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Ação dos meios reativos peróxido de hidrogênio e carvão ativado na remediação de solos contaminados por BTEX REA
Lourenço,Edneia S. De O.; Cardoso,Décio L.; Mateus,Fabiano H..
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial das barreiras reativas permeáveis (BRP) na redução dos hidrocarbonetos aromáticos BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos) no solo, provenientes de vazamento de gasolina. O experimento foi conduzido em escala laboratorial, simulando dois tipos de BRP, denominadas de AS (H2O2 + solo) e de ACA (H2O2 + carvão ativado). Foram determinadas as concentrações dos BTEX na amostra da gasolina ao entrar na BRP e no percolado, em tempos de retenção preestabelecidos de 24; 36; 48; 60; 72 e 84 h, utilizando cromatografia gasosa. Os resultados obtidos mostraram que as duas barreiras reativas reduziram a concentração dos BTEX, próximo a níveis permissíveis de contaminação e de prevenção, e a barreira ACA...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Gasolina; Contaminação; Barreiras reativas.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162010000100014
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DEMONSTRATIVO DE VANTAGENS ECONÔMICAS E DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA OPÇÃO POR ETANOL NOS ABASTECIMENTOS DE VEÍCULOS FLEX-FUEL BIOFIX
Graminho, Cláudio Silva; Dullius, Alexandre.
A diferença entre o preço do combustível no abastecimento de uma frota de veículos flex-fuel com etanol ou com gasolina não deve ser o principal quesito na escolha do combustível empregado. Utilizando os dados de abastecimento de um conjunto de um pool de veículos flex-fuel de uma grande empresa durante todo o ano de 2014, onde se utilizou majoritariamente a opção da gasolina como combustível. Este trabalho propõe uma metodologia para o cálculo da diferença entre os preços no abastecimento e entre a quantidade de emissões de gases de efeito estufa gerados tanto pelo uso misto de combustíveis, quanto pelo uso exclusivo do etanol hidratado estimado para se percorrer a mesma distância. Também se estabeleceu uma relação entre a diferença de preços por litro...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Combustíveis; Biocombustível; GEE; Eficiência energética; Gasolina.
Ano: 2016 URL: http://revistas.ufpr.br/biofix/article/view/49093
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Impacto do controle do preço da gasolina sobre os combustíveis renováveis no Brasil. Repositório Alice
COSTA, C. C. da; BURNQUIST, H. L.; VALDES, C..
bitstream/item/192333/1/Impactos-do-controle-do-preco-da-gasolina-sobre-o-mercado-de-combustivel-renovavel-no-Brasil..pdf
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Evento; Precificação; Combustíveis; Brasil; Etanol; Gasolina.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002507
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Relações comerciais e de preços no mercado nacional de combustíveis Rev. Econ. Sociol. Rural
Marjotta-Maistro,Marta Cristina; Barros,Geraldo Sant'Ana de Camargo.
Em janeiro de 2002 o setor de combustíveis entrou definitivamente no livre mercado. Os preços da refinaria deixaram de ser regulados e permitiu-se a importação de derivados de petróleo por empresas privadas. Os preços do álcool foram liberados desde o final da década de 1990. Os objetivos deste estudo são: caracterizar o funcionamento do mercado de combustíveis identificando os principais fatores que interferem na tomada de decisão dos seus agentes; estimar equações de demanda por gasolina C, oferta de álcool anidro e gasolina A e calcular as elasticidades de transmissão de preços. Os resultados mostraram inelasticidade com relação à renda e ao preço da demanda de gasolina e inelasticidade-preço das ofertas de anidro e gasolina A. Considerando as...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Álcool anidro; Gasolina; Desregulamentação.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032003000400006
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Síntese de precursores do bioquerosene a partir de óleo fúsel da indústria alcooleira. Repositório Alice
BAUMI, J.; BERTOSSE, C. M.; SOARES, I. P.; GUEDES, C. L. B..
bitstream/item/184737/1/EnPI-2018-46.pdf
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Aviação; Querosene; Biocombustível; Gasolina; Resíduo.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097779
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