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Registros recuperados: 65 | |
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OLIVEIRA, V. B. V.. |
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo dialógico na metodologia de produção coletiva de videoclipe ambiental com uso de música amazônica, prática educomunicativa desenvolvida em projetos de divulgação científica e educação socioambiental, na Embrapa Rondônia. Tem-se como referencial teórico o dialogismo em Paulo Freire e M. Bakhtin, uma vez que Freire estimulou a comunicação dialógica para alcançar a transformação necessária das práticas educativas e que, referida prática tem a oficina como o lugar de interação de parceiros para a produção de sentido e elaboração de novos discursos. A pesquisa busca entender se a interação estabelecida nas oficinas, nas quais a metodologia foi aplicada, permite aos participantes produzir um novo discurso que... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Dialogismo; Discurso ambiental; Videoclipe; Dialogism; Environmental discourse; Videoclip. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041311 |
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OLIVEIRA, V. B. V.; LOCATELLI, M.; LEONIDAS, F. das C.; PEREIRA, R. G. de A.; ROSA NETO, C.; HOLANDA FILHO, Z. F.; GONZAGA, D. S. de O. M.; MEDEIROS, I. M. de; LIMA, J. I. S. de. |
Este trabalho relata o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento do Projeto de Assentamento (PDSA) do PA Nilson Campos, no período de outubro de 2001 a março de 2002, por meio de um convênio de cooperação técnica entre o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Fetagro (Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia), com a interveniência executiva da Embrapa Rondônia. O principal objetivo da elaboração do PDSA foi definir as ações estratégicas a serem empreendidas para o desenvolvimento do projeto de assentamento, criado em outubro de 2000. Para isso, foi efetuado um estudo da realidade, onde se buscou a participação dos assentados, na identificação e análise dos fatores potenciais e restritivos ao desenvolvimento... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Plano de desenvolvimento; Fetagro; Embrapa Rondônia; Jacy-Paraná (RO); Porto Velho (RO); Rondônia; Amazônia Ocidental; Western Amazon.; Projeto de Assentamento Nilton Campos; Cooperação técnica; Incra; Agricultura Familiar; Assentamento; Planejamento Participativo.; Community development; Human settlements; Family farms; Participatory management.. |
Ano: 2004 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/906104 |
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OLIVEIRA, V. B. V.; SILVA, I. C.. |
O objetivo deste trabalho é socializar experiência metodológica da ?Oficina Educomunicativa Ambiental? realizada em julho de 2013, com os participantes do Programa Brincando nas férias do SESC, em visita à Embrapa Rondônia. Um grupo de 40 jovens participou do evento que teve como tema o ?ABC de produtos da biodiversidade amazônica?. A metodologia consistiu na realização de uma roda de conversa, excursão ao campo experimental, visita ao Museu do Babaçu, degustação de produtos da biodiversidade e avaliação de aprendizado por meio de um jogo. As atividades desenvolvidas caracterizam-se como prática educomunicativa socioambiental que se recomenda seja reaplicada em eventos que tenham semelhante finalidade, uma vez que os diálogos estabelecidos proporcionam a... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Educomunicação.; Babaçu.. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041316 |
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OLIVEIRA, V. B. V.; GAMA, M. de M. B.; SILVA, R. M. P. da; VIEIRA, A. H.; CARVALHO, J. O. M. de; LOCATELLI, M.; RODRIGUES, V. G. S.. |
A promoção do desenvolvimento sustentável está associada à participação dos atores sociais locais na elaboração e execução de planos de desenvolvimento, que buscam aliar a equidade social à preservação do meio ambiente e à utilização racional dos recursos naturais. Uma das dificuldades para a implantação de um sistema de gestão participativa dos recursos naturais é a fragilidade das organizações comunitárias. Visando o fortalecimento dessas organizações, construiu-se uma proposta metodológica participativa para facilitar o processo de gestão, baseada num processo socioeducativo que promove a cidadania de agricultores familiares, intermediando sua relação com os recursos naturais, facilitando a compreensão de sua realidade e buscando solução para as... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Comunicação científica; Metodologias participativas; Gestão participativa; Ações coletivas.; Agricultura Familiar; Extensão Rural.. |
Ano: 2010 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879143 |
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OLIVEIRA, V. B. V.. |
Discute-se, à luz da teoria do dialogismo de Bakhtin, de que forma os estudantes (enunciatários) interpretaram o discurso literário (letra da música), transformado em discurso de vulgarização científica (no videoclipe) pelos interlocutores (os alunos e professores participantes da Oficina). Para isso, fez-se a análise textual das letras das músicas e uma discussão teórica dos conceitos relacionados ao objeto de análise (diálogo, enunciação, discurso, recepção). O trabalho tem por objetivo validar a produção e uso de videoclipes com música amazônica como recurso didático de educomunicação científica e ambiental na educação formal. Foram sistematizadas informações que contribuem para a validação proposta, bem como se identificaram os argumentos do discurso... |
Tipo: Anais e Proceedings de eventos |
Palavras-chave: Videoclipes ambientais; Educomunicação. |
Ano: 2011 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/917560 |
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OLIVEIRA, V. B. V.; GAMA, M. de M. B.; CORREA, C. S. A.; SILVA, I. C.. |
O artigo apresenta a concepção do projeto ?Práticas Educomunicativas para Popularização da Ciência Florestal: ABC e D de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM)?, em execução na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia) com a participação de quatro alunos da Escola Estadual Murilo Braga, bolsistas de Iniciação Científica Júnior, pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Rondônia (Fapero) e CNPq. O projeto, iniciado em julho de 2015, tem por objetivo promover a iniciação científica dos estudantes, por meio do desenvolvimento de pesquisas sobre os PFNM: Açaí, Babaçu e Castanha-do-Brasil, em interação com ações de pesquisa em Educomunicação, que dá suporte ao Plano de Divulgação Científica dos referidos estudos. Os objetivos do projeto... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Educomunicação; Produtos Florestais Não Madeireiros. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031053 |
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OLIVEIRA, V. B. V.. |
O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação dos conceitos e práticas educomunicativas em encontros e debates promovidos pela COE - Rondônia, em preparação para as III e IV Conferência Nacional Infanto-juvenil (CNIJMA) (2009 e 2014) e nas Conferências Estaduais (2008 e 2013), quando foram realizadas oficinas educomunicativas para produção coletiva de videoclipes ambientais; bem como, dar visibilidade à iniciativa de trabalhar essa prática e o seu uso na sensibilização da juventude para questões ambientais; e ainda, apontar possibilidades do emprego de outras práticas educomunicativas, que possam contribuir para fortalecer o processo de construção coletiva de ações-cidadãs. |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Práticas educomunicativas.; Educação Ambiental.. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077335 |
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OLIVEIRA, V. B. V.; MACHADO, C.; SILVA, R. K. da; RIBEIRO, A. B. de S.; SCABIN, A.. |
Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Instituto Juruá; Amazocom; RESEX do Médio Juruá; Carauari (AM); Amazonas; Amazônia Ocidental; Western Amazon; Curso; Capacitação; Educação Ambiental; Comunicação; Comunidade Rural; Cooperativa de Produtores; Agricultura Sustentável; Transferência de Tecnologia; Programa de Computador; Education programs; Rural communities; Cooperatives; Sustainable agriculture; Technology transfer; Computer software. |
Ano: 2023 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153304 |
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Registros recuperados: 65 | |
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