Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 5
Primeira ... 1 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A Educomunicação na Pedagogia. Repositório Alice
PEREIRA, N. R.; AMARAL, S. F. do..
Considerando a importância da formação profissional de educadores reflexivos e com visão crítica diante do contexto da Sociedade da Informação, este artigo discute a relevância da Educomunicação, a partir de uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP que procurou apurar qual a concepção de Educomunicação que norteia a racionalidade dos formandos em Pedagogia. O objetivo geral foi compreender como poderiam ser introduzidos os paradigmas conceituais da Educomunicação no currículo do curso de Pedagogia, de forma que fosse possível também se identificar estratégicas que, sendo adotadas, poderiam favorecer a introdução deste conceito na formação e na prática profissional dos futuros educadores, a partir da...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação; Tecnologia; Comunicação.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/967872
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. Repositório Alice
TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do..
RESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Produção de conteúdos interativos; Aprendizagem colaborativa; Web 2.0; Modelos; Tecnologias de informação e comunicação; Collaborative learning; Web 2.0; Interactive content production; Information and communication technologies; Education.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/886862
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Bibliotecas digitais e dispositivos móveis: acesso a novos espaços de aprendizagem. Repositório Alice
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do..
Este artigo analisa algumas possibilidades tecnológicas e metodológicas da incorporação de tecnologias móveis na ampliação do acesso a informações e conteúdos em bibliotecas digitais. Algumas experiências relatadas na literatura são analisadas no tocante às suas características, limitações e potencialidades. Busca-se identificar a criação de novos espaços de aprendizagens e de construção de conhecimentos em bibliotecas digitais, acessíveis por dispositivos móveis, favorecidos pela adoção de ferramentas web móvel 2.0. Conclui-se que a introdução de tecnologias móveis nas bibliotecas digitais apresenta novos desafios e sinaliza para a necessidade de mudanças no modelo de relacionamento com os usuários da comunidade atendida, e com as instituições a que são...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Biblioteca digital; Dispositivo móvel; Web móvel 2.0; Tecnologias móveis; Technology.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/898118
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Produção de conteúdos educativos baseada na aprendizagem significativa. Repositório Alice
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do..
O artigo aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino­-aprendizagem, com ênfase na produção de conteúdo educativo digital. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas, em especial, para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe­-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Conteúdos educativos; Aprendizagem significativa; Produção de conteúdo; Conteúdo educativo digital; Vídeo educativo; Mapa conceitual; Tecnologia da informação; Technology; Learning.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/875058
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
TV digital interativa e produção de conteúdo para a Embrapa: uma proposta. Repositório Alice
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do..
O artigo discute a necessidade de pesquisa, visando ao desenvolvimento e à incorporação do arcabouço tecnológico que envolve a TV digital na produção de conteúdo4 de comunicação para a transferência de tecnologia, na Embrapa. O domínio da tecnologia de TV digital, aliado ao desenvolvimento de uma metodologia de produção de conteúdo de comunicação para transferência de tecnologia, pode conferir à Embrapa a autonomia necessária para produzir seus próprios vídeos, bem como para se colocar no mercado de informação e conteúdo para TV digital interativa (TVDi).
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Televisão digital; Comunicação; Transferência de tecnologia; Television; Communication; Technology transfer.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931800
Registros recuperados: 5
Primeira ... 1 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional