|
|
|
|
|
TOLEDO, L. de O.; ANJOS, L. H. C. dos; COUTO, W. H. do; CORREIA, J. R.; PEREIRA, M. G.; CORREIA, M. E. F.. |
O Cerrado é uma das principais regiões de expansão agropecuária do país, entretanto a fragilidade dos seus ecossitemas restringe a capacidade de suporte a muitas das atividades agrícolas e compromete a preservação da sua biodiversidade. O objetivo deste estudo foi definir padrões locais de características edáficas e vegetacionais, em uma sub-bacia em Rio Pardo de Minas (MG), como base para o planejamento local de uso sustentável. Para tal, foram utilizadas ténicas de levantamento fitossociológico e de solos associadas à análise estatística multivariada, dendrograma e análise de componentes principais, de forma a correlacionar distribuição espacialde grupos de espécies e atributos edáficos. Os resultados indicaram a ordenação dos ambientes em dois grupos,... |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Cerrado; Solo florestal; Manejo do Solo.. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663021 |
| |
|
|
CORREIA, J. R.; ANJOS, L. H. C. dos; NEVES, D. P.; LIMA, A. C. S.; TOLEDO, L. de O.; CALDERANO FILHO, B.. |
ABSTRACT: Despite of all modem communications tools, difficulties of dialogue still exist between technicians and local community members when dealing with natural resources. This is related to many factors, from the predominantly technical formation of the teachers and researches to the difficult of local population members to be understood about their relationship with the surrounding environment. In the case of Soil Science, this problem also occurs. Proposals for planning soil sustainable usage, usually, are compromised because the do not consider the local knowledge, especially in rural communities, where there is no basic material compatible to the work scale needed. The approach of observing the environment and how humans interact with it, from the... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Mapeamento; Conhecimento local; Soil survey; Mapping; Soil sciences; Local knowledge.; Classificação do Solo; Comunidade Rural; Pedologia; Reconhecimento do Solo.; Soil classification.; Rural communities. |
Ano: 2006 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/570243 |
| |
|
| |
|
|
CORREIA, J. R.; ANJOS, L. H. C. dos; LIMA, A. C. S.; NEVES, D. P.; TOLEDO, L. de O.; CALDERANO FILHO, B.; SHINZATO, E.. |
Um dos desafios para construção de modelos agrícolas que se referenciam pela sustentabilidade é a utilização de conhecimentos científicos adequados a singulares situações sociais. Para isso, é necessário considerar saberes acumulados por agricultores no espaço e no tempo. No caso do recurso 'solos', pouco desse saber é considerado no ensino em ciência do solo e nos trabalhos de pedologia. Por isso, a aplicação de tecnologias geradas com base no conhecimento científico é limitada quando destinada a grupos tradicionais, principalmente pela não-adequação às necessidades por eles reconhecidas. O objetivo deste estudo foi apresentar uma abordagem integrada entre os saberes de pedólogos e de agricultores, utilizando-se a hierarquização de ambientes no Cerrado... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Etnopedologia; Saber local; Conhecimento científico; Mapeamento de solos. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339194 |
| |
|
|
|