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Registros recuperados: 60 | |
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Oliveira, Sibele Vasconcelos de; Vieira, Cristiéle de Almeida; Pauli, Rita Inês Paetzhold. |
A determinação de variáveis que compõe o conjunto de fatores que envolvem o desenvolvimento rural é complexa, de forma que sua análise demanda abordagens multidimensionais. Destarte, o presente estudo propõe a construção de um índice de desenvolvimento rural para o Rio Grande do Sul, considerando a disponibilidade de dados estatísticos para o interstício temporal de 2010/2013. A metodologia empregada avalia cinco dimensões do desenvolvimento: População, Renda, Educação, Bem-estar Social Rural e Meio Ambiente. Além disso, são apresentados resultados comparados para o estado gaúcho e o comportamento médio das variáveis em nível nacional. Dentre os principais resultados, pode-se estimar o índice de desenvolvimento rural para o RS em 0,69. Em termos gerais,... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Educação; Meio ambiente; População; Renda.. |
Ano: 2019 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/30838 |
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Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique. |
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural. |
Ano: 2004 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621 |
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Drebes, Laila Mayara; Larruscain, Edilacir dos Santos; Schuch, Luiz Felipe; Barcelos, Bartholomeo Oliveira. |
O estudo analisou incoerências sociais e culturais entre saberes escolares e familiares sobre as perspectivas profissionais de estudantes rurais de Ensino Médio através das percepções de professores e estudantes. De abordagem qualitativa, o trabalho foi conduzido como estudo de caso e amostrado por meio institucional, realizado no município de Tio Hugo, Rio Grande do Sul, Brasil, em outubro de 2014. Os dados foram coletados com questionários, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental e analisados com a metodologia de análise de conteúdo. Notou-se um hiato entre discurso e prática docente sobre a concepção de escola. Os docentes não incrementam o meio rural e a agricultura em suas aulas, nem mesmo em momentos interdisciplinares. Os discentes rurais... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Agricultura familiar; Educação; Ensino profissional; Juventude rural; Sucessão.juventude rural; Sucessão. |
Ano: 2016 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/19551 |
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CRISCUOLO, C.. |
Em 2009, a Embrapa aprovou o projeto GeoAtlas, com o objetivo de promover a colaboração entre o setor agrícola e o educacional. O projeto resultou na criação do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que utiliza geotecnologias para apresentar informações sobre a região. O atlas é um recurso multidisciplinar que pode ser usado para abordar diversos temas, como história, geografia, economia e meio ambiente. Ele também pode ser usado para promover a discussão de questões regionais e a formação de cidadãos mais conscientes. O projeto GeoAtlas é um exemplo de como a geotecnologia pode ser usada para promover a educação. As geotecnologias oferecem uma nova forma de visualizar e interpretar o mundo, e podem ser usadas para tornar o aprendizado mais... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Pesquisa escolar; Geoinformação; Atlas escolar; Educação. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156124 |
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FURTADO, A. L. dos S.; BRAGANTINI, C.; TOSTO, S. G.; RODRIGUES, C. A. G.; GREGO, C. R.; CRISCUOLO, C.; PAIVA SOBRINHO, R.. |
Neste documento é descrita a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na identificação dos pontos fortes e fracos do projeto GeoAtlas, com especial atenção à visão interna da organização, considerando seu impacto social. Para tanto, foi aplicada a análise multicritério M-Macbeth (BANA E COSTA et al., 2012). |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Ensino fundamental; Base de Dados; Educação. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1035163 |
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BATISTA, M. de A.. |
A publicação desta monografia, fruto de um trabalho de conclusão de curso de especialização em educação a distância da analista Moema de Almeida Batista, quando atuava na Embrapa Gado de Corte (MS), em 2008, é um resgate oportuno na medida em que apresenta um modelo pedagógico e de parceria ainda atual, para a implementação de cursos online na Embrapa. Desenvolvido a partir do modelo de um curso presencial em boas práticas agropecuárias, realizado na época pela Unidade sul-matogrossense, o trabalho traça um roteiro prático e didático para a criação de um programa nacional de capacitação a distância, que pode ser adaptado para as necessidades atuais da Empresa e aplicado na formação de multiplicadores de soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa... |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Educação; Ensino; Capacitação; Training (people); Education; Learning. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1113951 |
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Registros recuperados: 60 | |
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