|
|
|
|
|
Acosta,Adão; Barros,Antônio C.S.A; Peske,Silmar T. |
O setor de sementes de trigo e soja é um dos importantes ramos do agronegócio do Rio Grande do Sul. Entretanto, são raras as abordagens com enfoque de mercado e, quando existem, realizam análises desconsiderando peculiaridades das empresas de sementes. Para preencher essa lacuna, foi realizado estudo com objetivo de diagnosticar esse setor, tendo como centro das análises o desempenho das empresas de sementes. Neste estudo, com utilização de dados secundários, foram analisados o relacionamento institucional destas e com obtentores vegetais e o desempenho em escala, gestão, inovação e segmentação. Para identificar agrupamentos por desempenho, foi realizada análise de clusters, para posterior análise de correspondência com instituições e obtentores vegetais.... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Empresas de sementes; Obtentores vegetais; Relacionamento institucional; Desempenho operacional. |
Ano: 2002 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100011 |
| |
|
|
Binneck,Eliseu; Nedel,Jorge Luiz; Dellagostin,Odir A; Peske,Silmar T; Barros,A.C.S.A. |
Buscando automatizar o processo de identificação de cultivares pelo método de eletroforese de proteínas, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a viabilidade da utilização de valores de intensidade das bandas como dados adicionais de polimorfismos na discriminação de cultivares e comparar o comportamento de vários coeficientes de similaridade na análise dos eletroforegramas de gliadinas. Os eletroforegramas de gliadinas de quatro cultivares de triticale estreitamente relacionadas foram comparados pela análise computacional utilizando seis coeficientes de similaridade binários (presença/ausência) (Jaccard, Sorensen-Dice, Nei & Li, Simple Matching, Yule e Baroni-Urbani) e cinco quantitativos (Pearson product moment correlation, Spearman,... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Coeficientes de similaridade; Identificação de cultivares; Eletroforese. |
Ano: 2002 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100044 |
| |
|
|
Acosta,Adão; Barros,Antônio C. S. A; Peske,Silmar T. |
O marketing em sementes utiliza os mesmos conceitos aplicados a outros setores do agronegócio, em que tem sido largamente trabalhado o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e promoção). Entretanto, poucos estudos têm sido realizados considerando as peculiaridades das empresas de sementes. Para preencher essa lacuna, foi realizado estudo com o objetivo de identificar o perfil das empresas e caracterizar seu composto mercadológico, tendo como centro das análises o desempenho das empresas de sementes. Este estudo, a partir de dados primários, procurou entender o funcionamento interno das empresas de sementes, a partir dos componentes do marketing mix. Neste estudo foram empregadas técnicas de análise multivariada. Para identificar tipologias,... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Empresas de sementes; Tipologias; Composto mercadológico. |
Ano: 2002 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100012 |
| |
|
|
|