Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 8
Primeira ... 1 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A excursão linear como instrumento do processo ensino-aprendizagem em geografia física. Repositório Alice
JATOBÁ, L..; SILVA, A. F..
No presente artigo, objetivou-se analisar a importância da excursão linear como instrumento didático no ensino de Geografia, para análise interdisciplinar das paisagens, fornecer material didático à preparação e realização de uma excursão linear, enfatizando dimensões conceituais de Geologia, Geomorfologia, Climatologia e Pedologia, de maneira integrada, apresentar um exemplo de excursão linear, realizada pelos autores, abrangendo uma ampla área da parte oriental do Estado de Pernambuco, e mostrar exemplos da possibilidade de se estabelecer, no campo, as bases da interdisciplinaridade na interpretação de elementos do quadro natural. São sugeridas diversas estratégias de ensino empregadas numa excursão linear realizada no Estado de Pernambuco.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Ensino de geografia Física; Excursão didático-pedagógica; Interdisciplinaridade; Paisagens naturais; Quadro natural; Recurso Natural; Geologia; Geomorfologia; Climatologia; Pedologia; Geografia; Natural resources; Landscapes.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123621
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Abordagem interdisciplinar na avaliação ambiental de agrotóxicos. Repositório Alice
SPADOTTO, C. A..
O objetivo desse trabalho é apresentar e discutir o contexto, a complexidade e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar na avaliação ambiental de agrotóxicos, que é caracterizada pela variedade de disciplinas envolvidas e pelas interfaces entre elas e com outras áreas do conhecimento. A inerente complexidade deve ser tratada pelo conhecimento interdisciplinar aprofundado aliado à capacidade de simplificação consciente, resultando em avanço metodológico, científico e tecnológico.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Complexidade; Interdisciplinaridade; Agrotóxico; Meio ambiente.
Ano: 2006 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1026375
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Contribuições da pesquisa-ação para o desenvolvimento rural territorial: estudo de caso da rede de agroecologia do Leste paulista. Repositório Alice
CORRALES, F. M.; URCHEI, M. A.; MALAGODI-BRAGA, K. S.; CAMARGO, R. C. R. de; CANUTO, J. C.; QUEIROGA, J. L. de; RAMOS, M. S. T. A. S..
Resumo: Esse trabalho apresenta as fases de consolidação da rede de agroecologia do Leste paulista. Em cooperação com parceiros locais, ocorrem ações de geração e intercâmbio de conhecimentos em Agroecologia. Para tal estão sendo implementadas metodologias participativas junto aos agricultores de referência e outros agricultores rurais dessa localidade, com o intuito de apoiar o processo de transição agroecológica.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Transição agroecológica; Interdisciplinaridade; Participação; Agroecological transition; Interdisciplinarity; Participation; Agricultura familiar.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982749
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Estrutura de uma unidade organizacional de pesquisa agropecuária: proposta de um modelo conceitual. Repositório Alice
ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. T..
2010
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Estrutura organizacional; Pesquisa agropecuária; Interdisciplinaridade; Trabalho colaborativo; Gestão do conhecimento.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/880611
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Interacões no agroecossistema como prática de construção coletiva do conhecimento agroecológico. Repositório Alice
MATTOS, C.; STRAUCH, G.; NAZÁRIO, R.; AMANCIO, C. O. da G.; AMÂNCIO, R..
bitstream/item/168398/1/AMANCIO-interacoes-no-agroecossistema.pdf
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Territorialidade; Complexidade; Dialocidade; Interdisciplinaridade.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081752
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O caráter multidimensional da gestão ambiental na pesquisa agropecuária. Repositório Alice
ARZABE, C.; HAMMES, V. S..
O termo gestão ambiental compreende as diretrizes e atividades administrativas e operacionais (como planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras) realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo, quer eliminando os danos ou problemas causados pelas ações humanas. A Embrapa é uma empresa pública cuja missão é "viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura em benefício da sociedade brasileira". Através do cadastro nacional de currículos de pesquisadores, na Plataforma Lattes, que congrega informações sobre publicações, orientações, projetos de pesquisa, entre outras,foram avaliados 340 currículos de empregados da Embrapa que apresentaram relação...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Gestão ambiental; Interdisciplinaridade; Produção de alimentos; Meio ambiente.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1024155
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFLORESTAR: PLANTE ESSA IDÉIA-FORMAÇÃO DE MONITOR E AGENTE AMBIENTAL MIRIM Ciências Agrárias
Vieira, Maria Estela.
Este trabalho será desenvolvido na Rede Escolar Municipal, em Taubaté, Estado de São Paulo. O Projeto Reflorestar: Plante essa Idéia - com a Formação de Monitor e Agente Ambiental Mirim tem o objetivo de subsidiar a escola a inserir a temática ambiental no projeto pedagógico, de forma transversal e interdisciplinar, para ampliar e dar continuidade aos projetos bem – sucedidos da escola. O projeto possui programas de conservação do meio ambiente e dos recursos naturais que irá integrar as questões ambientais aos processos decisórios e atuar diretamente na formação de seres humanos que serão peças chave na edificação de novos e melhores tempos. A melhor forma de ensiná-los, portanto, é fazer com que sejam alvos de reflexões e de vivências. Mais do que...
Tipo: Other Palavras-chave: Educação ambiental; Interdisciplinaridade; Reflorestamento; Ensino Médio; Ensino fundamental; Estudo do Meio.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/2315/71
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas. Repositório Alice
SILVA, J. dos S.V. da; SANTOS, R.F. dos.
Vários autores reconhecem que o planejamento ambiental deve ser feito segundo uma visão integradora do meio, e que o zoneamento é sua linha mestra. Apesar disso, ele é geralmente concebido a partir de modelos estruturados de forma subjetiva. O zoneamento utiliza muito pouco as abordagens quantitativas e raramente parte de uma análise metodológica multivariada. Alguns autores têm enfatizado a necessidade de desenvolver estratégias metodológicas que efetivem resultados quantitativos e mais bem relacionados ao meio, os quais, ao mesmo tempo, simplifiquem a expressão das respostas obtidas. No entanto, esse caminho ainda é, muitas vezes, impreciso e ambíguo, necessitando, por isso, de aprimoramento, com o desenvolvimento de uma base conceitual clara e...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Sistema de informações geográficas; Análise multivariada; Interdisciplinaridade; Geographic information system; Multivariate analysis; Interdisciplinarity.
Ano: 2004 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/113810
Registros recuperados: 8
Primeira ... 1 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional