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Registros recuperados: 21 | |
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LOPES, J. F.; OLIVEIRA, C. A. da S.; FRANÇA, F. H.; CHARCHAR, J. M.; MAKISHIMA, N.; FONTES, R. R.. |
O chuchuzeiro e uma planta conhecida ha seculos. De origem mexicana, cultivado pelos antigos Astecas que o chamavam Chayotl, tinha grande destaque entre as hortalicas da epoca e sua fama transpos, em pouco tempo, as fronteiras mexicanas, passando primeiramente para as Antilhas e dai para os demais paises. E uma planta herbacea de ramas muito longaspertencente a familia das Cucurbitaceas, sendo seu nome cientifico Sechium edule Swartz. Alem do chuchu, estao incluidos nesta familia a melancia, o melao, as aboboras, as morangas, o pepino, o maxixe, a bucha e muitos outros. O Brasil e o maior produtor do mundo dessa hortalica de frutos, tendo produzido, em 1993, cerca de 400.000 t, considerando-se apenas as lavouras cujos frutos foram comercializados atraves... |
Tipo: Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Chuchu; Praga; Doença; Irrigação; Embalagem. |
Ano: 1994 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/114140 |
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DUSI, A. N.; LOPES, C. A.; OLIVEIRA, C. A. S.; MOREIRA, H. M.; MIRANDA, J. E. C. de; CHARCHAR, J. M.; SILVA, J. L. de O.; MAGALHAES, J. R.; CASTELO BRANCO, M.; REIS, N. V. B.; MAKISHIMA, N.; FONTES, R. R.; PEREIRA, W.; HORINO, Y.. |
Clima; Época de plantio; Escolha da área; O solo e seu preparo; Cultivares; Sementes; Produção de mudas; Transplantio; Tratos culturais; Controle do mato; Controle de doenças; Controle de pragas; Colheita; Comercialização; Coeficientes de produção; Cultura sob plástico; Uso correto de agrotóxicos; Doenças do tomateiro. |
Tipo: Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Cultivo; Cultivation.; Tomate; Comercialização; Marketing.. |
Ano: 1993 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/100643 |
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VILELA, N. J.; MAKISHIMA, N.; OLIVEIRA, V. R.; COSTA, N. D.; MADAIL, J. C. M.; CAMARGO FILHO, W. P.; BOEING, G.; MELO, P. C. T. de. |
Este trabalho teve por objetivo descrever alguns aspectos socioeconômicos relacionados à cebola no Brasil e detectar os principais desafios e oportunidades que o produto apresenta para o agronegócio. A cultura de caráter tipicamente "familiar" (88%), gera cerca de 250 mil empregos somente no setor de produção. O consumo é estável em 85 mil t por mês. A consolidação do Mercosul e a condeqüente importação de cebola da Argentina somada à produção nacional tem causado excesso de ofertas em alguns meses, gerando perdas e conseqüentes prejízo para os produtores. O setor produtivo brasileiro necessita elevar o nível tecnológico para alcançar maior eficiência técnica e econômica. No entanto, é necessário que as regiões produtoras do Brasil e da Argentina tenham... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Competitividade; Alium cepa; Agronegócio; Cebola; Importação; Mercado; Produção. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156784 |
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MAKISHIMA, N.. |
Classificação das hortaliças; Clima e cultivares; Modos de plantio; Ferramentas e equipamentos; A escolha do local; preparo do terreno; Adubos e adubação; Adubação em cobertura; Produção e transplantio de mudas; Irrigações ou regas; Capinas; Releação; mDebaste; Desbrota; Estaqueamento; Amostoa; Controle de pragas e doenças; Colheita; rotação de culturas; Produção de hortaliças em recipientes; instruções específicas para o plantio de algumas hortaliças; Abóbora e moranga; Abobrinha; Agrião; Aipo ou salsão; Alcachofra; Alface e chicória; Alho; Alho-porró; Almeirão; Aspargo; Batata; Batata-baroa ou mandioquinha-slasa; Batata-doce; Berinjela e jiló; Beterraba; Cebola; Cebolinha; Cenoura; Chuchu; coentro; Couve, couve-brócolo, couve-flor e repolho;... |
Tipo: Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Cultivo; Embrapa; Centro de Pesquisa de Hortaliças; Horta caseira. |
Ano: 1993 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/112928 |
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VILELA, N. J.; LANA, M. M.; NASCIMENTO, E. F. do; MAKISHIMA, N.. |
O objetivo deste trabalho foi estimar as perdas na comercialização de tomate, pimentão e cenoura em uma rede varejista do Distrito Federal. Com base na identificação dos níveis de perdas físicas em quatro lojas da rede varejista do Distrito Federal, foi estimado e representado em percentuais o custo das perdas na comercialização de cada produto, na composição do preço final. Os níveis de perdas foram detectados por observações feitas em visitas semanais a quatro supermercados da mesma rede varejista, durante o ano de 1999. Para todas as hortaliças consideradas, o nível geral de perdas detectado foi de 21%, em média. Para cada produto, os níveis médios de perdas físicas foram de 30%, 20% e 12%, para tomate, pimentão e cenoura, respectivamente. Os custos... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Tecnologias pós-colheita; Tomato; Carrot; Bell pepper; Post harvest technology; Managers training.; Cenoura; Pimentão; Tomate; Treinamento.. |
Ano: 2003 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/109801 |
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Registros recuperados: 21 | |
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