Registro completo |
Provedor de dados: |
Ciênc. Tecnol. Aliment.
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Caracterização do mercado consumidor de "água aromatizada": hábitos e motivações para o consumo
|
Autores: |
Endo,Érika
Bertoldi,Michele Corrêa
Pinheiro,Neuma Maria de Souza
Arruda,Aline Cristina
Minin,Valéria Paula Rodrigues
|
Data: |
2009-06-01
|
Ano: |
2009
|
Palavras-chave: |
Pesquisa de mercado
Água aromatizada
Bebidas
Perfil do consumidor
|
Resumo: |
O produto preparado líquido aromatizado, comercialmente conhecido como "água aromatizada" e recém-lançado no mercado brasileiro, é vendido com o apelo de saúde e inovação. No entanto, por se tratar de um produto pouco familiar aos hábitos de consumo da população brasileira, as motivações para o seu consumo ainda são desconhecidas. Diante deste contexto, o presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil dos consumidores da cidade mineira de Juiz de Fora quanto ao produto, por meio de uma pesquisa de mercado realizada em junho de 2007. Para o levantamento dos dados, utilizou-se uma pesquisa descritiva direta e estruturada (survey) com 303 consumidores, por meio da aplicação de questionários estruturados. A faixa etária predominante (40,3%) situou-se entre 20 e 30 anos, sendo a maioria do sexo feminino (65%), com elevada escolaridade e renda familiar entre 1 e 6 salários mínimos (52,8%). Dos indivíduos entrevistados, 37% disseram que consumiram o produto motivados principalmente pelo fator novidade. Destes, 20,5% confundiram o produto com refrigerantes de baixa gaseificação. A maioria dos respondentes demonstrou desconhecer o produto, fato que pode estar relacionado a falta de divulgação nos estabelecimentos comerciais e pelas empresas através da mídia local.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200020
|
Editor: |
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
|
Relação: |
10.1590/S0101-20612009000200020
|
Formato: |
text/html
|
Fonte: |
Food Science and Technology v.29 n.2 2009
|
Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
|
|