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Registros recuperados: 64 | |
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Révillion,Jean Philippe Palma; Flôres,Simone Hickmann; Wilk,Eduardo de Oliveira; Badejo,Marcelo Silveira; Mercali,Giovanna Domeneghini; Gandolfi,Leonardo Melati; Alles,Maria Julia Ledur; Mariot,Roberta Fogliatto; Campos,Samanta Ullmann de; Alberti,Sarah Sampaio; Romero,Analia Margarita. |
Avaliou-se a percepção da qualidade intrínseca dos vinhos finos tintos elaborados no Rio Grande do Sul em comparação com seus principais concorrentes da Argentina e Chile. A análise sensorial foi realizada por 31 consumidores da classe de maior poder aquisitivo de Porto Alegre. O teste de aceitação propôs escalas hedônicas para avaliar os atributos sensoriais dos produtos. A análise estatística valeu-se de ANOVA e teste de Tukey. Os resultados demonstraram que a qualidade intrínseca dos vinhos brasileiros não representa um fator restritivo à competitividade do setor que pode ser alavancada com o desenvolvimento de estratégias de marketing consistentes. |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Vinhos; Análise sensorial; Competitividade. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000100031 |
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Carneiro,João de Deus Souza; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Chaves,Jose Benicio Paes; Silva,Carlos Henrique Osório; Regazzi,Adair José. |
A técnica de grupo de foco foi utilizada para obter informações detalhadas a respeito das opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça. Objetivou-se gerar informações para os produtores do setor de cachaça e aumentar a competitividade desse produto no mercado. Foram realizadas três sessões de 90 minutos com oito participantes em cada. Quatro embalagens de cachaça foram apresentadas, separadamente e, para cada apresentação, foi seguido um roteiro de perguntas, previamente elaborado. Verificou-se que os participantes não aprovam a garrafa de vidro de cor âmbar com tampa metálica tipo coroa (igual à da garrafa de cerveja) para acondicionar cachaça, porém preferem a garrafa de vidro incolor com capacidade igual a 700 mL e... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Grupo de foco; Cachaça; Comportamento; Consumidor; Competitividade; Embalagem. |
Ano: 2010 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000300016 |
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Oaigen,Ricardo Pedroso; Barcellos,Júlio Otávio Jardim; Canozzi,Maria Eugênia Andrighetto; Soares,Jean Carlos dos Reis; Canellas,Leonardo Canali; Alves,Carine Oliveira; Tavares,Heliton Ribeiro; Costa,Fabricio Martins da. |
O trabalho apresenta uma metodologia de avaliação de sistemas de produção através da mensuração da competitividade interna na bovinocultura de corte. Durante o primeiro trimestre de 2010, foram aplicados 65 questionários com pecuaristas, sendo 36 entrevistas na Região Sul (Estado do Rio Grande do Sul) e 29 na Região Norte (Estados do Pará e Rondônia). Foram definidos os principais direcionadores que afetam a competitividade interna - tecnologia, gestão, relações de mercado e ambiente institucional, sendo atribuído um peso específico para cada direcionador, a fim de obter o índice de competitividade. Os resultados foram analisados estatisticamente pela teoria de resposta ao item e pela análise de correspondência (ANACOR) com o software SPSS®. A Região Sul... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Agronegócio; Bovinocultura; Cadeia produtiva; Competitividade; Sistemas de produção. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000800024 |
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Vilela,Nirlene J.; Makishima,Nozomu; Oliveira,Valter R.; Costa,Nivaldo D.; Madail,João Carlos M.; Camargo Filho,Waldemar P.; Boeing,Guido; Melo,Paulo César T. de. |
Este trabalho teve por objetivo descrever alguns aspectos socioeconômicos relacionados à cebola no Brasil e detectar os principais desafios e oportunidades que o produto apresenta para o agronegócio. A cultura, de caráter tipicamente "familiar" (88%), gera cerca de 250 mil empregos somente no setor de produção. O consumo é estável em 85 mil t por mês. A consolidação do Mercosul e a conseqüente importação de cebola da Argentina somada à produção nacional tem causado excesso de oferta em alguns meses, gerando perdas e conseqüentes prejuízos para os produtores. O setor produtivo brasileiro necessita elevar o nível tecnológico para alcançar maior eficiência técnica e econômica. No entanto, é necessário que as regiões produtoras do Brasil e da Argentina tenham... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Alium cepa; Agronegócio; Competitividade; Mercado; Produção; Importação. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000400034 |
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MEIRA, C. A. A.; SEIXAS NETO, Á.; NAKA, J.; CUNHA, L. M. S.. |
O objetivo geral do Programa é elevar os padrões de qualidade e competitividade da fruticultura brasileira ao patamar de excelência requerido pelo mercado internacional, paradigma que será efetivado com o avanço da capacidade produtiva e gerencial dos produtores de frutas e a ampliação dos mercados interno e externo. São contempladas ações em diversas áreas, como inovação tecnológica, capacitação de fruticultores, controle de pragas na fruticultura, campanha para promoção das frutas brasileiras, entre outras. |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Competitividade; Inovação tecnológica; New technology; Fruticultura; Fruta; Mercado Internacional; Qualidade; Fruit growing. |
Ano: 2001 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1984 |
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Registros recuperados: 64 | |
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