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Registros recuperados: 154 | |
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LOPES, M. A.. |
A economia global tem se comportado como se os recursos materiais do planeta fossem ilimitados, consumindo biomassa, combustíveis fósseis e minerais em volumes que chegam a 90 trilhões de toneladas anualmente, ou três vezes o volume extraído em 1970. Hoje nos damos conta de que não é mais possível sustentar um modelo econômico baseado no consumo sem limites. A escalada no consumo e sua relação com o desperdício e outro assunto que precisa ganhar a atenção das lideranças e dos formuladores de políticas públicas. Muitos acreditam que o desenvolvimento tecnológico nos permitirá alcançar novos patamares de eficiência no uso de recursos, levando a reduções na sua demanda e uso. |
Tipo: Artigo na mídia |
Palavras-chave: Consumo; Consumidor; Economia; Consumers (people); Consumption (economics). |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123787 |
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Blume, Roni; Pedrozo, Eugenio Avila. |
Todos os produtos agroindustriais são localizáveis espacialmente. Mas alguns são mais dependentes da apropriação do espaço para a transformação em mercadoria, do que outros. No contexto da cadeia vitivinícola mundial esta relação do produto com seu local de origem pode ser percebida como um sinônimo de qualidade e autenticidade, especialmente para os vinhos de terroir. Para entender a influência do terroir no âmbito da cadeia produtiva torna-se necessário abordar diferentes questões além da qualidade, como: preço, papel do consumidor, inovações, tecnologia, uso dos recursos, desenvolvimento, entre outras, em seus diferentes elos. Por este motivo, propõe-se neste estudo a abordar a discussão do terroir e suas possíveis implicações e influências nos três... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Cadeia Vitivinícola; Terroir; Agregação de Valor; Consumidor; Wine Chain; Terroir; Addition of Value; Consumer; Industrial Organization. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109783 |
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Pulici, Rodrigo; Alves, Flavio Rocha; Gameiro, Augusto Hauber. |
Nos últimos anos, a avicultura brasileira tem apresentado grande crescimento na produção e a criação de perus acompanha - de certa forma - este desempenho. Como o frango de corte, grande parte da produção de carne de peru é exportada. Todavia, o frango de corte tem o consumo no mercado interno bastante consolidado, o que já não ocorre com o consumo de derivados de peru, que se apresenta bastante baixo, apesar do crescimento nos últimos cinco anos. A presente pesquisa analisou a estratégia de segmentação do mercado dos produtos à base de carne de peru, o comportamento de compra baseado nos preços desses produtos no varejo vis-à-vis os dos derivados de frango e as possíveis causas do baixo consumo per capita brasileiro. A pesquisa foi realizada em três... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Carne; Peru; Varejo; Consumidor; Segmentação; Meat; Turkey; Retail; Consumer; Segmentation; Livestock Production/Industries. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/108968 |
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Pinheiro,R.S.B.; Jorge,A.M.; Souza,H.B.A.. |
Estudaram-se a composição centesimal do músculo Longissimuslumborum e a aceitação sensorial do músculo Longissimus thoracis, provenientes de ovelhas de descarte da raça Santa Inês, abatidas em distintos estágios fisiológicos. Foram utilizadas 21 ovelhas, distribuídas nos seguintes grupos: OL = ovelhas que permaneceram por 60 dias em lactação com seus respectivos cordeiros e que foram abatidas um dia após o desmame deles; OSC = ovelhas que permaneceram por 60 dias em lactação com seus respectivos cordeiros e mais um período aproximado de 30 dias sem os cordeiros e que, posteriormente, foram abatidas; e ONP = ovelhas que não pariram durante o ano. Os teores de proteína e de cinzas da carne ovina foram semelhantes entre os grupos experimentais, e os valores... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Ovino; Consumidor; Qualidade da carne. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352012000400035 |
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O Prosa Rural desta semana fala sobre Algodão em consórcios agroecológicos. No caso da cotonicultura, o consórcio agroecológico consiste em cultivar na mesma área, além do próprio algodão, também as culturas alimentares e as plantas nativas da caatinga. Essa diversificação amplia a renda do produtor e reduz os riscos de doenças e pragas do algodão, além de trazer ganhos ambientais e mais saúde para o agricultor e para o consumidor. O convidado do programa é o pesquisador Marenilson Batista, da Embrapa Algodão, que fala sobre as vantagens e principalmente sobre os desafios de se cultivar o algodão em consórcio. |
Tipo: Gravações de som |
Palavras-chave: Algodão; Agricultor; Consorciação de Cultura; Consumidor; Cotonicultura; Produtor; Renda. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126152 |
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WANDER, A. E.. |
