Registro completo |
Provedor de dados: |
Infoteca-e
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Atuação do Brasil no mercado internacional de uvas e vinhos - Panorama 2004.
|
Autores: |
MELLO, L. M. R. de
|
Data: |
2016-08-31
|
Ano: |
2005
|
Palavras-chave: |
Exportação (uva)
Importação (uva)
Suco de uva
Exportação (suco de uva)
Importação (suco de uva)
Exportação (vinho)
Importação (vinho)
Mercado Internacional (uvas e vinhos)
Brasil
Uva
|
Resumo: |
A atuação do Brasil no mercado internacional se apresenta deficitária no que diz respeito a balança comercial do setor vitivinícola. O país de caracteriza como importador no mercado de vinhos finos e de uvas passa. Em 2004 a participação dos vinhos importados em relação aos vinhos finos de mesa (de viníferas) comercializados no país representou 62,26% do total consumido no mercado interno, representando um incremento nas importações de 34,59%, em relação ao ano anterior (Tabela 1). A globalização da economia permitiu ao consumidor ter a sua disposição marcas e origens de vinhos de grande parte dos países produtores. Da mesma forma em que os vinhos importados estão tomando o espaço dos vinhos finos nacionais no mercado brasileiro, o Brasil está se preparando para ingressar em novos mercados no exterior. O Rio Grande do Sul criou um Consórcio de Exportação (Wines for Brezil) e está elaborando o planejamento estratégico visão 2025, como instrumentos para a valorização e o desenvolvimento da Vitivinicultura Brasileira.
bitstream/item/146980/1/panorama2004-mercado.pdf
|
Tipo: |
Outras publicações técnicas (INFOTECA-E)
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
16726
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1052188
|
Editor: |
Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, 2005.
|
Relação: |
Embrapa Uva e Vinho - Outras publicações técnicas (INFOTECA-E)
|