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Registros recuperados: 27 | |
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MATRANGOLO, W. J. R.; FERRAZ, L. de C. L.; RIBEIRO, P. E. de A.; CAMPANHA, M. M.; COSTA, T. C. e C. da. |
A região Central de Minas Gerais apresentava reduzida disponibilidade de espaços e fóruns que permitissem o diálogo sobre agrobiodiversidade em uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Os editais do CNPq que apoiaram ações de Agroecologia em todo Brasil favoreceram a criação e o fortalecimento de equipe multi-institucional do Centro Vocacional e Tecnológico de Agroecologia de Minas Gerais-GUAYI (CVT-Guayi), que com a proposta de ser uma rede de construção, troca e valorização de saberes, promoveu eventos como cursos, palestras e oficinas de forma contextualizada, que aprofundaram questões relativas aos temas socioambientais da região. O presente relato dá foco para as ações no contexto da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo. Ferramentas de... |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Aprendizado; Biodiversidade; Educação Ambiental. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099113 |
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COSTA, J. R.; SILVA, A. M. da; SOARES, J. E. C.. |
O objetivo deste trabalho é fazer o relato de projetos de cunho socioambiental, desenvolvidos pela Embrapa Amazônia Ocidental, IFAM (zona leste) e associações rurais. São discutidos princípios, aspectos metodológicos e desdobramentos das ações com base, especialmente, na pesquisa-ação, a qual tem por objetivo facilitar o processo desenvolvido com as comunidades, formando uma estreita cooperação entre agricultores e técnicos. A experiência apresentada é um trabalho vinculado aos princípios da Educação Ambiental, que busca a participação, a corresponsabilidade, a mudança de atitudes e o aperfeiçoamento de habilidades e competências, condições básicas para estimular maior integração e harmonia das famílias com o meio ambiente. |
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Metodologia participativa; Agricultura familiar; Educação Ambiental. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1031414 |
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SILVA, J. K. de S.; PONTES, A. N.. |
É incontestável a importância da educação como base para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, entendendo-se como condição sine qua non para tal, a sinergia entre a educação formal e a não-formal para a construção e consolidação dos saberes. A Educação Ambiental com sua transversalidade e interdisciplinaridade transita livremente entre o formal e não-formal quando o assunto é educação, e nesse contexto as experiências propostas pelas corporações são de grande valia na formação e sensibilização do cidadão. Assim sendo, não é exagero questionar como vem sendo a participação das empresas públicas quando o assunto é Educação Ambiental de âmbito não-formal de educação? Com o objetivo de analisar como vem sendo a experiência relativa a execução do... |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Não-formal; Embrapa. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1036450 |
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SILVA, A. F. da. |
O presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos... |
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) |
Palavras-chave: Experiencia pedagógica; Educação Ambiental; Recurso Hídrico; Meio Ambiente; Conservação. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110384 |
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COSTA, J. R.; SILVA, A. M.; SOARES, J. E. C.. |
A adequação ambiental compreende todas as ações a serem desenvolvidas no imóvel rural, visando delimitar, recuperar, recompor e criar condições para a regeneração da vegetação nativa. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, é possível realizar tal adequação. Neste trabalho, são apresentados os resultados de um projeto desenvolvido pela Embrapa, Ifam (zona leste) e Senar, em um assentamento da reforma agrária, na zona rural de Manaus (AM). O projeto foi desenvolvido com base em princípios metodológicos participativos. A Educação Ambiental tem representado um instrumento básico para a construção de alternativas. Paulatinamente, as propriedades agrícolas estão sendo adequadas às normas ambientais vigentes, havendo, também, a geração de trabalho e... |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Educação Ambiental; Agricultura Familiar; Código Florestal. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074475 |
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COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L.. |
Apresentam-se diferentes ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de cunho educacional tanto formal quanto não formal, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências no meio rural brasileiro |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação Agrícola; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098264 |
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GALDINO, I. L.; FEIDEN, A.; ALVES, R. L. F.; SOUZA, F. L. B. de; VORPAGEL, J. dos S.; FRANCO, R. B.. |
O estudo teve como objetivo investigar qual a influência do projeto pedagógico hortaecologica tem para os alunos da 6º e 7º série do ensino fundamental. Para a realização da pesquisa, foram aplicados dez questionários semiestruturado, sendo uma pesquisa básica e de natureza qualitativa com abordagem descritiva. Foram selecionados dez alunos de forma aleatória entre 11 a 14 anos que estavam cursando a 6º e 7º série. Os Resultados mostraram que em relação á atividade predileta dos alunos para com a horta encontra se a capina. E a principal motivação dos mesmos nas atividades com a horta é um ?sacolão? que eles chamam de kit verdura, contendo hortaliças prontas que foram colhidas durante a semana. Além disso, embora os alunos não gostem de consumir... |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Horta escolar; Agroecologia; Educação Ambiental; Horta; Education; Agroecology. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096840 |
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JANUÁRIO, N. S.; REBEIRO, E. L.; OLIVEIRA, N. M. V.; ZANIOLO, G. R.; LOURENCO, J. N. de P.. |
As questões ambientais são pautas das arenas de discussão locais e globais. Todos reconhecem que o nosso ambiente está sendo devastado, pois são constantes as notícias vinculadas na mídia falada e escrita sobre mudanças climáticas, poluição de rios e do ar, destruição da floresta, extinção de espécies, esgotamento dos recursos minerais. A importância da pesquisa em percepção ambiental para o planejamento ambiental é uma ação coordenada para minimizar estes impactos antrópicos negativos gerados por nossas ações ao ambiente. "Uma das dificuldades para a proteção dos ecossistemas naturais está na existência de diferenças nas percepções dos valores e da importância dos mesmos entre indivíduos de culturas diferentes ou de grupos sócio-econômicos que desempenham... |
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Planejamento ambiental; Educação Ambiental. |
Ano: 2010 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867527 |
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SILVA, D. M. PPIRES e; CURADO, F. F.; GOMES, L. J.. |
A educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante... |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental; Educação Ambiental. |
Ano: 2011 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904852 |
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Registros recuperados: 27 | |
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