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Registros recuperados: 12 | |
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COSTA, J. R. da; SOARES, J. E. C.; TÁPIA-CORAL, S.; MOTA, A. M. DA. |
O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada em área rural de Manaus (AM), a fim de conhecer a percepção dos professores sobre meio ambiente. Foram aplicados formulários com perguntas abertas, respondidos por 83% do grupo docente. Os resultados revelaram que a visão naturalista e a antropocêntrica são predominantes. A temática ambiental é restrita, geralmente, à sala de aula. Com isso, verificou-se ser imprescindível que a escola avance para ações extra-curriculares, aumentando o elo com o cotidiano dos alunos, de formar a ampliar a visão de mundo destes e a tornar efetiva a educação ambiental na referida escola. |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; Meio Ambiente.. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937529 |
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COSTA, J. R. da; SOARES, J. E. C.; MOTA, A. M.; CORAL, S. T.. |
Neste trabalho, são apresentadas ações do projeto ?Tarumã Vida? desenvolvido pela Embrapa Amazônia Ocidental e IFAM (zona leste) no Assentamento Tarumã-Mirim (Manaus-AM), com o objetivo de gerar conhecimentos e ações sustentáveis de forma colaborativa com os agricultores familiares. Os diagnósticos mostraram que a retirada da floresta está relacionada à produção de carvão vegetal e lenha, exploração de madeira e agropecuária. O projeto considerou o manejo da paisagem agrícola e os aspectos socioeconômicos, o que resultou na construção de alternativas diferentes em objetivos, superfície, composição, arranjo e manejo, em 29 propriedades agrícolas. Os cursos ministrados foram meios importantes para mudanças, pois viabilizaram a substituição da venda de carvão... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Agroecologia; Agrofloresta.; Desenvolvimento Rural.. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/924740 |
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COSTA, J. R.; SILVA, A. M. da; SOARES, J. E. C.. |
O objetivo deste trabalho é fazer o relato de projetos de cunho socioambiental, desenvolvidos pela Embrapa Amazônia Ocidental, IFAM (zona leste) e associações rurais. São discutidos princípios, aspectos metodológicos e desdobramentos das ações com base, especialmente, na pesquisa-ação, a qual tem por objetivo facilitar o processo desenvolvido com as comunidades, formando uma estreita cooperação entre agricultores e técnicos. A experiência apresentada é um trabalho vinculado aos princípios da Educação Ambiental, que busca a participação, a corresponsabilidade, a mudança de atitudes e o aperfeiçoamento de habilidades e competências, condições básicas para estimular maior integração e harmonia das famílias com o meio ambiente. |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Metodologia participativa.; Agricultura Familiar; Educação Ambiental.. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031414 |
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COSTA, J. R. da; TAPIA CORAL, S.; SOARES, J. E. C.; WANDELLI, E. V.; CHOTA, J.; MACEDO, J. L. V. de; MOTA, A. M. da. |
Neste trabalho são apresentadas as atividades centrais de um projeto agroflorestal, em andamento, coordenado pela Embrapa Amazônia Ocidental com o objetivo de viabilizar sistemas de uso da terra sustentáveis. O projeto utiliza abordagem participativa com comunidades da zona rural de Manaus (Amazonas), em área com forte pressão antrópica, altos índices de pobreza e extrema relevância ecológica. São discutidos os princípios básicos do planejamento e a importância da pesquisa que caminha na direção da transformação de uma realidade, implicada diretamente na participação dos sujeitos que estão envolvidos no processo. A comunicação no processo de mobilização é dialógica, na medida em que não é transferência do saber, mas um encontro de sujeitos e... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Sistemas agroflorestais; Metodologia participativa; Agricultores familiares. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/684638 |
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COSTA, J. R.; SILVA, A. M.; SOARES, J. E. C.. |
A adequação ambiental compreende todas as ações a serem desenvolvidas no imóvel rural, visando delimitar, recuperar, recompor e criar condições para a regeneração da vegetação nativa. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, é possível realizar tal adequação. Neste trabalho, são apresentados os resultados de um projeto desenvolvido pela Embrapa, Ifam (zona leste) e Senar, em um assentamento da reforma agrária, na zona rural de Manaus (AM). O projeto foi desenvolvido com base em princípios metodológicos participativos. A Educação Ambiental tem representado um instrumento básico para a construção de alternativas. Paulatinamente, as propriedades agrícolas estão sendo adequadas às normas ambientais vigentes, havendo, também, a geração de trabalho e... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Código Florestal.; Agricultura Familiar; Educação Ambiental.. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074475 |
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COSTA, J. R. da; SOARES, J. E. C.. |
O objetivo do projeto foi promover a conservação dos recursos naturais em Unidades de Produção Familiar, por meio da Educação Ambiental (EA), do planejamento e manejo agroflorestal integrado e da prestação de serviços ambientais. O foco principal era o desenvolvimento humano, social e sustentável. Os maiores responsáveis pelo desenvolvimento e pela diminuição dos impactos ambientais negativos são os comunitários, cabendo à equipe do projeto reforçar a ação dos sujeitos, fortalecendo o seu protagonismo como pessoas e cidadãos. |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Sustentabilidade.; Educação Ambiental.. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/972482 |
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Registros recuperados: 12 | |
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