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JATOBÁ, L.; SILVA, A. F.. |
No presente artigo, objetivou-se analisar a importância da excursão linear como instrumento didático no ensino de Geografia, para análise interdisciplinar das paisagens, fornecer material didático à preparação e realização de uma excursão linear, enfatizando dimensões conceituais de Geologia, Geomorfologia, Climatologia e Pedologia, de maneira integrada, apresentar um exemplo de excursão linear, realizada pelos autores, abrangendo uma ampla área da parte oriental do Estado de Pernambuco, e mostrar exemplos da possibilidade de se estabelecer, no campo, as bases da interdisciplinaridade na interpretação de elementos do quadro natural. São sugeridas diversas estratégias de ensino empregadas numa excursão linear realizada no Estado de Pernambuco. |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Ensino de geografia Física; Excursão didático-pedagógica; Interdisciplinaridade; Paisagens naturais; Quadro natural; Recurso Natural; Geologia; Geomorfologia; Climatologia; Pedologia; Geografia; Natural resources; Landscapes. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123621 |
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Vieira, Maria Estela. |
Este trabalho será desenvolvido na Rede Escolar Municipal, em Taubaté, Estado de São Paulo. O Projeto Reflorestar: Plante essa Idéia - com a Formação de Monitor e Agente Ambiental Mirim tem o objetivo de subsidiar a escola a inserir a temática ambiental no projeto pedagógico, de forma transversal e interdisciplinar, para ampliar e dar continuidade aos projetos bem – sucedidos da escola. O projeto possui programas de conservação do meio ambiente e dos recursos naturais que irá integrar as questões ambientais aos processos decisórios e atuar diretamente na formação de seres humanos que serão peças chave na edificação de novos e melhores tempos. A melhor forma de ensiná-los, portanto, é fazer com que sejam alvos de reflexões e de vivências. Mais do que... |
Tipo: Other |
Palavras-chave: Educação ambiental; Interdisciplinaridade; Reflorestamento; Ensino Médio; Ensino fundamental; Estudo do Meio. |
Ano: 2006 |
URL: http://hdl.handle.net/2315/71 |
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SILVA, J. dos S. V. da; SANTOS, R. F. dos. |
Vários autores reconhecem que o planejamento ambiental deve ser feito segundo uma visão integradora do meio, e que o zoneamento é sua linha mestra. Apesar disso, ele é geralmente concebido a partir de modelos estruturados de forma subjetiva. O zoneamento utiliza muito pouco as abordagens quantitativas e raramente parte de uma análise metodológica multivariada. Alguns autores têm enfatizado a necessidade de desenvolver estratégias metodológicas que efetivem resultados quantitativos e mais bem relacionados ao meio, os quais, ao mesmo tempo, simplifiquem a expressão das respostas obtidas. No entanto, esse caminho ainda é, muitas vezes, impreciso e ambíguo, necessitando, por isso, de aprimoramento, com o desenvolvimento de uma base conceitual clara e... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Sistema de informações geográficas; Análise multivariada; Interdisciplinaridade; Geographic information system; Interdisciplinarity.; Multivariate analysis.. |
Ano: 2004 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113810 |
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