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Afeto e percepção de riscos e benefícios à saúde de indivíduos em relação ao açaí, município de Coari, Amazonas 36
Santos,Geina Faria dos; Salay,Elisabete.
O afeto pode influenciar as percepções de riscos e benefícios à saúde e o comportamento de consumidores. O açaí é amplamente consumido na região Amazônica. Surtos da doença de Chagas aguda supostamente relacionados ao açaí têm ocorrido. O objetivo deste estudo foi identificar o afeto de consumidores referente ao açaí. As relações do afeto com percepções dos riscos e benefícios à saúde e características socioeconômicas também foram estudadas. Realizou-se a coleta dos dados na cidade de Coari, entrevistando 250 indivíduos. Os escores de afeto e percepções foram medidos com escalas de resposta de 5 pontos. Foram realizadas análises descritivas com o software XLSTAT 2011. O afeto identificado entre os consumidores foi positivo. Observou-se correlação...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comportamento; Atitude; Educação; Fatores socioeconômicos; Doença de Chagas.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672014000300005
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Desenvolvimento rural no Rio Grande do Sul (2010/2013): uma análise multidimensional 194
Oliveira, Sibele Vasconcelos de; Vieira, Cristiéle de Almeida; Pauli, Rita Inês Paetzhold.
A determinação de variáveis que compõe o conjunto de fatores que envolvem o desenvolvimento rural é complexa, de forma que sua análise demanda abordagens multidimensionais. Destarte, o presente estudo propõe a construção de um índice de desenvolvimento rural para o Rio Grande do Sul, considerando a disponibilidade de dados estatísticos para o interstício temporal de 2010/2013. A metodologia empregada avalia cinco dimensões do desenvolvimento: População, Renda, Educação, Bem-estar Social Rural e Meio Ambiente. Além disso, são apresentados resultados comparados para o estado gaúcho e o comportamento médio das variáveis em nível nacional. Dentre os principais resultados, pode-se estimar o índice de desenvolvimento rural para o RS em 0,69. Em termos gerais,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Educação; Meio ambiente; População; Renda..
Ano: 2019 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/30838
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A formação do extensionista rural: desafios no ensino técnico profissional em Pernambuco 194
Santos, Marco Antônio Gomes dos; Lima, Irenilda de Souza; Leão, Renata Sá Carneiro.
http://dx.doi.org/10.5902/2318179613022Esse artigo faz parte de uma pesquisa que objetivou analisar a formação técnico-profissionalizante de nível pós-médio em cursos técnicos ligados à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Pernambuco. A partir de observações realizadas em campo, identificamos que em muitos casos, os extensionistas que realizam funções de Ater em Pernambuco, são oriundos de cursos técnicos oferecidos pelo Governo Federal. Através de entrevistas semiestruturas com estudantes e outros profissionais das instituições que fizeram parte desta pesquisa, encontramos no nível técnico-profissionalizante um descompasso semelhante ao verificado por Callou et al. (2008) – acerca da baixa integração entre o que é produzido na pós-graduação que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agricultura familiar; ATER; Desafios; Educação; Ensino técnico profissional.
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/13022
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CASA FAMILIAR RURAL: UMA ESCOLA DIFERENTE 194
Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique.
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural.
Ano: 2004 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621
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A escola urbanizada: incoerências relativas à formação de estudantes rurais de Ensino Médio 194
Drebes, Laila Mayara; Larruscain, Edilacir dos Santos; Schuch, Luiz Felipe; Barcelos, Bartholomeo Oliveira.
O estudo analisou incoerências sociais e culturais entre saberes escolares e familiares sobre as perspectivas profissionais de estudantes rurais de Ensino Médio através das percepções de professores e estudantes. De abordagem qualitativa, o trabalho foi conduzido como estudo de caso e amostrado por meio institucional, realizado no município de Tio Hugo, Rio Grande do Sul, Brasil, em outubro de 2014. Os dados foram coletados com questionários, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental e analisados com a metodologia de análise de conteúdo. Notou-se um hiato entre discurso e prática docente sobre a concepção de escola. Os docentes não incrementam o meio rural e a agricultura em suas aulas, nem mesmo em momentos interdisciplinares. Os discentes rurais...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agricultura familiar; Educação; Ensino profissional; Juventude rural; Sucessão.juventude rural; Sucessão.
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/19551
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Educação ambiental para a gestão de recursos hídricos em escolas rurais de Planaltina, Distrito Federal. 14
COSER, T. R.; PARRON, L. M.; MADALENA, J. O..
Tipo: Folders Palavras-chave: Environments; Cerrado; Educação; Meio Ambiente; Recurso Hídrico; Education; Water resources.
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/565837
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Fomento e extensão rural. 14
ALVES, E. R. de A..
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Aumento da produção; Desenvolvimento Econômico; Educação.
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1067923
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Análise do uso de técnicas de aprendizado interativo e de suas possibilidades no contexto da pesquisa agropecuária e transferência de tecnologia. 14
FONSECA, R. B..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Jogo educativo; Educational game; Training; Simulation; Interactive learning; Educação; Education.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/953445
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EDUCAÇÃO e comunicação na preservação de nascentes e rios: programa 25. 14
Programa de rádio.
