Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 4
Primeira ... 1 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Associativismo e mercado alternativo: agricultura urbana na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Repositório Alice
OLIVEIRA, L. A.; ABREU, L. S. de.
Resumo: A Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro é uma região tradicionalmente conhecida como Sertão Carioca. Com a intensa urbanização, vem se transformando, mas há produtores rurais familiares que resistem ao processo. Este trabalho é um estudo em curso sobre a experiência e o papel de um grupo de produtores da Associação de Agricultores Orgânicos de Vargem Grande. O objetivo é compreender em que medida o fortalecimento de ações coletivas, contribui para a reprodução social e cultural desses agricultores. Descrevemos o contexto da região, os atores da pesquisa, as condições da experiência e, por fim, benefícios e dificuldades relativas ao processo de organização para a venda em circuitos curtos. A pesquisa adota abordagem qualitativa da sociologia...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Agroecologia; Circuitos curtos; Reprodução social; Organização social; Agroecology; Short circuits; Social habits; Social organization; Agricultura orgânica; Comercialização; Produtor; Agroecology; Organic production; Social structure; Social behavior.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1062437
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Diversidade da produção familiar e da comercialização de produtos orgânicos de Vitória (ES). Repositório Alice
SPOSITO, E. C.; ABREU, L. S. de.
O artigo apresenta uma análise sobre a comercialização da produção de alimentos orgânicos em Vitória (ES), além da discussão sobre esta temática da pesquisa. O objetivo é entender como e em que condições o mercado valoriza a produção local, fortalece a produção familiar ecológica e a soberania alimentar. A metodologia da pesquisa levou em consideração dados quantitativos e qualitativos. A avaliação mostra que os produtos orgânicos são comercializados por vendas diretas e indiretas. Dentre os canais de comercialização avaliados, foram as feiras livres de produtos orgânicos que apresentaram a maior diversidade de produtos, além do menor preço, valorizando a produção familiar orgânica e promovendo o empoderamento dos produtores e o acesso à alimentação...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Agroecologia; Circuitos curtos; Agricultura orgânica; Agricultura familiar; Comercialização; Family farms; Agricultural products; Organic foods; Comercialization.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080837
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Estratégias para a multiplicação de vias de comercialização através do consumo consciente. Repositório Alice
IUNES, C. S.; MIRA, P. M.; RAMOS-FILHO, L. O.; NEVES, M. C.; QUEIROGA, J. L. de.
Resumo: O processo de comercialização de produtos agroecológicos enfrenta barreiras impostas pelo sistema burocrático governamental, o qual beneficia vias de consumo estabelecidas pelas redes de hipermercados, resultando em elevado preço aos produtos devido às interferências das cadeias de intermediação. Além disso, o retorno econômico aos agricultores inseridos nesse grande mercado pode caracterizar uma situação exploratória, dificultando a permanência de agricultores familiares no campo. O objetivo desse artigo é, a partir de uma revisão de literatura, identificar estudos e relatos de experiências de comercialização via comércio consciente, a fim de sistematizar estratégias para a multiplicação de grupos responsáveis de consumo. Com base em estudos de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Agroecologia; Circuitos curtos; Comunidades rurais; Sistemas Agroflorestais; Family farming; Short circuits; Agroforestry systems; Agricultura familiar; Comercialização; Agroecology; Family farms; Commercialization; Rural communities.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106650
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Os produtos orgânicos são acessíveis? Repositório Alice
SPOSITO, E. C.; ABREU, L. S. de.
Resumo: Com a expansão do mercado de orgânicos, é necessário avaliar quais condições valorizam a produção local e o acesso aos produtos. Assim, avaliou-se a comercialização de produtos orgânicos em canais de comercialização da cidade de Vitória (ES). A diversidade e os preços de produtos orgânicos foram comparados em diferentes estabelecimentos. Além disso, compararam-se os preços entre produtos orgânicos e convencionais. Segundo os Resultados, a maior diversidade foi encontrada nas feiras. Na análise dos preços, nos supermercados, os produtos orgânicos apresentaram-se mais caros do que em feiras e do que aos produtos convencionais equivalentes. Na comparação entre feiras livres, os preços dos produtos orgânicos foram superiores, inferiores ou iguais aos...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Circuitos curtos; Family farming; Organic production; Short circuits; Feiras livres; Supermercados; Agricultura familiar; Agricultura orgânica; Produção orgânica; Mercado; Comercialização; Organic production; Commercialization; Prices; Supermarkets.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103088
Registros recuperados: 4
Primeira ... 1 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional