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Importancia de la calidad certificada de la leche bovina para consumidores del área metropolitana de la Ciudad de México Agrociencia
Acevedo-Rojas,N. Isabel; Dávalos-Flores,J. Luis; Torres-Torres,Felipe.
La certificación por terceros incrementa la competitividad al conferir confianza al consumidor de bienes y servicios. En México no hay estudios reportados sobre lácteos certificados, por lo cual el objetivo de este estudio fue analizar la percepción y conocimiento general del comprador final de leche sobre los sellos de calidad certificada, como ISO (Organización Internacional de Normalización), Kösher, producto orgánico y normas mexicanas, entre los principales. Las encuestas se aplicaron, mediante muestreo no probabilístico secuencial, a 502 consumidores de leche de la zona metropolitana de la Ciudad de México. Los consumidores encuestados mencionaron, como principal definición de calidad, al sabor (49 %) y sólo 2 % mencionó la certificación como un...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Certificación; Sello; Calidad; Leche; Consumidor.
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-31952015000100008
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Caracterización del consumidor de carne Bovina en la zona matropolitana del Valle de México Agrociencia
Tellez-Delgado,Ricardo; Mora-Flores,J. Saturnino; Martínez-Damián,M. Ángel; García-Mata,Roberto; García-Salazar,J. Alberto.
La carne bovina es un alimento importante para la nutrición del ser humano y el buen funcionamiento del organismo. La Zona Metropolitana del Valle de México es el principal centro de comercialización y consumo de este alimento en el país. El objetivo del presente estudio fue realizar una caracterización del consumidor de carne bovina en la Zona Metropolitana del Valle de México para conocer el tipo de productos que demanda, asociando variables como nivel de ingresos, nivel de consumo y servicios integrados, entre otras. La metodología empleada fue el algoritmo CHAID (Chi-squared Automatic Interaction Detection) y pruebas de asociación mediante la distribución X², segmentando las variables cuantitativas y categóricas de carácter económico y social. La...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Algoritmo CHAID; Carne bovina; Consumidor; Zona Metropolitana.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-31952012000100007
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Aceitação sensorial e composição centesimal da carne de ovelhas abatidas em diferentes estágios fisiológicos Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Pinheiro,R.S.B.; Jorge,A.M.; Souza,H.B.A..
Estudaram-se a composição centesimal do músculo Longissimuslumborum e a aceitação sensorial do músculo Longissimus thoracis, provenientes de ovelhas de descarte da raça Santa Inês, abatidas em distintos estágios fisiológicos. Foram utilizadas 21 ovelhas, distribuídas nos seguintes grupos: OL = ovelhas que permaneceram por 60 dias em lactação com seus respectivos cordeiros e que foram abatidas um dia após o desmame deles; OSC = ovelhas que permaneceram por 60 dias em lactação com seus respectivos cordeiros e mais um período aproximado de 30 dias sem os cordeiros e que, posteriormente, foram abatidas; e ONP = ovelhas que não pariram durante o ano. Os teores de proteína e de cinzas da carne ovina foram semelhantes entre os grupos experimentais, e os valores...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ovino; Consumidor; Qualidade da carne.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352012000400035
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Confiança e agregação de valor em carnes com indicação geográfica Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Brandão,F.S.; Ceolin,A.C.; Canozzi,M.E.A.; Révillion,J.P.P.; Barcellos,J.O.J..
O aumento da procura por produtos agroalimentares com certificação relacionada à origem geográfica tem ocorrido, buscando atender nichos específicos de mercado. Nesse sentido, este trabalho identificou a percepção dos consumidores brasileiros com relação às indicações geográficas e sua disposição em pagar por esse atributo. Como método, realizou-se uma survey utilizando-se o software Sphinx, via internet, com 272 consumidores de carne bovina. Constatou-se que a percepção do consumidor sobre as indicações geográficas em carnes é, de maneira geral, positiva, sendo este atributo reconhecido como um indicador de qualidade. Os consumidores entrevistados acreditam que essas carnes oferecem maior segurança alimentar e são mais confiáveis que o produto sem a...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Carne bovina; Certificação; Diferenciação; Consumidor; Brasil.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352012000200028
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Qualidade interna de diferentes tipos de ovos comercializados durante o inverno e o verão Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Fernandes,D.P.B.; Mori,C.; Nazareno,A.C.; Pizzolante,C.C.; Moraes,J.E..
Objetivou-se no presente estudo avaliar a qualidade interna de ovos brancos e vermelhos, comercializados durante o inverno e o verão, no estado de São Paulo. Para tal análise, utilizaram-se ovos classificados como tamanho grande, e a avaliação da qualidade interna realizada por meio das seguintes variáveis: massa média do ovo, gravidade específica, unidade Haugh, índice de gema, coloração da gema e incidência de partículas estranhas nos ovos. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em fatorial 2 x 2 (cor da casca x épocas do ano), sendo as cores da casca: branca e vermelha, e as épocas do ano: inverno e verão. Verificou-se que, no verão, foram obtidos os menores valores de massa média do ovo, de unidade Haugh e de índice de gema, o que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Altura do albúmen; Armazenamento; Consumidor; Índice de gema; Temperatura; Unidade Haugh.
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000401159
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Composição química e rendimento da carne ovina in natura e assada Ciênc. Tecnol. Aliment.
Pinheiro,Rafael Silvio Bonilha; Jorge,André Mendes; Francisco,Caroline de Lima; Andrade,Ernani Nery de.
Utilizou-se o músculo Triceps brachii de cordeiros não castrados ½ Ile de France ½ Santa Inês terminados em confinamento para a realização das análises físico-químicas. Foram determinados: a umidade, a proteína, a gordura, as cinzas e os carboidratos da carne, in natura e assada, destes animais, assim como o rendimento desta carne, após o processo de cocção. A carne assada apresentou valores maiores de gordura e proteína (7,49 e 33,67%) em comparação com a carne in natura (5,36 e 18,85%), respectivamente. Os percentuais de cinzas e carboidratos não foram influenciados pelos tratamentos estudados, porém para os valores de umidade, a carne in natura obteve valores superiores ao da carne assada, 74,05 e 57,02%, respectivamente. A carne assada teve perdas...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Cocção da carne; Cordeiro; Composição centesimal; Consumidor.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000500024
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Atitude do consumidor em relação à soja e produtos derivados Ciênc. Tecnol. Aliment.
Behrens,Jorge Herman; Silva,Maria Aparecida Azevedo Pereira da.
Crenças coletadas de consumidores da cidade de Campinas-SP foram utilizadas para compor um questionário de pesquisa de atitude com relação à soja. Um total de cem indivíduos respondeu à pesquisa que, além dos itens de atitude, também avaliou o grau de aceitação e freqüência de consumo de soja e alguns produtos derivados. Os resultados indicaram baixo consumo de produtos de soja pelos entrevistados. A avaliação da atitude revelou concordância que soja é uma boa fonte de proteínas, que o "leite" de soja ajuda a reduzir a gordura corporal, sendo também uma opção para indivíduos alérgicos a leite e que tenham problemas com colesterol. De uma forma geral, a atitude dos entrevistados foi positiva, porém, é recomendável reforçar as alegações de saúde e de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Soja; Consumidor; Atitude.
Ano: 2004 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612004000300023
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Avaliação da intenção de compra de couve minimamente processada Ciênc. Tecnol. Aliment.
Dantas,Maria I. S.; Deliza,Rosires; Minim,Valéria P.R.; Hedderley,Duncan.
Vários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Consumidor; Intenção de compra; Conjoint analysis; Embalagem.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612005000400022
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Avaliação qualitativa do hábito de leitura e entendimento: recepção das informações de produtos alimentícios Ciênc. Tecnol. Aliment.
Marins,Bianca Ramos; Jacob,Silvana do Couto; Peres,Frederico.
A rotulagem de alimentos é o principal elo entre o consumidor e o produto, além de representar um importante instrumento de educação alimentar. O presente estudo avaliou o hábito de leitura e compreensão dos rótulos de produtos alimentícios pelos freqüentadores de supermercados do município de Niterói/RJ - nos meses de setembro a dezembro de 2003. Foram realizadas entrevistas individuais (estudo quali-quantitativo) nas quais foi usado como instrumento de estudo um questionário sobre os rótulos, que foi aplicado a 400 indivíduos. Os resultados referentes à parte qualitativa do estudo evidenciaram que os principais problemas na compreensão da rotulagem dos produtos alimentícios foram: a baixa confiança pelos consumidores nas informações vinculadas pelos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Rotulagem de alimentos; Consumidor; Legislação; Avaliação qualitativa; Vigilância sanitária.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300012
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Seleção de genótipos de milho mais promissores para o consumo in natura Ciênc. Tecnol. Aliment.
Oliveira Jr.,Luiz Fernando Ganassali; Deliza,Rosires; Bressan-Smith,Ricardo; Pereira,Messias Gonzaga; Chiquiere,Tatiana Barroso.
Seis genótipos pertencentes ao programa de melhoramento de milho da UENF: H43IN, P43, C43, 43IN, HDC e Uenf506-8 foram avaliados, objetivando-se identificar aqueles com melhores características agronômicas e preferidos para o consumo de milho verde. O trabalho foi desenvolvido entre setembro de 2003 e janeiro de 2004, seguindo delineamento experimental de blocos inteiramente casualizados e plantio em dois locais distintos. Estudaram-se as seguintes características agronômicas: produtividade com palha (PrCP), produtividade sem palha (PrSP), porcentagem de espigas comerciais (EC) comprimento de espigas sem palha (CESP), diâmetro de espigas sem palha (DE) e rendimento de espiga (R), além de ter sido avaliada a preferência do consumidor para os produtos em...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Zea mays; Híbrido milho doce; Melhoramento genético; Preferência; Consumidor.
Ano: 2006 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612006000100026
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Tradução e validação para a língua portuguesa de questionário utilizado em estudos de consumidor Ciênc. Tecnol. Aliment.
Deliza,Rosires; Rosenthal,Amauri; Costa,Maria Cristina da.
O presente trabalho objetivou disponibilizar para a língua portuguesa o questionário originalmente desenvolvido em inglês e denominado Need for Cognition (NFC). Tal questionário tem considerável importância no desenvolvimento de estudos do consumidor, uma vez que possibilita segmentar a população de acordo com determinada característica, ou seja, o quanto gostam de se engajar no pensar. O questionário foi traduzido utilizando a metodologia denominada back translation e validado objetivando disponibilizar para a língua portuguesa tal ferramenta, a qual auxilia na interpretação e no entendimento da atitude e comportamento do consumidor frente a um determinado produto ou questão. A maioria das escalas e questionários disponíveis foram desenvolvidos em outros...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comportamento; Consumidor; Tradução; Validação; Língua portuguesa; Atitude.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000100010
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Efeito da adição de polpa, carboximetilcelulose e goma arábica nas características sensoriais e aceitação de preparados em pó para refresco sabor laranja Ciênc. Tecnol. Aliment.
Caleguer,Valentina de Fátima; Benassi,Marta de Toledo.
O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito sensorial da adição de polpa, carboximetilcelulose (CMC) e goma arábica (fibra) nos atributos e aceitação de refrescos de laranja. Utilizou-se uma amostra padrão e outras formuladas com polpa, CMC, fibra e todos os ingredientes. Foram realizadas análises físico-químicas (pH, acidez titulável, sólidos solúveis, vitamina C, cor e turbidez), e as amostras também foram caracterizadas pela técnica de Perfil Livre. Na análise descritiva utilizou-se 14 provadores e, para a avaliação dos resultados foi empregada a Análise Procrustes Generalizada. As amostras caracterizadas como diferentes (padrão, CMC, fibra) foram submetidas a teste de aceitação. Os refrescos foram caracterizados e separados com base em atributos de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Perfil livre; Consumidor; Cor; Turbidez; Acidez.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000200010
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Justificativas e motivações do consumo e não consumo de café Ciênc. Tecnol. Aliment.
Arruda,Aline Cristina; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Ferreira,Marco Aurélio Marques; Minim,Luis Antonio; Silva,Neuza Maria da; Soares,Claúdio Furtado.
O estudo do perfil dos consumidores e dos fatores envolvidos no processo de compra do café é uma ferramenta importante na identificação dos diferentes segmentos deste mercado e de suas potencialidades. Por outro lado, também é importante compreender porque alguns consumidores recusam a bebida. Portanto, objetivou-se neste trabalho entrevistar os moradores da cidade de Belo Horizonte - MG, a fim de identificar consumidores e não consumidores de café, para traçar o perfil de ambos, descrever suas características, fatores motivacionais e justificativas para consumo ou não do café. Para isto, 250 consumidores foram entrevistados e os resultados avaliados de forma descritiva. Os resultados revelaram que a bebida é consumida por uma parcela heterogênea e que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Café; Consumidor; Não consumidor; Mercado; Motivação.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000400009
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Molho cremoso à base de extrato de soja: estabilidade, propriedades reológicas, valor nutricional e aceitabilidade do consumidor Ciênc. Tecnol. Aliment.
Campos,Denise Carvalho Pereira; Antoniassi,Rosemar; Deliza,Rosires; Freitas,Sidinéa Cordeiro de; Felberg,Ilana.
Na preparação de molhos de salada substitutos da maionese, para reduzir a quantidade de ovos e de óleo são utilizados emulsificantes e espessantes associados ou não à proteína de soja. Neste trabalho, o extrato de soja integral homogeneizado foi utilizado como base para a preparação de emulsão cremosa para substituir a maionese. O extrato de soja foi elaborado com teor de sólidos totais de 6 a 12%, após cozimento em água com bicarbonato, trituração e homogeneização a alta pressão. A emulsão preparada com diversas proporções de extrato de soja e óleos de soja e girassol foi também submetida à homogeneização a alta pressão variando de 1000 a 4000 psi. Na formulação do molho cremoso foram utilizados: açúcar, sal, ácido cítrico e diferentes hidrocolóides como...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Extrato de soja integral; Emulsão de baixa caloria; Análise sensorial; Consumidor.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000400033
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Opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça Ciênc. Tecnol. Aliment.
Carneiro,João de Deus Souza; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Chaves,Jose Benicio Paes; Silva,Carlos Henrique Osório; Regazzi,Adair José.
A técnica de grupo de foco foi utilizada para obter informações detalhadas a respeito das opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça. Objetivou-se gerar informações para os produtores do setor de cachaça e aumentar a competitividade desse produto no mercado. Foram realizadas três sessões de 90 minutos com oito participantes em cada. Quatro embalagens de cachaça foram apresentadas, separadamente e, para cada apresentação, foi seguido um roteiro de perguntas, previamente elaborado. Verificou-se que os participantes não aprovam a garrafa de vidro de cor âmbar com tampa metálica tipo coroa (igual à da garrafa de cerveja) para acondicionar cachaça, porém preferem a garrafa de vidro incolor com capacidade igual a 700 mL e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Grupo de foco; Cachaça; Comportamento; Consumidor; Competitividade; Embalagem.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000300016
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Informações nutricionais de carnes ovinas em rótulos comerciais, comparativamente às obtidas em análises laboratoriais Ciênc. Tecnol. Aliment.
Pinheiro,Rafael Silvio Bonilha; Silva Sobrinho,Américo Garcia; Souza,Hirasilva Borba Alves de; Yamamoto,Sandra Mari.
Objetivou-se estudar as informações nutricionais de carnes ovinas comercializadas, comparativamente às determinadas por análises laboratoriais, utilizando-se 18 ovinos Ile de France x Ideal (cordeiros não castrados, ovelhas adultas de descarte e capões adultos de descarte). Os cordeiros foram desmamados com 17 kg e abatidos aos 32 kg. As ovelhas e capões, com 55 kg. As informações nutricionais dos rótulos de carne ovina embalada foram obtidas através do contato direto com 19 empresas que comercializam carne ovina. A maioria das empresas avaliadas não utiliza a informação nutricional na rotulagem da carne ovina embalada e também não descrimina a categoria ovina dos cortes da carcaça disponibilizados para venda. Os valores das informações nutricionais,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Categoria ovina; Composição centesimal; Consumidor; Saúde.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000200028
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A indicação geográfica de vinhos finos segundo a percepção de qualidade de enófilos Ciência Rural
Falcão,Thays Ferreira; Révillion,Jean Philippe Palma.
As indicações geográficas (IG) representam uma forma de atributo credencial visando à distinção qualitativa do produto de uma região específica. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as fontes de informação, o grau de valorização e de credibilidade e os fatores de qualidade relacionados ao conceito de IG em vinhos finos a partir da percepção de qualidade de enófilos de confrarias brasileiras. O estudo foi dividido em duas etapas: i) a primeira, exploratória, envolveu a revisão de literatura e consulta a especialistas para elaboração do instrumento de coleta de dados; ii) a segunda, descritiva, envolveu um pré-teste do instrumento de coleta de dados seguido pela realização de uma pesquisa via internet, com 144 enófilos. Dentre as fontes importantes...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Consumidor; Enófilo; Indicação geográfica; Qualidade em alimentos.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000200031
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Tradução e validação para a língua portuguesa da escala de neofobia em relação à tecnologia de alimentos: food technology neophobia scale Ciência Rural
Vidigal,Márcia Cristina Teixeira Ribeiro; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Moreira,Rêmio Teixeira; Pires,Ana Clarissa dos Santos; Ferreira,Marco Aurélio Marques; Gonçalves,Aline Cristina Arruda; Minim,Luis Antônio.
As indústrias de alimentos vêm inovando e desenvolvendo novos produtos e processamentos, e os consumidores estão mais conscientes e preocupados em relação às novas tecnologias alimentares, o que pode influenciar a aceitação dos alimentos. Nesse contexto, objetivou-se disponibilizar para a língua portuguesa o questionário originalmente desenvolvido em inglês que avalia a neofobia em relação à tecnologia de alimentos, denominado Food Technology Neophobia Scale (FNTS). O instrumento original composto por treze afirmações foi inicialmente traduzido para o português por três indivíduos bilíngues, de forma independente; na sequência, as versões em português foram traduzidas novamente para o inglês por outros três indivíduos bilíngues, também de forma...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Aversão; Nova tecnologia; Validação; Consumidor; Escala psicométrica.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000100028
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Caracterização do consumidor de carne de frango da cidade de Porto Alegre Ciência Rural
Francisco,Dione Carina; Nascimento,Vladimir Pinheiro do; Loguercio,Andrea Pinto; Camargo,Luciane.
A preocupação com a segurança alimentar tem mudado a forma como os consumidores vêem os produtos cárneos, fazendo com que busquem informações sobre os alimentos que consomem. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o consumidor porto-alegrense de carne de frango. Foram entrevistados 393 consumidores durante o período de abril a julho de 2004. Os resultados demonstram que a carne de frango é a segunda carne preferida dos consumidores e que os cortes e empanados de frango são os produtos mais consumidos. Os consumidores acreditam que a gripe do frango e a salmonelose são as principais doenças veiculadas por esta carne.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Carne de frango; Consumidor; Qualidade.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000100041
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Conversión y perspectivas del sector agrícola mexicano en el periodo 1980-2004. Colegio de Postgraduados
Madrid Pérez, María Isabel.
En México se están dando cambios en la demanda de productos alimenticios con características específicas de acuerdo a la condición y circunstancia de los consumidores, lo cual, genera una reestructuración en la producción del sector agropecuario, si no hay restricciones o limitantes se espera que se produzca más de lo que más vale. En este trabajo se cuantifica el grado de conversión productiva para el sector agrícola mexicano en el periodo 1980-2004. El estudio abarca 110 productos agrícolas, la medición se realizó a través del índice de conversión productiva y los índices de Theil; se esperaba que dicha conversión fuera más rápida en el periodo posterior a la entrada en vigor del TLCAN que inició en enero de 1994, debido a la importancia que han...
Tipo: Tesis Palavras-chave: Consumidor; Bioeconomía; Nuevos productos alimenticios; Conversión productiva; Maestría; Economía; Consumer; Bioeconomía; New nutritional products; Productive conversion.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10521/1473
Registros recuperados: 154
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