Nas últimas semanas os produtores de feijão vêm comemorando com as altas no preço recebido pelo feijão, principalmente o feijão do grupo comercial carioca. Os consumidores estão sentindo esta alta, que pode durar alguns meses. A expectativa é que a colheita da safrinha (2ª safra) colhida no Sul e no Nordeste venha a trazer aliviar um pouco a falta de oferta do produto. Uma queda mas acentuada é mais provável que ocorra somente no segundo semestre, quando entra o feijão colhido na 3ª safra. |
Tipo: Artigo na mídia |
Palavras-chave: Feijão; Política de preço; Consumidor. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/989010 |
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LUCENA, C. C. de; BENEVIDES, S. D.; GUIMARAES, V. P.; MARTINS, E. C.. |
Resumo: Neste estudo, objetivou-se analisar a aceitação mercadológica do queijo de leite de cabra em função do perfil socioeconômico dos consumidores. Para tanto foi aplicado um questionário semiestruturado para obtenção dos indicadores de perfil socioeconômico (idade, sexo, escolaridade e renda), frequência do consumo de queijos, percepção dos preços de queijo de leite caprino, interesse dos consumidores para experimentar novos alimentos (perfil inovador), nível de aceitação sensorial e nível de interesse dos consumidores (adoção potencial), estas duas últimas variáveis, utilizando a escala likert de três pontos. O universo amostral foi de 740 consumidores, escolhidos aleatoriamente, em supermercados varejistas das cidades de Fortaleza-CE, João Pessoa-PB... |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Queijo artesanal; Alimento funcional; Aceitação; Goat’s artisanal cheese; Caprino; Leite de Cabra; Consumidor; Mercado; Goat milk; Functional foods. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101483 |
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FERREIRA, C. M.; FIGUEIREDO, R. S.. |
Os hábitos alimentares e o comportamento dos consumidores são moldados nas circunstâncias em que vivem. O meio ambiente, a atuação das instituições públicas e privadas, as atividades relacionadas à produção, a infraestrutura disponível, o processamento e a distribuição são fatores determinantes nas escolhas, tanto no nível doméstico como individual, estabelecendo o tipo de alimento adquirido, a quantidade, a forma de armazenamento e de preparação e o consumo e a composição da alimentação familiar, considerando gênero, idade e condições de saúde. O consumidor é a peça central dos sistemas alimentares, visto que tudo ocorre em função do atendimento dos seus desejos e escolhas, influenciados por vários mecanismos e situações. Torna-se fundamental conhecer... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Arroz; Feijão; Consumidor; Habito Alimentar; Sistema de Alimentação; Cadeia Alimentar. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134400 |
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Behrens,Jorge Herman; Silva,Maria Aparecida Azevedo Pereira da. |
Crenças coletadas de consumidores da cidade de Campinas-SP foram utilizadas para compor um questionário de pesquisa de atitude com relação à soja. Um total de cem indivíduos respondeu à pesquisa que, além dos itens de atitude, também avaliou o grau de aceitação e freqüência de consumo de soja e alguns produtos derivados. Os resultados indicaram baixo consumo de produtos de soja pelos entrevistados. A avaliação da atitude revelou concordância que soja é uma boa fonte de proteínas, que o "leite" de soja ajuda a reduzir a gordura corporal, sendo também uma opção para indivíduos alérgicos a leite e que tenham problemas com colesterol. De uma forma geral, a atitude dos entrevistados foi positiva, porém, é recomendável reforçar as alegações de saúde e de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Soja; Consumidor; Atitude. |
Ano: 2004 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612004000300023 |
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Dantas,Maria I. S.; Deliza,Rosires; Minim,Valéria P.R.; Hedderley,Duncan. |
Vários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Consumidor; Intenção de compra; Conjoint analysis; Embalagem. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612005000400022 |
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Berilli,Sávio da Silva; Almeida,Selma Bergara; Carvalho,Almy Junior Cordeiro de; Jesus Freitas,Silvio de; Berilli,Ana Paula Candido Gabriel; Santos,Paulo Cesar dos. |
Os pomares de abacaxizeiro no Brasil sofrem constantemente com as perdas de plantas e frutos ocasionadas pela fusariose, pois as cultivares plantadas atualmente são suscetíveis a esta doença. Novas cultivares mais resistentes têm surgido, no entanto não há registros de que já tenham sido avaliadas sensorialmente por consumidores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitação sensorial de duas novas cultivares resistentes à fusariose, Vitória e EC-93, comparando-as com outras já estabelecidas no mercado consumidor de frutas in natura, Pérola e Gold. A aceitação dos frutos foi avaliada por 52 consumidores com relação a aroma, sabor, impressão global, textura, aparência da fatia, aparência do fruto inteiro, utilizando-se da escala hedônica estruturada de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Ananas comosus; Cultivar Vitória; Aceitação; Fusariose; Consumidor. |
Ano: 2011 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452011000500081 |
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Registros recuperados: 154 | |
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