|
|
|
Registros recuperados: 376 | |
|
| |
|
|
Lima,José Ricardo Araújo; Santos,Joaquim dos; Higuchi,Niro. |
Apesar da baixa atividade de usos do solo no Estado, a produção de madeira não é sustentável. Isso é causado, principalmente, pela falta de infra-estrutura dos órgãos responsáveis para monitorar os planos de manejo florestal e de corte raso para agricultura e pecuária. Este estudo apresenta análise de alguns fatores de produção, industrialização e comercialização da indústria madeireira do Estado do Amazonas, visando viabilizar diagnóstico do setor florestal. Essas informações possibilitam o estabelecimento de políticas florestais para a região. Fez-se a definição das zonas de produção, onde os principais municípios produtores de serrados foram Manaus, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins; e de compensados e laminados foram Manaus e Itacoatiara. Após essa... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Amazônia; Produção madeireira; Comercialização. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672005000200003 |
| |
|
|
Ceratti,Marina; Paiva,Patrícia Duarte de Oliveira; Sousa,Magno de; Tavares,Thaísa Silva. |
O mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais apresenta-se com perspectivas de crescimento e conseqüente incremento para os principais segmentos da cadeia produtiva: produção, distribuição e comercialização. Esta previsão, bastante otimista, vem atraindo para o setor novos empreendedores, com conseqüente aumento da concorrência e a constante necessidade da busca por novos produtos e serviços. Com o objetivo de compreender a nova tendência da cadeia de flores e plantas ornamentais e de avaliar a estrutura do segmento varejista no município de Lavras (MG), realizou-se um levantamento de informações junto aos estabelecimentos que comercializam flores e plantas ornamentais, no primeiro semestre de 2003. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa de caráter... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comercialização; Segmento varejista; Floricultura. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000400040 |
| |
|
|
Pereira,Lair Victor; Andrade,José Clélio de; Fráguas,José Carlos; Abrahão,Enilson; Alvarenga,Ângelo Albérico. |
A participação de Lavras na oferta de banana no mercado local é muito pequena, considerando-se que o Brasil é o segundo país maior produtor com 6,6 milhões de toneladas e Minas Gerais é o quarto entre os Estados produtores dessa fruta. Visando a quantificar a participação de Lavras e região na oferta de banana no mercado local, realizou-se esse trabalho em duas etapas: 2002/2003 e 2004/2005. A aplicação mensal de questionários nos principais estabelecimentos comerciais de hortifruti e feiras - livre de Lavras, permitiu conhecer o volume comercializado, procedência e perdas das principais cultivares de banana. Os resultados obtidos mostram que em 2002/2003 foram comercializados 945,24 t e em 2004/2005 foi de 1.001,98 t. Desse volume, 6,56% em 2002/2003 e... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comercialização; Procedência; Perdas; Musa spp. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000300028 |
| |
|
|
Fioravanço,João Caetano; Paiva,Marília Caleffi; Carvalho,Ruy Inácio Neiva de; Manica,Ivo. |
O trabalho foi realizado com o objetivo de determinar as principais características físicas e químicas do mamão formosa comercializado em Porto Alegre de outubro de 1991 a junho de 1992. Os mamões analisados apresentaram grande variabilidade de tipos e cor da casca, mas com predomínio da cor laranja da polpa. Os frutos com maior peso foram obtidos em outubro, dezembro e abril; o peso da placenta mais sementes foi superior em janeiro; o maior rendimento de polpa mais casca foi determinado em outubro, março e maio; o maior diâmetro dos frutos foi obtido em dezembro, enquanto os mamões mais firmes foram analisados em novembro; o maior teor de sólidos solúveis totais foi observado nos frutos amostrados em março, abril, maio e junho, a menor acidez foi obtida... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Mamão formosa; Comercialização; Características. |
Ano: 1994 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781994000300012 |
| |
|
|
Paiva,Marília Caleffi; Carvalho,Ruy Inácio Neiva de; Fioravanço,João Caetano; Manica,Ivo. |
RESUMO Estudaram-se as quantidades e os preços médios mensais e anuais do maracujá comercializado nas CEASAS do Rio Grande do Sul e Paraná de 1981 a 1990 e na CEASA de Santa Catarina de 1987 a 1990. As quantidades de maracujá comercializadas anualmente aumentaram 934,9% na CEASA/RS, 1.969,2% na CEASA/SC e 1.057,8% na CEASA/PR. Os preços anuais foram iguais entre os anos na CEA-SA/RS e CEASA/SC e na CEASA/PR maiores em 1986. As maiores quantidades de maracujá ofertadas ocorreram de março a agosto na CEASA/RS, de novembro a fevereiro na CEASA/SC e de janeiro a junho na CEASA/PR. Os maiores preços mensais foram pagos de abril a junho na CEASA/RS e de setembro a janeiro na CEASA/PR, enquanto na CEA-SA/SC foram iguais entre os meses. |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Maracujá; Passiflora edulis f.flavicarpa; Comercialização; Preços. |
Ano: 1994 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781994000100016 |
