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Caracterização física e química de frutos de diferentes genótipos de bananeira. Repositório Alice
JESUS, S. C. de; FOLEGATTI, M. I. da S.; MATSUURA, F. C. A. U.; CARDOSO, R. L..
A banana é uma fruta tropical muito apreciada, principalmente devido às suas características sensoriais e por ser fonte de nutrientes. Apesar da diversidade de variedades existentes no Brasil, poucas apresentam potencial para exploração comercial. Além das características agronômicas, a composição química das frutas é uma qualidade a ser considarada para a seleção de variedades. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as características físicas e químicas de frutas de dez genótipos de bananeira do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Os genótipos avaliados foram: 'Pacovan' e seus híbridos PV03-44 e PV03-76; 'Prata Anã' e seus híbridos 'FHIA-18', 'Pioneira' e 'Prata Graúda'; 'Caipira', 'Nanica' e 'Thap Maeo'. As frutas foram...
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Musa spp; Cultivar; Composição; Hibrido; Qualidade.
Ano: 2004 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/653251
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Marketing de banana: preferências do consumidor quanto aos atributos de qualidade dos frutos. Repositório Alice
MATSUURA, F. C. A. U.; COSTA, J. I. P. da; FOLEGATTI, M. I. da S..
O Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante/ ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de...
Tipo: Separatas Palavras-chave: Cliente; Necessidade; Sensorial.; Fruta; Mercado..
Ano: 2004 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/652470
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Sensory acceptance of mixed nectar of papaya, passion fruit and acerola. Repositório Alice
MATSUURA, F. C. A. U.; FOLEGATTI, M. I. da S.; CARDOSO, R. L.; FERREIRA, D. C..
Nectares are beverages formulated with the juice or pulp of one or more fruits, plus water and sugar in concentrations resulting in a "ready-to-drink" product. Recently, the market for such products has greatly expanded. Fruit mixesent a series of advantages, such as the combination of different aromas and flavores and the sum of their nutritional components. The objective of this work was to develop a nectar based on papaya pulp and passion fruit juice, enriched with the vitamin C present in acerola pulp, optimizing the formulation using sensory consumer tests and a response surface statistical methodology. Eleven formulations were prepared using different concentrations of papaya pulp and passion fruit juice and sucrose, and maintaining the concentration...
Tipo: Separatas Palavras-chave: Beverage; Ready-to-drink; Tropical fruit; Blend.
Ano: 2004 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/653747
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