Registro completo |
Provedor de dados: |
ExtensaoRural
|
País: |
Brazil
|
Título: |
O projeto profissional do jovem no contexto da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
|
Autores: |
Pozzebon, Adair
Charão-Marques, Flávia
|
Data: |
2016-10-19
|
Ano: |
2016
|
Palavras-chave: |
Agricultura familiar
Educação do campo
Juventude rural
Pedagogia da alternância.
|
Resumo: |
Este artigo descreve e analisa o processo de elaboração e desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem – PPJ na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC no âmbito de um processo formativo baseado na pedagogia da alternância. Os argumentos desenvolvidos têm por base pesquisa quanti-qualitativa realizada junto a estudantes e educadores entre 2014 e 2015. Os resultados indicam que o PPJ é o principal meio para discutir, refletir e organizar possibilidades concretas de inserção sócio-profissional dos estudantes, contribuindo significativamente para fortalecer o vínculo identitario do jovem com o meio onde vive e ampliando a percepção das oportunidades de diversificação e geração de renda. No entanto, identifica-se a necessidade de fortalecer ações pós-formação de modo a ampliar a contribuição da EFASC para o desenvolvimento regional.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/20335
10.5902/2318179620335
|
Editor: |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
|
Relação: |
http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/20335/pdf
|
Formato: |
application/pdf
|
Fonte: |
Extensão Rural; v. 23 n. 3 (2016): Extensão Rural - jul./set. 2016.; 69-85
2318-1796
1415-7802
|