|
|
|
Registros recuperados: 292 | |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
PROTAS, J. F. da S.. |
No Brasil, a viticultura ocupa uma área de aproximadamente 71 mil hectares, com vinhedos estabelecidos desde o extremo sul do País, em latitude de 31" Sul, até regiões situadas muito próximas ao equador, em latitude de 5° Sul. Em função da diversidade ambiental, existem no País pólos vitícolas típicos de regiões temperadas, caracterizadas por um período de repouso hibernal; pólos em áreas subtropicais, onde a videira é cultivada com dois ciclos anuais, definidos em função de um período de temperaturas mais baixas, nos quais há risco de geadas; e pólos de viticultura tropical, onde é possível a realização de podas sucessivas, com a realização de dois e meio a três ciclos vegetativos por ano. Nos últimos anos, as estatísticas oficiais registram uma produção... |
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Brasil; Enologia; Mercado; Produção; Qualidade; Vinho. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/542748 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
PROTAS, J. F. da S.. |
o setor vitivinícola brasileiro, a despeito das dificuldades impostas pela forte concorrência dos produtos importados no mercado interno e reagindo a este cenário, vêm nos últimos anos, num processo crescente de articulação interinstitucional, envolvendo todos os elos da cadeia produtiva nos seus diferentes segmentos (vinhos e espumantes finos, vinhos de mesa, suco de uva e uva de mesa), com vistas a adequação organizacional do setor. Exemplo emblemático deste processo foi a elaboração, por parte do Instituto Brasileiro do Vinho - IBRA VIN e SEBRAERS, no período entre 2004 e 2005, do Programa de Desenvolvimento Estratégico da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul, estado maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. |
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Brasil; Política setorial; Enologia; Mercado; Produção; Uva; Vinho; Viticultura. |
Ano: 2006 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/541397 |
| |
|
|
MELLO, L. M. R. de. |
Brasil está logrando una importante participación en el mercado vitivinícola mundial, dado por la venta de uva fresca. Las condiciones climáticas en las diferentes regiones productoras deI país permiten abastecer de uvas aI mercado mundial cuando los tradicionales paises exportadores no producen y esto se complementa con el desarrollo de nuevas tecnologías que posibilitarán también a que Brasil se convier ta en uno de los principales exportadores mundiales de uvas. Brazil achieves an important participation in the international wine and grape market place, due to the sale of table grapes. The particular climatic conditions in the different producing regions allow supplying grapes to the world-wide market when the other export countries are not in a... |
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Brasil; Enologia; Exportação; Importação; Mercado; Produção; Uva; Vinho; Viticultura. |
Ano: 2006 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/541346 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
Hoje no Brasil, muitos chefs de cozinha estão elaborando novos pratos com frutas tipicamente brasileiras, como o maracujá, por exemplo. O maracujá vem se tornando uma alternativa rentável para os produtores, sobretudo familiares, e o consumidor começa a se beneficiar com a chegada de novas variedades para diferentes usos ? do consumo in natura à aplicação funcional-medicinal. A principal contribuição da Embrapa é no melhoramento genético das frutas brasileiras. O administrador Cleidson Dias da Embrapa Produtos e Mercado dá mais detalhes sobre os novos mercados para frutas regionais brasileiras. |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Agricultor familiar; Gastronomia; Fruta; Maracujá; Mercado. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1030565 |
| |
|
|
Hoje no Brasil, muitos chefs de cozinha estão elaborando novos pratos com frutas tipicamente brasileiras, como o maracujá, por exemplo. O maracujá vem se tornando uma alternativa rentável para os produtores, sobretudo familiares, e o consumidor começa a se beneficiar com a chegada de novas variedades para diferentes usos ? do consumo in natura à aplicação funcional-medicinal. A principal contribuição da Embrapa é no melhoramento genético das frutas brasileiras. O administrador Cleidson Dias da Embrapa Produtos e Mercado dá mais detalhes sobre os novos mercados para frutas regionais brasileiras. |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Agricultor familiar; Gastronomia; Fruta; Maracujá; Mercado. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1030560 |
| |
|
|
Hoje no Brasil, muitos chefs de cozinha estão elaborando novos pratos com frutas tipicamente brasileiras, como o maracujá, por exemplo. O maracujá vem se tornando uma alternativa rentável para os produtores, sobretudo familiares, e o consumidor começa a se beneficiar com a chegada de novas variedades para diferentes usos ? do consumo in natura à aplicação funcional-medicinal. A principal contribuição da Embrapa é no melhoramento genético das frutas brasileiras. O administrador Cleidson Dias da Embrapa Produtos e Mercado dá mais detalhes sobre os novos mercados para frutas regionais brasileiras. |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Agricultor familiar; Gastronomia; Fruta; Maracujá; Mercado. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1030567 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
LUCENA, C. C. de; BENEVIDES, S. D.; GUIMARAES, V. P.; MARTINS, E. C.. |
Resumo: Neste estudo, objetivou-se analisar a aceitação mercadológica do queijo de leite de cabra em função do perfil socioeconômico dos consumidores. Para tanto foi aplicado um questionário semiestruturado para obtenção dos indicadores de perfil socioeconômico (idade, sexo, escolaridade e renda), frequência do consumo de queijos, percepção dos preços de queijo de leite caprino, interesse dos consumidores para experimentar novos alimentos (perfil inovador), nível de aceitação sensorial e nível de interesse dos consumidores (adoção potencial), estas duas últimas variáveis, utilizando a escala likert de três pontos. O universo amostral foi de 740 consumidores, escolhidos aleatoriamente, em supermercados varejistas das cidades de Fortaleza-CE, João Pessoa-PB... |
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Queijo artesanal; Alimento funcional; Aceitação; Goat’s artisanal cheese.; Caprino; Leite de Cabra; Consumidor; Mercado; Goat milk; Functional foods. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101483 |
| |
Registros recuperados: 292 | |
|
|
|