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Registros recuperados: 16 | |
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MAIO, A. M. D. de. |
O trabalho de jornalistas depende cada vez mais das tecnologias ligadas à comunicação. Por um lado, a mediação de contatos e entrevistas por aparatos técnicos facilita e acelera a apuração da notícia. Por outro, estabelece relações impessoais entre jornalista e fonte. Um projeto de comunicação iniciado em 2010 na Embrapa Pantanal propõe divulgar pela mídia a pecuária sustentável praticada em fazendas do Pantanal e busca romper essa impessoalidade, humanizando as relações entre profissional de imprensa, assessor e fonte por meio da aproximação física. As estratégias adotadas para incrementar o relacionamento com os veículos de comunicação de massa incluem viagens de assessores até as redações localizadas em grandes centros do Brasil e visitas de jornalistas... |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Comunicação; Jornalismo; Pantanal; Pecuária sustentável; Communication; Journalism; Sustainable beef-cattle. |
Ano: 2010 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/868175 |
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MAIO, A. M. D. de. |
O discurso jornalístico sobre mudanças climáticas nem sempre associa esse fenômeno à agropecuária, considerada uma de suas causadoras. Em enunciados que vinculam a pecuária ao aquecimento global foi possível verificar o uso da ironia como mecanismo para atrair a atenção de interlocutores e instaurar uma conduta de vigilância ambiental. O objetivo do artigo é investigar como o discurso jornalístico posiciona-se em relação momentos. O estudo é qualitativo e o suporte teórico-metodológico utilizado foi a Análise de Discurso, da escola francesa, reforçado pela Análise Crítica de Discurso, que permite avaliar aspectos ideológicos presentes na fala. Os resultados indicam que as circunstâncias sócio-históricas condicionam a elaboração desses discursos, sugerindo... |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Análise Crítica de Discurso; Jornalismo; Comunicação de Massa; Pecuária; News media; Mass media; Livestock. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1069939 |
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ESCOBAR, J. L.. |
Busca-se investigar se o jornalismo de blogs constitui-se como nova categoria para o webjornalismo fazendo-se um estudo de caso sobre o Blog Noblat. Pretende-se descobrir o que o uso dos blogs pode acrescentar de novo à prática cotidiana do jornalismo. Faz-se uma análise textual qualitativa a partir de uma análise documental e de uma entrevista individual aberta e semi-estruturada com o jornalista. Analisa-se como Ricardo Noblat apropria-se profissionalmente do blog, uma nova tecnologia para produção de conteúdos on-line, observando como explora as potencialidades que esta oferece. A partir de uma observação sistematizada, selecionam-se dez aspectos do webjornalismo presentes no blog que são abordados segundo três perspectivas: a) blogs e a relação entre... |
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) |
Palavras-chave: Blog; Mídia; Tecnologia; Jornalismo; Internet. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948872 |
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ABBÁ, G. G. M.; BOLFE, V. F.; PEREIRA, N. R.. |
Resumo: Neste trabalho será abordada a importância da comunicação, em especial a jornalística, para divulgação científica e tecnológica, com o objetivo de informar a sociedade sobre os resultados de pesquisas, tecnologias e serviços desenvolvidos pela Embrapa Informática Agropecuária. Serão apresentadas técnicas e ferramentas comunicacionais, incluindo assessoria de imprensa e veículos de comunicação organizacionais, que auxiliam o comunicador na interação entre a comunidade científica e a sociedade. Assim, o jornalismo científico contribui para tornar público o conhecimento produzido na Embrapa, levar os resultados à população e prestar contas sobre os recursos públicos investidos nas pesquisas. |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Divulgação científica; Ciência; Ferramenta; Comunicação; Jornalismo; Tecnologia. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084877 |
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MAIO, A. M. D. de. |
A pesquisa em comunicação no Brasil tem concedido visibilidade restrita à obra do sociólogo austríaco Alfred Schutz, tido como um teórico dos relacionamentos face a face. O objetivo deste artigo é investigar possíveis causas dessa marginalidade. O autor é responsável pelo conceito do Relacionamento do Nós, aquele em que os interlocutores orientam-se reciprocamente e ampliam as chances de compreensão mútua, situação desejada no contexto das relações superficiais da sociedade midiatizada. Ao compartilhar experiências simultâneas, os interlocutores ?envelhecem juntos?. O pensamento schutziano permite observar que, apesar do domínio do paradigma tecnológico, persistem condições para uma comunicação mais solidária. Este estudo conclui que entre os fatores que... |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Comunicação face a face; Midiatização; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044315 |
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MAIO, A. M. D. de; MARTINEZ, V. D. de M.. |
O jornalismo de proximidade é um conceito que atribui características a uma prática profissional que conjuga as ideias de espaço geográfico e de temas de interesse de uma determinada coletividade. O tratamento midiático inclui a concessão de voz e espaço aos atores locais. Este artigo retoma o conceito e o enquadra na discussão sobre as posturas editoriais dos jornais Diário e Jornal da Manhã, ambos de Marília, cidade do interior paulista, durante a cobertura da epidemia de dengue vivenciada localmente nos primeiros meses de 2015. Conclui que, em parte, os dois veículos se encaixam na perspectiva do jornalismo de proximidade, porém, um deles abre mais espaço para a divulgação de iniciativas que envolvem a mobilização social. |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Comunicação; Jornalismo; Comunicação; Communication; Mass media. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044280 |
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Registros recuperados: 16 | |
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