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As oficinas de sistematização: espaços de sentir, pensar e transformar Repositório Alice
SOUZA, N. A.; MACHADO, R. A.; CARDOSO, I. M.; SILVA, R. D. M.; MELGAÇO, L.; AMANCIO, C. O. da G..
Os Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) possibilitam inovações por construírem ações de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, o que tem permitido ampliar o diálogo com a sociedade. Para isto, os Núcleos buscam integrar e adaptar diferentes Me-todologias e técnicas que facilitam o diálogo e o intercâmbio entre diferentes experiências. A partir das vivências e narrativas do Projeto de Sistematização, animado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), este relato compartilha alguns dos percursos metodológicos construídos com os NEAs durante as oficinas de sistematização. Inspirados na educação popular, as oficinas vêm exercitando inúmeras possibilidades de interação e apren-dizagem entre cultura, a educação e as práticas...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Metodologias participativas; Sistematização de experiências; Agroecologia; Educação popular.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1107241
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Capacitação e intervenção para a gestão de recursos naturais em comunidades rurais no Estado de Rondônia. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V.; GAMA, M. de M. B.; SILVA, R. M. P. da; VIEIRA, A. H.; CARVALHO, J. O. M. de; LOCATELLI, M.; RODRIGUES, V. G. S..
A promoção do desenvolvimento sustentável está associada à participação dos atores sociais locais na elaboração e execução de planos de desenvolvimento, que buscam aliar a equidade social à preservação do meio ambiente e à utilização racional dos recursos naturais. Uma das dificuldades para a implantação de um sistema de gestão participativa dos recursos naturais é a fragilidade das organizações comunitárias. Visando o fortalecimento dessas organizações, construiu-se uma proposta metodológica participativa para facilitar o processo de gestão, baseada num processo socioeducativo que promove a cidadania de agricultores familiares, intermediando sua relação com os recursos naturais, facilitando a compreensão de sua realidade e buscando solução para as...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Comunicação científica; Metodologias participativas; Gestão participativa; Ações coletivas; Extensão rural; Agricultura familiar.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/879143
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Construção de redes de agroecologia nas regiões da Mantiqueira-Mogiana e do Pontal do Paranapanema: base para a sustentabilidade. Repositório Alice
CORRALES, F. M.; FAGUNDES, G. G.; PORTELLA, M. de O.; YAMADA, E. S. M.; PUPO, M. de A. V.; HABIB, M. S.; MANGABEIRA, J. A. de C..
Esse trabalho apresenta o projeto de consolidação das Redes de Agroecologia Mantiqueira - Mogiana e do Pontal do Paranapanema, no Estado de São Paulo. Essas atualmente contam com 13 núcleos microrregionais, nos quais vêm sendo desenvolvidas, juntamente com parceiros locais, iniciativas no sentido de implantar unidades de referência em Agroecologia. Para tal estão sendo elaborados projetos junto aos agricultores de referência, a partir de metodologias participativas, com o intuito de apoiar o processo de transição agroecológica.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Redes sociais; Metodologias participativas; Agricultores de referência; Transição agroecológica; Agroecologia.
Ano: 2006 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1026399
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Estratégia metodológica para o diálogo participativo junto às comunidades ribeirinhas na Amazônia. Infoteca-e
LOURENCO, J. N. de P.; LOURENÇO, F. de S.; GUIMARAES, R. dos R..
bitstream/item/211461/1/ESTRATEGIA-METODOLOGICA-PARA.....pdf
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Metodologias participativas.
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1120783
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Etnopedologia: uma abordagem das etnociências sobre as relações entre as sociedades e os solos Ciência Rural
Araújo,Ana Leônia de; Alves,Ângelo Giuseppe Chaves; Romero,Ricardo Espíndola; Ferreira,Tiago Osório.
A avaliação do conjunto de conhecimentos gerados e transmitidos por populações humanas caracteriza-se como o campo de atuação dos estudos etnocientíficos. Esta avaliação de conhecimentos relacionados aos solos e sua associação com recursos naturais, bem como estratégias desenvolvidas para produção são os objetos de estudo da etnopedologia. A utilização de metodologias participativas que promovam a inserção direta dos envolvidos na pesquisa são premissas básicas nos trabalhos etnopedológicos. As áreas de avaliação etnopedológicas relacionam-se, dentre outros aspectos, a nomenclaturas para classificação das terras e práticas de manejo. O crescente desenvolvimento etnopedológico revela o reconhecimento da importância do solo como um recurso limitado e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Metodologias participativas; Conhecimento; Agricultores.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000500016
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Percepções socioambientais no semiárido baiano através do uso do DRP - ferramenta mapas. Repositório Alice
SILVA, J. N.; FERREIRA, G. B.; SILVA, M. S. L. da; ALVES, C. de A.; FREITAS, M. J..
As pesquisas ligadas a convivência com o semiárido vem evoluindo, algumas delas baseadas na vivência de agricultores e agricultoras. É fundamental envolver a participação ativa do agricultor enquanto sujeito do processo investigativo. Para isso, foram utilizadas metodologias participativas, objetivando avaliar as percepções socioambientais no semiárido baiano através do Diagnóstico rural participativo (DRP), a partir da participação de agricultores e agricultoras. Tais metodologias facilitaram uma avaliação sistêmica das interações ecológicas, sociais e econômicas que ocorrem nos agroecossistemas estudados e que são capazes de gerar um diálogo profundo entre os agricultores e pesquisadores.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Metodologias participativas; Gênero; Biodiversidade.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1032725
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