Tipo: Gravações de som Palavras-chave: Educomunicação; Nascente; Educação; Comunicação; Integração; Rio.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/932300
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Geotecnologia e sua contribuição nas pesquisas escolares. 14
CRISCUOLO, C..
Em 2009, a Embrapa aprovou o projeto GeoAtlas, com o objetivo de promover a colaboração entre o setor agrícola e o educacional. O projeto resultou na criação do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que utiliza geotecnologias para apresentar informações sobre a região. O atlas é um recurso multidisciplinar que pode ser usado para abordar diversos temas, como história, geografia, economia e meio ambiente. Ele também pode ser usado para promover a discussão de questões regionais e a formação de cidadãos mais conscientes. O projeto GeoAtlas é um exemplo de como a geotecnologia pode ser usada para promover a educação. As geotecnologias oferecem uma nova forma de visualizar e interpretar o mundo, e podem ser usadas para tornar o aprendizado mais...
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Pesquisa escolar; Geoinformação; Atlas escolar; Educação.
Ano: 2021 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156124
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Descobrindo o pescado em família. 14
CHICRALA, P. C. M. S.; PIRES, C. R. F.; SANTOS, V. F. dos; FIGUEIREDO, G. R. de; LIMA, L. K. F. de.
Você sabia que o pescado é uma fonte de nutrientes muito importante na dieta de crianças e adolescentes? Que tal incluir peixe mais vezes na dieta da sua família? Que tal um programa diferente com as crianças? Crianças são curiosas e vão apreciar essa oportunidade! Os diferentes peixes requerem diferentes tipos de cortes e preparo! Do que é composto o peixe?
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Educação alimentar; Peixe; Alimento; Educação.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1118215
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Avaliação multicritério do projeto GeoAtlas. 14
FURTADO, A. L. dos S.; BRAGANTINI, C.; TOSTO, S. G.; RODRIGUES, C. A. G.; GREGO, C. R.; CRISCUOLO, C.; PAIVA SOBRINHO, R..
Neste documento é descrita a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na identificação dos pontos fortes e fracos do projeto GeoAtlas, com especial atenção à visão interna da organização, considerando seu impacto social. Para tanto, foi aplicada a análise multicritério M-Macbeth (BANA E COSTA et al., 2012).
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Ensino fundamental; Base de Dados; Educação.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1035163
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A economia de ser pobre. 14
SCHULTZ, T. W..
Erro dos economistas; A terra e superestimada; A qualidade dos agentes humanos e subestimada; Empresários; A inevitabilidade dos desequilíbrios; Conquista na melhoria qualitativa da população; Investimentos na saúde, na educação.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Rural; Agricola; Food; Quality; Alimentação; Alimento; Agricultura; Baixa Renda; Educação; Pobreza; Qualidade; Saúde; Agriculture; Education; Rural poverty; Small farms.
Ano: 1980 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/83628
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A educação formal no meio rural. 14
ZOCCAL, R.; PORTUGAL, J. A. B..
Tipo: Artigo na mídia Palavras-chave: Grau de instrução; Produtor de leite; Educação; Produção Leiteira.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/921724
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Projeto on-line de educação a distância: uma proposta para a Embrapa. 14
BATISTA, M. de A..
A publicação desta monografia, fruto de um trabalho de conclusão de curso de especialização em educação a distância da analista Moema de Almeida Batista, quando atuava na Embrapa Gado de Corte (MS), em 2008, é um resgate oportuno na medida em que apresenta um modelo pedagógico e de parceria ainda atual, para a implementação de cursos online na Embrapa. Desenvolvido a partir do modelo de um curso presencial em boas práticas agropecuárias, realizado na época pela Unidade sul-matogrossense, o trabalho traça um roteiro prático e didático para a criação de um programa nacional de capacitação a distância, que pode ser adaptado para as necessidades atuais da Empresa e aplicado na formação de multiplicadores de soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa...
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Educação; Ensino; Capacitação; Training (people); Education; Learning.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1113951
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Ciência em crise, futuro em risco. 14
LOPES, M. A..
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Inteligência artificial; Computação cognitiva; Conhecimento científico e tecnológico; Geração de conhecimento; Criatividade; Fundo patrimonial; Educação.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1087211
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A infra-estrutura de pesquisa e educação para a agricultura. 14
SCHUH, G. E.; ALVES, E. R. de A..
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Agricultura; Agronomia; Educação; Ensino Superior; Extensão Rural; Pesquisa Agrícola.
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1067925
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Educação Ambiental ajuda produtor a recuperar Matas de Galeria no Brasil Central. 14
RIBEIRO, J. F; REZENDE, R. P..
Acesso em: 14 ago. 2001
Tipo: Artigo na mídia Palavras-chave: Riparian vegetation; Environments; Central region; Região Central; Brasil; Cerrado; Educação; Mata Ciliar; Meio Ambiente; Brazil; Education.
Ano: 2001 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/564846
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Saberes ambientais dos trabalhadores rurais no assentamento Darcy Ribeiro: um estudo de caso. 14
SANTOS, G. D. dos; SOARES, M. J. N..
Tipo: Folders Palavras-chave: Educação; Meio Ambiente.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/372624
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EMBRAPA e Escola. 14
Tipo: Folders Palavras-chave: Ciência; Educação; Pesquisa; Tecnologia.
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/490655
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