using graphical interpretations of estimated probabilities plotted against hedonic scales. It can be concluded that brands B, C, and D had a positive effect on the sensory acceptance of the product, whereas brands A, F, G, and H had a negative influence on consumers'...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Non-sensory characteristics; Ordered probit regression; Sensory acceptance.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612013000300030
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Avaliação da influência dos milhos QPM nas características sensoriais de bolo Ciênc. Tecnol. Aliment.
Rocha,Fabrício Leal; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Della Lucia,Flavia; Minim,Luis Antonio; Coimbra,Jane Sélia dos Reis.
Atualmente já não existem mais dúvidas sobre o potencial nutricional dos milhos QPM na alimentação humana. No entanto pouco se conhece sobre os milhos QPM (Quality Protein Maize) na produção de alimentos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adição de diferentes variedades de milho nas características de aparência, aroma, sabor e textura de bolo de fubá utilizando análise descritiva quantitativa. Sete formulações foram avaliadas por uma equipe de provadores treinados, onze atributos sensoriais foram definidos. Após um período de treinamento, os provadores avaliaram as amostras através de delineamento de blocos incompletos balanceados usando escala não estruturada de 9cm. As mesmas foram também avaliadas em relação a aceitabilidade...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Milhos QPM; Bolo de fubá; Análise sensorial; Análise descritiva quantitativa.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000200005
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Effect of whey protein concentrate on texture of fat-free desserts: sensory and instrumental measurements Ciênc. Tecnol. Aliment.
Vidigal,Márcia Cristina Teixeira Ribeiro; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Ramos,Afonso Mota; Ceresino,Elaine Berger; Diniz,Mayra Darliane Martins Silva; Camilloto,Geany Peruch; Minim,Luis Antonio.
It is important to understand how changes in the product formulation can modify its characteristics. Thus, the objective of this study was to investigate the effect of whey protein concentrate (WPC) on the texture of fat-free dairy desserts. The correlation between instrumental and sensory measurements was also investigated. Four formulations were prepared with different WPC concentrations (0, 1.5, 3.0, and 4.5 wt. (%)) and were evaluated using the texture profile analysis (TPA) and rheology. Thickness was evaluated by nine trained panelists. Formulations containing WPC showed higher firmness, elasticity, chewiness, and gumminess and clearly differed from the control as indicated by principal component analysis (PCA). Flow behavior was characterized as...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Fat-free dairy dessert; Whey protein concentrate; Sensory analysis; Rheological properties; Texture profile analysis.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612012000200031
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Mapa de preferência de sorvetes ricos em fibras Ciênc. Tecnol. Aliment.
Sales,Regiane Lopes de; Volp,Ana Carolina Pinheiro; Barbosa,Kiriaque Barra Ferreira; Dantas,Maria Inês de Souza; Duarte,Hércia Stampini; Minim,Valéria Paula Rodrigues.
Quatro amostras de sorvete foram preparadas adicionando-se diferentes concentrações de granola e Frutooligossacarídeo (FOS). Foi avaliado o teor de fibras segundo método AOAC. A avaliação da aceitabilidade sensorial foi realizada por 78 consumidores, com idade entre 15 e 25 anos. Estes avaliaram a aceitação global das formulações, utilizando a escala hedônica de nove pontos, em uma única seção, de forma monádica. O experimento foi estruturado segundo delineamento em blocos inteiramente casualizados. Os resultados foram submetidos à análise de variância, ao teste de médias de Tuckey e à metodologia do Mapa de Preferência interno para análise dos componentes principais. As amostras controle e as adicionadas de FOS tiveram melhor aceitação. A amostra contendo...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Aceitação sensorial; Análise de componentes principais; Mapa de Preferência interno; Sorvete.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000500005
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Justificativas e motivações do consumo e não consumo de café Ciênc. Tecnol. Aliment.
Arruda,Aline Cristina; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Ferreira,Marco Aurélio Marques; Minim,Luis Antonio; Silva,Neuza Maria da; Soares,Claúdio Furtado.