| |
|
|
Morel, Aline Pereira Sales; Rezende, Liviane Tourino; Sette, Ricardo de Souza. |
Esse estudo tem como propósito principal identificar a realidade do negócio feira livre da cidade de Lavras, a partir da perspectiva dos feirantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, sendo utilizadas as técnicas de observação não participante, entrevistas em profundidade e aplicação de questionários. Os resultados evidenciam que, embora satisfeitos com a profissão e com o ambiente de trabalho, estes profissionais ainda esbarram em dificuldades estruturais no seu cotidiano, que poderiam ser resolvidas a partir da adoção de algumas mudanças. Outra característica observada durante a pesquisa é o distanciamento e a desunião do setor estudado, que acaba agravando os problemas e dificuldades. Espera-se que esta pesquisa... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comercialização; Feira-livre; Feirantes; Pequenos produtores familiares. |
Ano: 2015 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/16781 |
| |
|
|
Matte, Alessandra. |
Diante da multiplicidade de formas em que os mercados podem estar organizados, este artigo tem por objetivo apresentar de forma sistematizada diferentes abordagens utilizadas para compreender as dinâmicas e o funcionamento dos mercados agropecuários, reconhecendo as contribuições das distintas escolas, como também algumas de suas fragilidades. Assim, foram selecionadas escolas e abordagens que pudessem ser interessantes para estudo mais específico de mercados pecuários no Sul do Brasil, de modo que fossem perspectivas que levassem em consideração aspectos sociais e econômicos. As constatações apresentadas nos põem diante da evidência de que aspectos econômicos, sociais e culturais compõem os elementos que orientam as trocas, e que distintas abordagens... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comercialização; Economia; Sociologia.. |
Ano: 2019 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/31971 |
| |
|
|
Prieb, Rita Inês Pauli; Ramos, Pedro. |
O artigo objetivou abordar os referenciais teóricos que auxiliam na compreensão e análise da problemática do preço e da comercialização do fumo em folha da Região Sul do Brasil. Foram enfatizados os aspectos institucionais das ações da agroindústria fumageira e da organização dos produtores de fumo. Partiu-se de uma síntese de um referencial teórico buscado na história do pensamento econômico, sobre formação de preços de diferentes bens numa economia capitalista, no curto e no longo prazo, destacando-se a distinção entre bens primários e bens industrializados. Passou-se, finalmente, para uma análise do processo de determinação de preços e de comercialização no complexo fumageiro, tendo em conta os agentes sociais envolvidos, as instituições e os mecanismos... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Preço; Fumo; Comercialização. |
Ano: 2004 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/9261 |
| |
|
|
Marcos,Sissi K.; Jorge,José Tadeu. |
Para atender as exigências do consumidor, relativas ao tomate de mesa, oferecendo um produto de qualidade, e reduzir as perdas pós-colheita, aplicou-se o método QFD ao tomate comercializado em um supermercado. Avaliou-se o potencial de uso dessa ferramenta, bem como sua aplicabilidade a um produto hortícola, tendo-se realizado o desdobramento da qualidade, com o trabalho conduzido na loja Carrefour D.Pedro, em Campinas. Desenvolveu-se um produto a partir das características exigidas pelo consumidor, estabelecendo-se como concorrente o tomate 'Carmem'. A cada etapa do método, as decisões foram tomadas após discussões norteadas pelas características inerentes ao produto e suas relações com a metodologia. O lote piloto, com as características exigidas pelos... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; Planejamento da qualidade; Pós-colheita; Comercialização; Varejo; Consumidor. |
Ano: 2002 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000300019 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
Henz,Gilmar Paulo; Reifschneider,Francisco José B.. |
No varejo brasileiro, as raízes de mandioquinha-salsa são tradicionalmente comercializadas a granel e expostas em gôndolas abertas sem refrigeração, e os consumidores manipulam e selecionam o produto. O objetivo desse trabalho foi identificar e descrever as formas de apresentação da mandioquinha-salsa ofertadas no varejo através de visitas in situ a supermercados, sacolões e quitandas de São Paulo (SP) e Brasília (DF), entre 2001 e 2003, e também efetuar um estudo preliminar da percepção do consumidor em São Paulo. Foram identificados dez tipos de produtos de mandioquinha-salsa, três produzidos no sistema orgânico e sete no sistema convencional, em diferentes formas de apresentação, como raízes a granel, pré-embaladas, minimamente processadas e... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Arracacia xanthorrhiza; Embalagens; Preços; Comercialização. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000100013 |
| |
|
|
Andreuccetti,Caroline; Ferreira,Marcos David; Gutierrez,Anita S.D.; Tavares,Marcelo. |
