Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 24
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
ABC da ciência: práticas educomunicativas no programa Embrapa & Escola em Rondônia. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V..
O trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de educomunicação socioambiental aplicadas no âmbito do programa Embrapa & Escola, especificamente no evento ?A Escola vai ao campo? em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2016, com o tema a "Ciência Alimentando o Brasil".
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educomunicação; Popularização da Ciência; Biodiversidade Amazônica.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077339
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Brincando e aprendendo: Diálogos sobre produtos da Biodiversidade amazônica com jovens do Brincando nas Férias, do SESC ? Rondônia. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V.; SILVA , I. C..
O objetivo deste trabalho é socializar experiência metodológica da ?Oficina Educomunicativa Ambiental? realizada em julho de 2013, com os participantes do Programa Brincando nas férias do SESC, em visita à Embrapa Rondônia. Um grupo de 40 jovens participou do evento que teve como tema o ?ABC de produtos da biodiversidade amazônica?. A metodologia consistiu na realização de uma roda de conversa, excursão ao campo experimental, visita ao Museu do Babaçu, degustação de produtos da biodiversidade e avaliação de aprendizado por meio de um jogo. As atividades desenvolvidas caracterizam-se como prática educomunicativa socioambiental que se recomenda seja reaplicada em eventos que tenham semelhante finalidade, uma vez que os diálogos estabelecidos proporcionam a...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Babaçu; Educomunicação.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1041316
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação e educação para a popularização da ciência florestal. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V. de..
O trabalho apresenta formas de comunicação e educação científica elaboradas no âmbito do projeto de Comunicação da Ciência Florestal, com o intuito de responder à demanda por ações educomunicativas que proporcionem a ampliação do acesso do público leigo à informação científica. O projeto desenvolveu um modelo de ação interdisciplinar, por meio da construção de conhecimento em grupos de estudo e recodificação da linguagem científica. Esta linha de pesquisa se insere no campo das discussões sobre gestão, educação e acesso ao Conhecimento. Neste caso, fez-se uso de recursos de educação e comunicação, dentre eles a música e o teatro, como produtos da cultura local capazes de influenciar as representações sociais do meio ambiente.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Divulgação científica; Educomunicação; Música; Gestão do conhecimento; Scientific communication; Education and communication; Music; Management of the knowledge.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/710779
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação para a sensibilização social e popularização da ciência florestal. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V.; GAMA, M. de M. B..
O resumo refere-se ao trabalho maior, que busca trazer contribuições para a práxis do trabalho com grupos em extensão florestal, respondendo à demanda por ações educomunicativas que orientem o pequeno produtor, bem como proporcione a ampliação do acesso do público leigo à informação científica do campo florestal.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Extensão florestal; Manejo florestal comunitário; Educomunicação; Música.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/978385
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação e as novas tecnologias de informação e comunicação. Repositório Alice
PEREIRA, N. R.; TORRES, T. Z..
Este artigo analisa a importância do sujeito e sua ação comunicacional em um ambiente mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), sob a perspectiva da educomunicação, que leva em consideração a intencionalidade do processo educativo focado na apropriação do conhecimento pelos cidadãos. Considerando a importância da formação profissional de educadores reflexivos e com visão crítica diante do contexto da Sociedade da Informação, considerou-se relevante estudar qual a concepção de educomunicação que norteia a racionalidade de estudantes formandos em Pedagogia, de forma a identificar estratégicas que, sendo adotadas, pudessem favorecer a introdução deste conceito na formação e na prática profissional de futuros educadores.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação; Educomunicação; Tecnologia de Informação; Tecnologia de Comunicação; Tecnologia; Comunicação; Educação; Education; Educational technology; Information technology.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/994340
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
EDUCAÇÃO e comunicação na preservação de nascentes e rios: programa 25. Infoteca-e
2012
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educomunicação; Nascente; Educação; Comunicação; Integração; Rio.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/932300
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
EDUCAÇÃO e comunicação na preservação de nascentes e rios: programa 27. Infoteca-e
2012
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educomunicação; Nascente; Educação; Comunicação; Integração; Rio.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/934002
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
EDUCAÇÃO e comunicação na preservação de nascentes e rios: programa 47. Infoteca-e
2012
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Nascente; Educomunicação; Educação participativa; Rio; Desenvolvimento sustentável.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/943986
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação transformadora para uma comunicação cidadã. Repositório Alice
PEREIRA, N. R.; TORRES, T. Z.; NASCIMENTO, D. R. B..
O avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Conhecimento; Educação; Tecnologia da informação; Educomunicação; Cidadania; Educommunication; Citizenship; Communication (human); Knowledge; Education; Information technology.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/973196
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educom e práticas de recepção. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V..
