Registro completo |
Provedor de dados: |
Rev. Econ. Sociol. Rural
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País: |
Brazil
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Título: |
A "masculinização" da produção de leite
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Autores: |
Magalhães,Reginaldo Sales
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Data: |
2009-03-01
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Ano: |
2009
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Palavras-chave: |
Gênero
Mercados
Sociologia econômica
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Resumo: |
O fortalecimento de organizações sociais que possibilitaram fazer da produção de leite uma atividade destinada ao mercado provocou profundas mudanças na divisão sexual do trabalho. A análise sociológica das trocas intradomiciliares nos estabelecimentos rurais familiares mostra que tradições culturais, diferenças de poder entre os gêneros e contextos sociais que ampliam diferenças de acesso aos mercados entre homens e mulheres são as bases sociais e culturais de uma hierarquia estruturada segundo sexo e geração, no qual as mulheres, especialmente as mais jovens, ocupam posições de grande desvantagem. Com o fortalecimento de cooperativas, a produção de leite passou a ocupar um lugar de destaque no provimento de recursos da família, mas o domínio da atividade foi deslocado para o controle masculino. Esse foi um dos resultados não esperados da forma como as organizações conduziram o processo de modernização da produção e de reestruturação dos mercados, que reforçaram ainda mais o domínio masculino sobre a produção familiar e um aumento das desigualdades de gênero no acesso aos recursos.
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Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032009000100010
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Editor: |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
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Relação: |
10.1590/S0103-20032009000100010
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Formato: |
text/html
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Fonte: |
Revista de Economia e Sociologia Rural v.47 n.1 2009
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Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
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