Os Centros de Abastecimento, conhecidos por CEASAS, são pontos de concentração física da produção de hortigranjeiros e flores oriundos de diversas regiões do país. As mercadorias são destinadas aos atacadistas, que podem também ser produtores rurais ou apenas intermediários. O tomate possui grande representatividade de comercialização dentro dessas centrais de abastecimento. A partir de questionários, identificou-se o perfil dos comerciantes de tomate de mesa na CEAGESP. Constatou-se que 45,8% dos entrevistados possuem um volume médio de tomate comercializado durante o ano maior que 10.000 toneladas, sendo que, desses, 70,8% possuem produção própria de tomate. As cultivares Carmen e Débora foram as líderes de comercialização no período avaliado. Os... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Comercialização; Classificação; Perdas pós-colheita; Embalagem. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000200033 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
Oliveira,Sabrina L de; Ferreira,Marcos D; Gutierrez,Anita de SD. |
A grande variação no valor do tomate de mesa, do mesmo grupo varietal, mesma classificação e no mesmo dia de comercialização, no mercado atacadista da CEAGESP, tem entre suas causas mais importantes a diferença de qualidade nos atributos destes frutos. O objetivo deste trabalho foi criar uma ferramenta de avaliação dos atributos de qualidade considerados importantes para o tomate de mesa e, a partir da avaliação, apontar os mais relevantes na diferença de valor praticado na comercialização da CEAGESP. Primeiramente, foram levantados os principais atributos que determinam a qualidade do tomate de mesa a partir de entrevista com agentes de comercialização de tomate da CEAGESP. A partir deste levantamento, foi criado um gabarito de avaliação visual da... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Solanum lycopersicum; Ferramenta de avaliação; Pós-colheita; Comercialização; Embalagem. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000200006 |
| |
|
|
Silva,Wellington F; Marques,Douglas J; Silva,Ernani C; Bianchini,Hudson C; Ishimoto,Fábio A; Pereira Júnior,Marlon JF. |
A cadeia produtiva de hortaliças da região metropolitana de Belo Horizonte caracteriza-se pelo cultivo de hortaliças tuberosas, herbáceas e frutos, sendo considerado um dos cinturões verdes do estado de Minas Gerais. Este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da situação atual dos produtores dessa região, analisando aspectos de produção, comercialização e caracterização dos produtores. A coleta dos dados foi feita através de um questionário estruturado aplicado in loco no período de janeiro a dezembro de 2013 para um grupo representativo de produtores, indicados pela EMATER-MG. Foi feita uma avaliação quantitativa dos dados apresentada na forma de figuras e tabelas. Verificou-se que na região metropolitana a maioria dos produtores de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Olericultura; Cinturão verde; Diagnóstico; Comercialização. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362015000300368 |
| |
|
|
Tofanelli,Mauro BD; Fernandes,Marilaine de S; Carrijo,Núbia S; Martins Filho,Oscar B. |
No presente trabalho realizou-se um levantamento das perdas no mercado varejista de olerícolas in natura no município de Mineiros (GO) a fim de fornecer informações que possam auxiliar em ações específicas ao setor para se diminuir as perdas de hortaliças frescas no varejo local. Foram realizadas pesquisas em oito supermercados, duas quitandas e uma feira-livre, entre dezembro/05 e janeiro/06 mediante aplicação de questionários. Foram levantados os volumes comercializados, as dez maiores perdas na semana, o principal motivo causador das perdas e as principais providências internas e externas no equipamento de varejo considerado. Dentre as hortaliças relacionadas pela pesquisa, o tomate, a melancia, a cenoura, a batata e o repolho foram as olerícolas que... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Hortaliças; Perdas; Comercialização; Varejo. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000100024 |
| |
|
|
Marchese,José Abramo; Broetto,Fernando; Ming,Lin C.; Goto,Rumy; Stefanini,Mirian B.; Galina,Adinam; Tedesco,Ângela C.; Conte,Cassiano; Miniuk,Cindia M.; Schurt,Daniel A.; Sangaletti,Emerson; Silva,Giovani O. da; Gomes,Greice; Bertagnolli,José A.; Francheschi,Lucia; Cossa,Maicon L.; Moraes,Maires R.D.; Lima,Patrícia M.; Lira,Rodrigo; Costa,Silvana. |
Diagnosticou-se o perfil dos consumidores de supermercados em Pato Branco (PR), com relação às suas preferências pelas plantas medicinais e condimentares, como subsídio à produção por pequenos produtores rurais. Os consumidores preferem produtos orgânicos, observam a aparência e o preço do produto, e vão ao mercado uma vez por semana, preferencialmente aos sábados. As dez plantas medicinais preferidas, em ordem decrescente, são camomila, anis, boldo, carqueja, guaco, malva, poejo, espinheira-santa, menta e sálvia. As dez plantas condimentares preferidas, em ordem decrescente, são cebola, cravo, canela, orégano, alho, nóz-moscada, pimentão, cebolinha, endro e salsinha. |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Plantas medicinais; Plantas condimentares; Comercialização; Mercado. |
Ano: 2004 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000200034 |
| |
Registros recuperados: 376 | |
|
|
|