|
|
|
|
| |
|
|
A parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre... |
Tipo: Livros |
Palavras-chave: Educação infanto-juvenil; Geotecnologias; Turismo rural; Selo ODS 4; Agricultura; Geografia; Meio Ambiente. |
Ano: 2024 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151714 |
| |
|
|
TRUZZI, L. G.; REIS, M. M.; LIMA, R. P. T.; CRISCUOLO, C.; PINTO, V. G. B.. |
Este capítulo relata a formação territorial de Monte Alegre do Sul e, para isso, foi necessário abordar a região onde o município se insere. A passagem dos diversos ciclos econômicos e das principais intervenções humanas foi incluída no capítulo como norteadora da discussão. Nesse campo, há destaque para a participação da agricultura e, mais recentemente, do turismo como vetores de transformações. Os elementos da paisagem são formados a partir de intervenções humanas (que se materializam no tempo histórico) e dos processos naturais do planeta (que ocorrem em outras escalas de tempo, em milhares e milhões de anos). O resultado da ação desses dois agentes, humanos e naturais, forma a paisagem, única, pois não se repete de forma idêntica em outros locais da... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Educação infanto-juvenil; Geotecnologias; Selo ODS 4; Turismo rural; Agricultura; Geografia; Meio Ambiente. |
Ano: 2024 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164112 |
| |
|
|
RODRIGUES, C. A. G.; KANO, C.; CRISCUOLO, C.; GARCON, E. A. M.; MIRANDA, J. R.; FRANZIN, J. P.; PINTO, D. M.; PINTO, V. G. B.; ALVAREZ, I. A.; TRUZZI, L. G.; REIS, M. M.. |
Ao posicionar a agricultura e, mais recentemente, o turismo como agentes transformadores da paisagem, este capítulo revela as principais mudanças ocorridas no município nos últimos anos. A partir de uma visão atenta, é possível interpretar os elementos que formam a paisagem e como eles se relacionam com as principais atividades econômicas desenvolvidas no município. O texto aborda os principais produtos da agropecuária praticada no município, assim como apresenta conceitos e referenciais para compreender como o turismo se insere na dinâmica local. Roteiros de estudo do meio são sugeridos, para que os estudantes possam utilizar o município como espaço de aprendizado compartilhado. |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Educação infanto-juvenil; Geotecnologias; Selo ODS 4; Turismo rural; Agricultura; Geografia; Meio Ambiente. |
Ano: 2024 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164113 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
|