Discute-se, à luz da teoria do dialogismo de Bakhtin, de que forma os estudantes (enunciatários) interpretaram o discurso literário (letra da música), transformado em discurso de vulgarização científica (no videoclipe) pelos interlocutores (os alunos e professores participantes da Oficina). Para isso, fez-se a análise textual das letras das músicas e uma discussão teórica dos conceitos relacionados ao objeto de análise (diálogo, enunciação, discurso, recepção). O trabalho tem por objetivo validar a produção e uso de videoclipes com música amazônica como recurso didático de educomunicação científica e ambiental na educação formal. Foram sistematizadas informações que contribuem para a validação proposta, bem como se identificaram os argumentos do discurso...
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Videoclipes ambientais; Educomunicação.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/917560
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educomunicação em projeto de iniciação científica e popularização da ciência florestal. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V.; GAMA, M. de M. B.; CORREA, C. S. A.; SILVA, I. C..
O artigo apresenta a concepção do projeto ?Práticas Educomunicativas para Popularização da Ciência Florestal: ABC e D de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM)?, em execução na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia) com a participação de quatro alunos da Escola Estadual Murilo Braga, bolsistas de Iniciação Científica Júnior, pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Rondônia (Fapero) e CNPq. O projeto, iniciado em julho de 2015, tem por objetivo promover a iniciação científica dos estudantes, por meio do desenvolvimento de pesquisas sobre os PFNM: Açaí, Babaçu e Castanha-do-Brasil, em interação com ações de pesquisa em Educomunicação, que dá suporte ao Plano de Divulgação Científica dos referidos estudos. Os objetivos do projeto...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educomunicação; Produtos Florestais Não Madeireiros.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1031053
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Inferências sobre a música canto dos castanhais, por educadores ambientais, em oficina de produção de videoclipe. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V.; FERNANDES, C. V. S..
Este artigo descreve o processo de interação de educadores ambientais ao interpretar o discurso literário da música Canto dos Castanhais (Val Milhomen e Joãozinho Gomes) e realizar inferências, com finalidade de produzir um videoclipe que exprimisse um discurso de valorização dos produtos e da atividade de comunidades extrativistas da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) na Amazônia. A prática educomunicativa de produção coletiva de videoclipe privilegia a interação em uma Oficina, lugar do ?contrato de comunicação? para construção de um novo discurso. Na discussão, ocorreram embates ideológicos sobre extrativismo e consumo, que desafiam os educomunicadores ambientais a refletir sobre suas práticas discursivas.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Análise do discurso; Discurso ambiental; Educomunicação; Música amazônica; Narrativas audiovisuais.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1038914
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Inovando a comunicação na era da agricultura digital. Repositório Alice
PEREIRA, N. R.; FIORINI, F. B.; CRUCIOL, M.; KUROMOTO, V. M..
Introdução. Novas tecnologias e a comunicação da ciência na Embrapa. Revolução digital e comunicação em rede. Comunicação para a inovação. Resultados e desafios em comunicação na era digital. Educomunicação para apoio à criação coletiva. Comunicação dialógica para apoio ao desenvolvimento sustentável e à popularização da ciência. Considerações finais.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação digital; Educomunicação; Communication; Agricultura; Comunicação; Agriculture.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126280
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Integração de conhecimentos e valorização socioambiental em comunidades agroextrativistas da Amazônia Ocidental brasileira. Repositório Alice
BENTES, M. P. de M.; OLIVEIRA, V. B. V..
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de integração de conhecimentos de atores sociais da cadeia produtiva da castanha (Bertholletia excelsa) em comunidades tradicionais na Amazônia ocidental brasileira, com o objetivo de transferir conhecimentos técnico-científicos em apoio ao fortalecimento organizacional da produção agroextrativista. A metodologia incluiu estudos em grupos e rodas de conversas em oficinas, sobre a importância da consciência ambiental e ecológica para a conservação dos recursos naturais, os ganhos econômicos possíveis com as boas práticas de manejo da castanha, a identificação das relações envolvidas no processo de produção, incluindo a compreensão da identidade sociocultural do produtor rural agroextrativista,...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Sociobiodiversidade; Educomunicação; Valorização de Recursos Naturais; Castanha; Cadeia produtiva.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074312
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Inter-relações entre comunicação e educação em grupos comunitários de estudos sobre questões ambientais: do álbum seriado ao videoclipe. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V..
Discute-se neste artigo as inter-relações entre comunicação e educação, fomentadas em grupos comunitários de estudo, através de linguagem audiovisual. A atividade se insere no campo da mediação tecnológica na educação não formal, e consiste na associa ção de músicas de conteúdo educativo, preferencialmente do repertório de artistas da região amazônica, e imagens das comunidades nas quais se desenvolve programa sócioeducativo. As dinâmicas de sensibilização e reflexão com uso de música foram criadas e aplicadas em grupos de estudo, envolvendo agricultores familiares em projeto de comunicação e educação para a gestão ambiental, em Rondônia. A produção e aplicação de recursos audiovisuais (álbum seriado ou videoclipes) são elementos da comunicação educativa...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Extensão rural; Educomunicação; Videoclipe educativo.
Ano: 2007 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/906267
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Metodologia de produção de videoclipes com o uso de música amazônica para a educomunicação científica e ambiental. Infoteca-e
OLIVEIRA, V. B. V..
O objetivo geral deste trabalho é validar a produção e uso de videoclipes com música amazônica como ferramenta pedagógica de educomunicação científica e ambiental na educação formal. Para isso fez-se a descrição dos três elementos da proposta metodológica de produção de videoclipes (o lugar, o falar, o olhar), a análise textual das letras das músicas dos videoclipes produzidos, e uma discussão teórica dos conceitos relacionados ao objeto de análise (diálogo, enunciação, discurso, recepção).
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educomunicação; Divulgação científica; Mídia audiovisual; Divulgação científica.
Ano: 2010 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/884375
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Oficina de Radioescola: prática educomunicativa na elaboração de discurso ambiental para mídia-educação. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V.; JONNER, M..
O objetivo deste trabalho é analisar essa experiência, na perspectiva de que o processo reflexivo conduza à elaboração coletiva de um discurso ambiental, bem como de recomendar procedimentos metodológicos para fazer melhor uso do radioescola como mídia-educação. Esperamos assim, contribuir para que se desenvolvam nas escolas, práticas educomunicativas focadas na produção de informação de forma integrada e promotora de ações-cidadãs e na potencialização do uso dos recursos de comunicação disponíveis em suas escolas; bem como para a discussão teórico-metodológica nos estudos sobre comunicação e cidadania.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educomunicação; Comunicação rural; Extensão rural; Discurso ambiental; Prática educomunicativa; Mídia-educação.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/978608
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Oficinas de facilitação gráfica como ferramenta de empoderamento para o protagonismo da juventude agroecológica. Repositório Alice
MACHADO, P. H.; FREITAS, H. R.; LIMAVERDE, Diego C. A.; BIANCHINI, P. C.; CARVALHO NETO, M. F..
A juventude rural do movimento agroecológico baiano está inseridas no contexto de grave pressão do agronegócio, do sistema capitalista, das formas abusivas de rompimento da cultura e da grilagem de terras. Muitos são os desafios ao se pensar em meios de integrar a juventude em atividades que sejam prazerosas e inspiradoras para ambas as partes da comunidade. A contribuição desta experiência foi proporcionar meios comunicativos para o protagonismo da juventude agroecológica do campo, na área da Educomunicação com foco na linguagem da facilitação gráfica por meio do resgate da identidade e ancestralidade de cada participante. Como também contribuir para o diálogo entre os mais velhos e os jovens das comunidades. Com base nas metodologias participativas, na...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Agroecologia; Educomunicação; Pedagogia Griô; Ancestralidade; Comunidade Rural; Juventude Rural; Desenvolvimento Rural; Rural development.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127344
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Prática educomunicativa socioambiental aplicada em reunião com produtores extrativistas na Resex Chico Mendes, Acre. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V.; GAMA, M. de M. B..
O registro dessa experiência tem por objetivo contribuir para a validação do uso de músicas amazônicas como recurso didático de educomunicação científica e ambiental na educação não formal. Em novembro de 2011, a música ?Canto dos Castanhais? serviu de base para as discussões processadas em reunião que teve por objetivo apresentar e propor para extrativistas de castanha-do-brasil no Acre, a validação das diretrizes do Ministério do Meio Ambiente para o manejo da castanha na política de produtos da sociobiodiversidade. Esta atividade está relacionada às ações de educomunicação do Projeto Kamukaia/Repensa, coordenado pela Embrapa, que visa gerar soluções tecnológicas para o manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Dialogismo; Educomunicação; Música amazônica.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/978353
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Produção coletiva de spots radiofônicos para popularização da ciência florestal. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V..
A produção coletiva de spots radiofônicos foi a estratégia de comunicação desenvolvida pelo projeto Com.Ciência Florestal, coordenado pela Embrapa Rondônia, com a finalidade de promover a popularização da ciência florestal. Neste trabalho, discutimos, a partir do dialogismo de Bakhtin, o processo de produção dos spots em uma oficina, na qual ocorreu a interação de acadêmicos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade) com pesquisadores de dois projetos cujas, soluções tecnológicas visam o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas. Os alunos reformularam o discurso fonte e produziram 10 spots. Na análise destes, verifica-se que a vulgarização do discurso científico enunciada nos spots apresenta dois argumentos predominantes: dos benefícios...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Dialogismo; Discurso ambiental; Divulgação científica; Educomunicação.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/917559
Registros recuperados: 24
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional