Registro completo |
Provedor de dados: |
Ciências Agrárias
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País: |
Brazil
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Título: |
PERSPECTIVAS DE PRODUÇÃO E USO DO BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO NO TRANSPORTE AÉREO BRASILEIRO
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Autores: |
Edison, S. Paiva
Pedro, H. R. Santos
Pedro, C. Russi
Getulio, T. Batista
Willian, J. Ferreira
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Data: |
2014-11-10
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Ano: |
2014
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Palavras-chave: |
Bioenergia
Aeronáutica
Sustentabilidade
Pinhão Manso
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Resumo: |
Trabalho submetido e apresentado no III CICTED, Taubaté, 2014.
A estabilidade econômica e a inclusão social deram origem a uma “nova classe média” no Brasil, com oportunidades de consumo e acesso a bens antes indisponíveis a grande parcela da população. Na medida em que deslocamentos rodoviários desta “nova classe” são substituídos por viagens aéreas, cresce a demanda por energia e combustíveis no mercado de aviação, incrementando iniciativas de mitigação de poluentes. Há motivações para a produção e comercialização do bioquerosene de aviação (bio-QAV), derivado de fontes renováveis, que reduz os danos ambientais por meio da compensação do carbono emitido em seu ciclo produtivo. Voos testes de empresas aéreas brasileiras têm utilizado 4% de bio-QAV (produzido a partir de etanol de milho, óleos e graxas residuais) em mistura com querosene de aviação, projetando que o modelo do biodiesel poderia ser aplicado ao querosene vegetal. Porém, diversas oleaginosas têm encontrado dificuldade de acesso como matéria-prima destinada ao abastecimento da cadeia do biodiesel, já estabelecido no país a uma taxa de 6% em mistura no diesel de petróleo. Neste trabalho foi avaliado o cenário de produção de bioQAV comparando-o com as perspectivas iniciais e a evolução do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).
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Tipo: |
Presentation
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Identificador: |
http://hdl.handle.net/2315/282
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Formato: |
479341 bytes
application/pdf
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