Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 5
Primeira ... 1 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
FORMAÇÃO DE PREÇOS, RENTABILIDADE E CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE SUINICOLA BRASILEIRO AgEcon
Santos Filho, Jonas Irineu dos.
Neste estudo foram analisados os comportamentos dos preços, rentabilidade do produtor e nível de concentração na suinocultura entre os anos de 1997 a 2007. Para tanto foram coletados dados de preços pagos ao produtor de suínos nos estados do Paraná e São Paulo e dos preços no atacado (meia carcaça) e varejo (carnes, presunto, salsicha, lingüiça e mortadela) no mercado de São Paulo e foram efetuados os testes de co-integração. Adicionalmente foi efetuada revisão na literatura sobre a rentabilidade da suinocultura e grau de concentração dos mercados. O resultado obtido nos permite concluir que o setor de suinos já se encontra suficientemente concentrado para poder exercer poder de mercado frente aos produtores. De fato, ainda que a rentabilidade da atividade...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Suinocultura; Co-integração; Rentabilidade; Poder de mercado; Farm Management.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109755
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Assimetria na Transmissão de Preços e Poder de Mercado: o caso do mercado varejista de etanol no estado de São Paulo Rev. Econ. Sociol. Rural
Santos,Jaqueline Zani dos; Aguiar,Danilo R. D.; Figueiredo,Adelson Martins.
Resumo:A presença de poder de mercado no varejo de combustíveis tem preocupado os brasileiros, motivando investigações dos órgãos antitruste e pesquisas econômicas. Entretanto, a carência de dados apropriados tem dificultado a estimação de indicadores diretos de poder de mercado, restando a possibilidade de se usar séries de preços. O objetivo deste estudo é identificar a presença de poder de mercado no varejo de etanol em cidades de diferentes tamanhos. O método usado consiste em verificar se aumentos e reduções de preços são transmitidos assimetricamente aos consumidores, assumindo que transmissão mais intensa de aumentos de preços está relacionada à presença de poder de mercado. Foram utilizadas séries de preços mensais em níveis de distribuição e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Poder de mercado; Transmissão de preços; Varejo; Etanol..
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032015000200195
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Poder de mercado na indústria brasileira de fertilizantes NPK (04-14-08), no período de 1993-2006 Rev. Econ. Sociol. Rural
Profeta,Graciela Aparecida; Braga,Marcelo José.
As barreiras à entrada, a concentração observada e a alta de preços dos fertilizantes induziram à desconfiança de possibilidade de exercício do poder de mercado por parte das empresas representativas da indústria brasileira de fertilizantes NPK (04-14-08). Esses indícios podem ser condição necessária, porém não suficiente para afirmar a existência e o exercício de fato do poder. O objetivo do trabalho foi identificar a conduta das empresas representativas da indústria de fertilizantes NPK (04-14-08), por meio da estimação do parâmetro de conduta médio, λ. O período de análise foi fevereiro de 1993 a dezembro de 2006. A análise do comportamento das firmas baseou-se na teoria da Nova Organização Industrial Empírica. O λ foi estimado via interação da equação...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Neio; Poder de mercado; Fertilizantes.
Ano: 2011 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000400002
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Poder de mercado no varejo alimentar: uma análise usando os preços do estado de São Paulo Rev. Econ. Sociol. Rural
Aguiar,Danilo R. D.; Figueiredo,Adelson Martins.
O setor varejista brasileiro tem apresentado expressivas transformações em sua organização estrutural desde a década de 1990. Se, por um lado, o mercado se mostra bastante concentrado, por outro, há evidências de uma crescente rivalidade entre as empresas. Esta pesquisa objetivou examinar o impacto da concentração de mercado sobre o uso de poder de mercado para produtos agrícolas específicos, por meio de análise de séries temporais dos preços do estado de São Paulo. Os resultados indicaram que o uso de poder de mercado difere de produto para produto, o que indica que os varejistas podem estar adotando estratégias de preços baseadas nas características da demanda dos produtos. A análise da assimetria mostrou que os varejistas tendem a retardar a transmissão...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Poder de mercado; Mercado varejista; Concentração de mercado.
Ano: 2011 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000400007
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Grau de Concorrência e Poder de Mercado nas Exportações de Leite em Pó para o Brasil Rev. Econ. Sociol. Rural
Pinha,Lucas Campio; Braga,Marcelo José; Campos,Antônio Carvalho.
Resumo: Há indícios de que Argentina e Uruguai atuem como oligopolistas e exerçam poder de mercado nas exportações de leite em pó para o Brasil. As firmas dos dois países supracitados exportam quase a totalidade destes derivados para o território brasileiro, ao passo que há uma regionalização do comércio internacional destes produtos, restringindo a concorrência com outros países. O objetivo central do presente trabalho é verificar o grau de concorrência nas exportações de leite em pó integral e desnatado para o Brasil pela existência do poder de mercado praticado pelos países exportadores. Para isto, utiliza-se o modelo de demanda residual, estimado por mínimo quadrado de dois estágios (MQ2E), seemingly unrelated regressions (SUR) e mínimo quadrado de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Concorrência; Poder de mercado; Leite em pó desnatado; Leite em pó integral; Exportação.
Ano: 2016 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000300393
Registros recuperados: 5
Primeira ... 1 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional