|
|
|
|
|
Jospeh, Lazaro Camilo Recompensa; Silva, Paula Luciana. |
O agronegócio, enquanto conjunto de atividades que abrangem a produção agropecuária e florestal, o beneficiamento de seus produtos e subprodutos ou a agroindustrialização, as empresas produtoras de insumos (sementes, agrotóxicos, fertilizantes, máquinas, tratores etc.), o comércio dessas mercadorias, o sistema bancário relacionado com o crédito rural e o seguro agrícola, está sendo reduzido pela propaganda dominante à esfera daqueles produtos e subprodutos diretamente relacionados com a exportação e negociados na Bolsa Mercantil e de Futuros (BM&F) tais como exemplos o milho (grão, óleo), a soja (grão, óleo e farelo), os suínos, as aves, os bovinos (carne, couro, peles), os produtos florestais (madeira, papel e pasta de celulose), ou seja, agronegócio... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente; Concentração fundiária e desenvolvimento local; International Development. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109117 |
| |
|
|
Silva, Paula Luciana; Pereira, Benedito Dias; Faria, Alexandre Magno; Silva, Gerson Rodrigues; Zavala, Arturo Zavala. |
Este artigo identifica os grupos de produtos do estado de Mato Grosso que exibem vantagens competitivas no comércio exterior durante o período 1996-2007. Para tanto, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio, estimam-se indicadores de Comércio Exterior, tais como VCR (Vantagens Comparativas Reveladas), ICSC (Índice de Contribuição ao Saldo da Balança Comercial) e TX (Taxa de Cobertura). Além disso, identificam-se pontos fortes e pontos fracos desse comércio. De modo geral os resultados apontam que o Estado possui vantagens competitivas nos grupos de produtos: I (produtos do reino animal), II (produtos do reino vegetal), III (óleo e gorduras vegetais), IV (produtos das indústrias alimentícias e bebidas), VIII... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Competitividade; Vantagem comparativa relevada; Comércio exterior; Competitiveness; Emphasized comparative advantage; External trade; International Relations/Trade. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/114003 |
| |
|
|
|