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Registros recuperados: 196 | |
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ROCHA, M. de C.; DELIZA, R.; CORRÊA, F. M.; CARMO, M. G. F. do; ABBOUD, A. C. S.. |
Agricultural studies focusing on the development and/or improvement of new varieties of fruits and vegetables usually prioritize the productivity, disease resistance, response to fertilization, and higher nutrient content. However, new product development needs to take into account not only flavour preference, but also consumer preference for appearance since without tasting products, consumers have to make decisions based on the way a product looks. The present study evaluated the sensory characteristics and consumer preference of ten promising accessions of organic cherry tomato for fresh consumption aiming at identifying the sensory attributes related to appearance that contributed to consumer liking/disliking the fruit. More specifically, the objective... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Tomate cereja orgânico; Preferência; Consumidor. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/960854 |
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SILVA, J. B. da; PRUDÊNCIO, S. H.; FELBERG, I; DELIZA, R.; CARRÃO-PANIZZI, M.C.. |
O objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitabiliade de bebidas obtidas de extrato de soja em pó, produzido a partir de cultivar desprovida de enzimas lipoxigenases, e de dois extratos em pó comerciais. Duas bebidas do extrato da cultivar desprovida de lipoxigenases foram preparadas pela diluição em água mineral a 5 e 10%. Os extratos comerciais foram diluídos a 10%. Duzentos consumidores das cidades do Rio de Janeiro, RJ, e Londrina, PR, avaliaram a aceitação das bebidas, pela escala hedônica de sete pontos; a consistência e doçura por meio da escala do ideal de sete pontos; e a intenção de compra pela escala de três pontos. A bebida do extrato de soja da cultivar desprovida de lipoxigenases preparada a 10% obteve as maiores notas de aceitação (4,2 a... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Alimento derivado de soja; Soja livre de lipoxigenase.; Leite de Soja.. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470115 |
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MARTINS, M. L. A.; CASTRO, F. T.; DELIZA, R.; BORGES, S. V.; CAVALCANTI, N. de B.. |
O umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Câmara) é uma planta de grande importância econômica para a região semi-árida nordestina, devido a comercialização de frutos in natura e derivados, como doces em massa. Este trabalho teve como objetivo observar as alterações sensoriais ocorridas durante a vida de prateleira de quatro formulações diferentes a 30ºC em relação ao padrão, durante 120 dias. Resultados mostraram que durante o armazenamento houve um aumento na firmeza e na cor natural da fruta, com tendência para um marrom mais escuro e uma leve perda do sabor característico e aroma. Na formulação com 0,5% de amido e 5% de xarope de glicose ocorreu perda moderada do brilho. |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Umbu maduro; Alteração no sabor.; Armazenamento; Doce; Spondias Tuberosa.; Storage.. |
Ano: 2004 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154333 |
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NASSU, R. T.; VERRUMA-BERNARDI, M. R.; DELIZA, R.; TULLIO, R. R.; CRUZ, G. M. D.. |
Este trabalho teve como objetivo descrever os atributos sensoriais da carne bovina maturada, aplicando a metodologia do Perfil Livre. O Brasil apresenta um rebanho de gado bovino de 193 milhões de cabeças, com um número de abates de 44 milhões de animais, produzindo 9 milhões de toneladas de equivalente-carcaça por ano além de ser o maior exportador de carne bovina do mundo (ABIEC, 2008), o que torna esta atividade econômica uma das mais importantes do país. Com o aumento da competitividade do setor de carnes, a qualidade sensorial tornou-se um atributo essencial para difusão comercial da carne no âmbito nacional e internacional. Dentre os atributos sensoriais mais valorizados pelo consumidor estão a maciez e o sabor, com destaque também para a aparência ?... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Análise sensorial; Técnica do perfil livre; Carne maturada.; Carne.. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573454 |
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DANTAS, M. I. S.; DELIZA, R.; MININ, V. P. R.; HEDDERLEY, D.. |
Vários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Intenção de compra; Conjoint analysis; Consumidor; Embalagem. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122645 |
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DELIZA, R.; ANDRADE, J. C. de; SOBRAL, L. A.; BARCELLOS, M. D. de; ARES, G.; NALERIO, E. S.. |
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de variáveis sociodemográficas nos hábitos de compra e consumo de carne ovina dos consumidores brasileiros. Foi desenvolvido um questionário on-line composto por 11 questões, no qual foram abordados temas para identificar os conceitos da carne ovina no Brasil e os atributos que direcionam a compra e o consumo. Para caracterizar o perfil dos participantes em relação ao consumo de carne ovina, os indivíduos foram divididos em três grupos de acordo com a frequência de consumo: consumo frequente, consumo ocasional, e nunca consumiu. A frequência de consumo de carne ovina afetou fortemente a percepção dos consumidores, sugerindo que a familiaridade e a experiência prévia tiveram importante papel para este tipo de... |
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Frequência de consumo; Produtos cárneos; Questionário; Tecnologia de Alimento; Produto de Origem Animal; Consumo Alimentar; Food technology; Animal products. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110438 |
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VERRUMA-BERNARDI, M. R.; SILVA, T. G. E. R. da; BORGES, M. T. M. R.; LOPES, C. H.; DELIZA, R.. |
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características sensoriais e a preferência de 29 marcas de açúcar mascavo disponíveis no mercado. Para tal foi utilizada a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) com 12 provadores treinados e, para o teste de preferência, 30 consumidores do produto avaliaram as amostras em escala hedônica de sete pontos. Os dados obtidos foram analisados através da análise de variância e teste de Tukey, para checar diferenças entre as médias (p ≤ 0,05), bem como por análise dos Componentes Principais (ACP) e de Cluster. Os atributos avaliados quanto à aparência foram: cor marrom, umidade, homogeneidade; aroma: doce, característico, rapadura; sabor: característico, gosto doce, gosto amargo, rapadura e textura: arenosidade.... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Preferência; Atributos sensoriais.; Açúcar Mascavo; Consumidor.. |
Ano: 2011 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909516 |
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Registros recuperados: 196 | |
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