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PERCEPÇÕES NO CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM SUPERMERCADOS: A INFLUÊNCIA DE VALORES INDIVIDUAIS COMO DETERMINANTE DE COMPRA AgEcon
Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Pimenta, Marcio Lopes; Sette, Ricardo de Souza.
The growth of the world’s organic food market in the last ten years has been raising the demand for studies related to this theme. Supermarkets have been proving themselves relevant actors in the distribution of these products in Brazil and in the external market. This paper aims to describe the characteristics of the consumer behavior of organic fruits and vegetables in the city of Uberlândia in the state of Minas Gerais. More specifically, it aims to evidence this behavior through the enchainment of attributes, consequences (benefits that these attributes provide) and the consumers’ personal values. 30 in-depth interviews were done using the laddering qualitative technique, which is based on the means end chain theory. The results show, emphatically, the...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Organic food. Consumer behavior. Retail. Values. Means end chain. Laddering; Agribusiness; Agricultural Finance.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/60715
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA LADDERING AgEcon
Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Sette, Ricardo de Souza; Pimenta, Marcio Lopes.
O crescimento do mercado mundial de alimentos orgânicos nos últimos dez anos tem aumentado a demanda por estudos relacionados a esse tema. Os supermercados têm se mostrado agentes relevantes na distribuição desses produtos no Brasil e no exterior. Este trabalho tem por objetivo descrever as características do comportamento do consumidor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicas na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Mais especificamente, buscou-se evidenciar tal comportamento com base no encadeamento entre atributos, conseqüências (benefícios que esses atributos são capazes de prover) e valores pessoais dos consumidores. Foram realizadas trinta entrevistas em profundidade, sendo que, para a coleta, análise e interpretação dos dados, utilizou-se a...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Alimentos orgânicos; Comportamento do consumidor; Varejo; Valores; Cadeia de meios e fins; Laddering; Organic food; Consumer behavior; Retail; Values; Means end chain; Agribusiness; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109669
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A certificação orgânica como fator estratégico na governança das transações no mercado de alimentos AgEcon
Cesar, Aldara da Silva; Batalha, Mario Otavio; Pimenta, Marcio Lopes.
Food consumers are, in general, concerned with acquiring healthy food which does not pose risks to their health. These preferences are directly related to the way the economic agents organize themselves inside the food sector. In this context, the organic products’ share in the food market is rising considerably, mainly because they consist not only of a healthier product, but also because they contribute positively to the environment. Nevertheless, these characteristics are not immediately observed by the consumers, which makes the certification process an essential mechanism not in the transaction process but also in gaining the confidence of several markets. This article lists some advantages and disadvantages of the certification process raised in the...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Certification; Transaction costs; Organic products; Organic production; Agribusiness; Agricultural Finance; Industrial Organization.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/61715
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UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CLUSTERS ECOLÓGICOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS E DE BOULDER, COLORADO. AgEcon
Zopelari, Andre Luiz; Cesar, Aldara da Silva; Pimenta, Marcio Lopes; Silva, Dayanne Renata Timoteo Da; Salvador, Luis Otavio.
O propósito deste artigo é estabelecer uma comparação entre duas cidades importantes no cenário mundial de Clusters Ecológicos, no que se refere à geração de vantagens competitivas locais na Arena Competitiva dos Alimentos e Produtos Naturais e Orgânicos. Os resultados obtidos neste trabalho são decorrentes do emprego de uma visão teórica cunhada por Porter (1999) e complementada por Lima (2003) a respeito da formação de organizações em rede – clusters – em localidades no perímetro dos centros das cidades, com enfoque em produtos associados à idéia de conservação do meio-ambiente e às inovações em seu âmbito, circunscrita pelo método de análise documental. As cidades que integram a arena competitiva a ser tratada neste artigo são respectivamente: Boulder;...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Arenas competitivas; Alimentos orgânicos; Clusters; Competitive arenas; Organic food; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/114018
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RELACIONAMENTO COLABORATIVO EM CANAIS DE MARKETING DE HORTALIÇAS: UM ESTUDO DE CASO AgEcon
Pimenta, Marcio Lopes; Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Pelari, Andre Luiz Zo; Soares, Raquel Santos.
O marketing de relacionamento fornece a definição de construtos envolvidos na relação entre entidades que transacionam ao longo de um canal de marketing. Construtos como poder, dependência, confiança, comprometimento, cooperação, conflito, incerteza e oportunismo contribuem para realizar análises destas relações em um contexto prático. Os principais canais de marketing de hortaliças no Brasil são caracterizados por estruturas de regulação por preço, pela informalidade nas transações e pelo oportunismo dos agentes atacadistas. Por meio de entrevistas em profundidade entre a díade: produtor rural/ atacadista Ceasa Contagem, pôde-se constatar que uma estratégia de verticalização pode reduzir as disfunções provocadas por estas estruturas, equilibrando os...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Marketing de relacionamento; Hortaliças; Díades de canal; Relationship Marketing; Vegetables; Channel Dyads; Marketing.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/113349
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