Registro completo |
Provedor de dados: |
Infoteca-e
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País: |
Brazil
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Título: |
O mercado de peixes da piscicultura no Brasil: estudo do segmento de supermercados.
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Autores: |
PEDROZA FILHO, M. X.
FLORES, R. M. V.
ROCHA, H. S.
SILVA, H. J. T. da
SONODA, D. Y.
CARVALHO, V. B. de
OLIVEIRA, L. de
RODRIGUES, F. L. M.
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Data: |
2020-08-24
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Ano: |
2020
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Palavras-chave: |
Característica socioeconômica
Piscicultura
Peixe
Mercado
Consumo Alimentar
Habito Alimentar
Fish
Fresh market
Supermarkets
Food consumption
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Resumo: |
A piscicultura brasileira vem se desenvolvendo de forma robusta, com significativos avanços em termos de aumento da produção e profissionalização do setor. Os supermercados têm se consolidado como o principal canal de varejo de pescados em todo o Brasil e isso impõe a necessidade de melhor conhecer os hábitos dos consumidores deste segmento de mercado. Assim, este estudo apresenta resultados referentes a diferentes aspectos, tais como preferências e percepções dos consumidores quanto aos produtos da piscicultura, nível de conhecimento quanto às principais espécies, hábitos de consumo e características socioeconômicas dos consumidores. A pesquisa foi realizada em supermercados de Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP) e apresenta resultados importantes sobre hábitos de consumo e percepção dos consumidores acerca das principais espécies. O estudo identificou aspectos importantes, como a preferência dos consumidores pelo produto fresco e pelo filé e cortes. Outro resultado é a consolidação da tilápia como um peixe bem conhecido pelos consumidores de todas as regiões do país, sendo o principal produto da piscicultura nacional. Por outro lado, os resultados demonstram a necessidade de ações visando a expandir o consumo de espécies nativas como tambaqui e pirarucu fora das regiões onde estas espécies já são bem consumidas. Os resultados também indicam a necessidade de melhor comunicar as qualidades do peixe junto aos consumidores, de modo a informá-los quanto às vantagens deste tipo de proteína animal. As diferenças verificadas entre as cinco capitais também constituem um elemento importante, pois permitem identificar características regionalizadas, o que ajuda na definição de estratégias de mercado por parte dos agentes da cadeia produtiva.
bitstream/item/215540/1/CNPASA-2020-bpd25.pdf
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Tipo: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
2358-6273
922
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1124524
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Editor: |
Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2020.
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Relação: |
Embrapa Pesca e Aquicultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
(Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 25).
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Formato: |
38 p.
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