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RODRIGUES, J. N.; GOMES, K. D.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N.; KATO, H. C. de A.. |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde por meio de uma alimentação adequada e saudável. É durante o período escolar que a população infantil irá formar hábitos alimentares de maneira gradual e desenvolver-se nos aspectos social, cognitivo e emocional. Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de Educação Alimentar e Nutricional utilizando atividades lúdicas para o incentivo ao consumo de proteínas, em especial o pescado, para os alunos de uma escola de tempo integral de Palmas, Tocantins. As atividades foram construídas por meio de duas dinâmicas de grupo. Conclui-se que as estratégias de EAN obtiveram resultados satisfatórios, evidência constatada pelo aumento no... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Intervenção nutricional; Metodologias lúdicas; Dinâmicas de grupo; Alimentação saudável; Alimentação escolar; Alimentação; Sistema de Alimentação; Consumo Alimentar; Escola; Produto Derivado de Pescado; Peixe; Nutritional intervention; Fish; School meals. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122282 |
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SANTOS, V. F. dos; ARAÚJO, I. A. de; PIRES, C. R. F.; KATO, H. C. de A.; SOUSA, D. N. de. |
A escola é indiscutivelmente o melhor agente para promover a educação alimentar, uma vez que é na infância e na adolescência que se fixam atitudes e práticas alimentares difíceis de modificar na idade adulta. Diante disso esse trabalho objetivou utilizar atividades lúdicas para empoderar os escolares quanto à aquisição, composição e consumo de peixe. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo que baseia-se no desenvolvimento de um programa de atividades de EAN com 31 escolares do 5º ano matriculados em uma escola da rede municipal do município de Palmas. As atividades de EAN foram desenvolvidas em 3 encontros com duração de 40 minutos. Nos encontros foram utilizadas diferentes metodologias, como exposição dialogada, dinâmica de grupo,... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Peixe; Alimentação; Programa de Nutrição; Nutrição Humana; Infant feeding; Fish; Nutritional intervention. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095137 |
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Maluccio, John A.; Hoddinott, John; Behrman, Jere R.; Martorell, Reynaldo; Quisumbing, Agnes R.; Stein, Aryeh D.. |
Early childhood nutrition is thought to have important effects on education, broadly defined to include various forms of learning. We advance beyond previous literature on early childhood nutrition on education in developing countries by (1) using unique longitudinal data from a nutritional experiment with lifetime educational measures; (2) avoiding confounding the estimates by excluding potentially endogenous right-side variables; and (3) using estimators that allow for nonnormal distributions. Our results indicate significantly positive, and fairly substantial, effects of the randomized intervention a quarter century after it ended: increased grade attainment by women, via increased likelihood of entering and completing primary school and some secondary... |
Tipo: Report |
Palavras-chave: Early childhood nutrition; Education; Nutritional intervention; Guatemala; Food Consumption/Nutrition/Food Safety; Food Security and Poverty. |
Ano: 2006 |
URL: http://purl.umn.edu/55896 |
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