|
|
|
|
| |
|
|
Mendes, Luciene Nascimento; Silva, Jearbes Alexandre da; Favero, Luiz Andrea. |
O mercado nacional de FLV (frutas, legumes e verduras) vem crescendo significativamente nos últimos anos. Contudo, devido à grande perecibilidade destes produtos, a qualidade dos mesmos está condicionada a processos de padronização, seleção, classificação, embalagem e transporte adequados, a fim de evitar as perdas que são elevadas. Para tanto, é necessária uma perfeita sintonia entre os agentes deste mercado de forma a oferecer com agilidade e eficiência um produto de qualidade ao consumidor. Como os produtores raramente executam estes processos, cabe aos seguimentos a jusante realizá-los, como o segmento atacadista, representado pelas CEASAs e por poucas empresas atacadistas. Assim, o presente trabalho buscou analisar os sistemas de comercialização de... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos; Economia de Custos de Transação; Mercado atacadista; Supply Chain Management; Transaction Cost Economics; Market wholesaler; Agribusiness; Crop Production/Industries; Marketing. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/114135 |
| |
|
|
Mayorga,Rodrigo de Oliveira; Khan,Ahmad Saeed; Mayorga,Ruben Dario; Lima,Patrícia Verônica Pinheiro Sales; Margarido,Mario Antônio. |
O presente estudo se propôs a analisar a relação existente entre os mercados atacadistas de melão amarelo no Brasil. Para analisar a transmissão de preços entre estes mercados, utilizaram-se métodos de séries de tempo, teste de raiz unitária, teste de co-integração de Johansen, o modelo Auto-regressivo Vetorial (VAR), decomposição da variância dos erros de previsão e função resposta ao impulso. O período analisado abrangeu janeiro de 2001 a dezembro de 2005. Os resultados mostraram que, apesar dos pólos Açu/Mossoró-RN e Baixo Jaguaribe-CE representarem as maiores áreas produtoras nacionais de melão, variações nos preços de atacado de melão amarelo das Centrais de Abastecimento de Natal e Fortaleza, não afetam de maneira significativa os preços dos outros... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Mercado atacadista; Transmissão de preços; Modelo VAR. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032007000300006 |
| |
|
|
|