O estudo do perfil dos consumidores e dos fatores envolvidos no processo de compra do café é uma ferramenta importante na identificação dos diferentes segmentos deste mercado e de suas potencialidades. Por outro lado, também é importante compreender porque alguns consumidores recusam a bebida. Portanto, objetivou-se neste trabalho entrevistar os moradores da cidade de Belo Horizonte - MG, a fim de identificar consumidores e não consumidores de café, para traçar o perfil de ambos, descrever suas características, fatores motivacionais e justificativas para consumo ou não do café. Para isto, 250 consumidores foram entrevistados e os resultados avaliados de forma descritiva. Os resultados revelaram que a bebida é consumida por uma parcela heterogênea e que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Café; Consumidor; Não consumidor; Mercado; Motivação.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000400009
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Opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça Ciênc. Tecnol. Aliment.
Carneiro,João de Deus Souza; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Chaves,Jose Benicio Paes; Silva,Carlos Henrique Osório; Regazzi,Adair José.
A técnica de grupo de foco foi utilizada para obter informações detalhadas a respeito das opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça. Objetivou-se gerar informações para os produtores do setor de cachaça e aumentar a competitividade desse produto no mercado. Foram realizadas três sessões de 90 minutos com oito participantes em cada. Quatro embalagens de cachaça foram apresentadas, separadamente e, para cada apresentação, foi seguido um roteiro de perguntas, previamente elaborado. Verificou-se que os participantes não aprovam a garrafa de vidro de cor âmbar com tampa metálica tipo coroa (igual à da garrafa de cerveja) para acondicionar cachaça, porém preferem a garrafa de vidro incolor com capacidade igual a 700 mL e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Grupo de foco; Cachaça; Comportamento; Consumidor; Competitividade; Embalagem.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000300016
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Concentrado proteico do soro melhora a qualidade sensorial de sobremesa láctea diet Ciência Rural
Vidigal,Márcia Cristina Teixeira Ribeiro; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Berger,Elaine Ceresino; Ramos,Afonso Mota; Minim,Luis Antonio.
Alimentos isentos ou de baixo nível de gordura constituem um desafio para a indústria de alimentos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo estudar o efeito da adição de concentrado proteico de soro (CPS) nas características sensoriais e aceitabilidade de sobremesas lácteas sem gordura. Quatro formulações foram desenvolvidas com diferentes concentrações de CPS (0%, 1,5%, 3,0% e 4,5% m v-1) e caracterizadas sensorialmente por meio da Análise Descritiva. A aceitabilidade das formulações foi avaliada por 94 consumidores que utilizaram escala hedônica de nove pontos. As sobremesas foram caracterizadas por oito atributos sensoriais: cor, firmeza, resistência ao corte, brilho, consistência, gomosidade, aroma e sabor de baunilha. As formulações contendo...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Aceitabilidade; Características sensoriais; Alimento sem gordura.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012001200027
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Tradução e validação para a língua portuguesa da escala de neofobia em relação à tecnologia de alimentos: food technology neophobia scale Ciência Rural
Vidigal,Márcia Cristina Teixeira Ribeiro; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Moreira,Rêmio Teixeira; Pires,Ana Clarissa dos Santos; Ferreira,Marco Aurélio Marques; Gonçalves,Aline Cristina Arruda; Minim,Luis Antônio.
As indústrias de alimentos vêm inovando e desenvolvendo novos produtos e processamentos, e os consumidores estão mais conscientes e preocupados em relação às novas tecnologias alimentares, o que pode influenciar a aceitação dos alimentos. Nesse contexto, objetivou-se disponibilizar para a língua portuguesa o questionário originalmente desenvolvido em inglês que avalia a neofobia em relação à tecnologia de alimentos, denominado Food Technology Neophobia Scale (FNTS). O instrumento original composto por treze afirmações foi inicialmente traduzido para o português por três indivíduos bilíngues, de forma independente; na sequência, as versões em português foram traduzidas novamente para o inglês por outros três indivíduos bilíngues, também de forma...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Aversão; Nova tecnologia; Validação; Consumidor; Escala psicométrica.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000100028
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