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Registros recuperados: 10 | |
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BORGES-ANDRADE, J. E.. |
O presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator... |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Planejamento instrucional; Contribuicao; Observacao; Observation; Instructional planning.; Aprendizagem.; Learning.. |
Ano: 1981 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/86030 |
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LIMA, S. M. V.; GUIMARAES, T. de A.; BORGES-ANDRADE, J. E.; COSTA, F. B. L.. |
O objetivo do presente trabalho e o de investigar a relação entre diferenciação social e o treinamento de curta-duração, numa amostra aleatória de 1.104 empregados da EMBRAPA. As variáveis dependentes foram participação em treinamento e quantidade destas participações. através de teste tri-quadrado e de analises de regressão múltipla, relacionou-se estas variáveis a 40 variáveis independentes estraficatórias, classificadas em quatro grupos: características individuais, ocupacionais, organizacionais e regionais. Salário médio e posição de supervisão são estratificadores de treinamento somente nas unidades de pesquisa, Aparecem exclusivamente nas unidades de apoio a pesquisa, por outro lado, a idade dos empregados e o total de cursos que suas unidades... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Acesso; Participacao; Organizacao; Diferenciacao social; Estratificacao; Ocupacional; Access; Training; Participation; Organization; Social differentiation; Stratification; Occupational.; Pesquisa; Treinamento.; Research.. |
Ano: 1988 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89041 |
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BORGES-ANDRADE, J. E.; XAVIER, O. S.; AFANASIEFF, R. S.. |
A discussão dos perfis meio e fim na literatura sobre administração da pesquisa concentra-se, geralmente, nas diferenças de estrutura e de papeis. Neste trabalho tem-se como objetivo investigar as discrepâncias entre esses perfis, mas enfocando os aspectos psicossociais relacionados a papeis organizacionais, grupo de trabalho, percepção da organização e percepção do ambiente externo. Os dados analisados foram obtidos de uma amostra composta de 672 empregados da EMBRAPA, através de cadastro e questionários auto-aplicados, e comparados quanto as duas categorizações de perfis, meio e fim, segundo a natureza da estrutura (unidades centrais versus descentralizadas) e a da ocupação (suporte a pesquisa versus pesquisador). Constataram-se diferenças significativas... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Organizacao; Perfil; Aspecto psicossocial; Organization; Management.; Administração; Pesquisa.; Research.. |
Ano: 1992 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/95325 |
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Registros recuperados: 10 | |
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