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Provedor de dados:  AgEcon
País:  United States
Título:  ANÁLISE DO COMÉRCIO DE PESCADO ENTRE BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS.NÁLISE DO COMÉRCIO DE PESCADO ENTRE BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS.
Autores:  Carvalho, Rosemeiry Melo
Kolb, Pedro Carneiro
Data:  2011-06-28
Ano:  2008
Palavras-chave:  Pescado
Comércio internacional
Brasil
Estados Unidos
Fish
International trade
Brazil
United States
International Relations/Trade
Livestock Production/Industries
Resumo:  Esse trabalho tem como objetivo estimar as equações de oferta e demanda de pescado comercializado entre o Brasil e os Estados Unidos no período entre 1996 e 2006. As variáveis incluídas no modelo foram: quantidade comercializada, preço, renda per capita do americano e a taxa de câmbio do período. De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que a demanda e a oferta de pescado são elásticas, de modo que um aumento no preço do produto provoca variações mais que proporcionais na quantidade comercializada. Em relação à renda, verifica-se que, no mercado norte-americano, o pescado brasileiro é considerado um bem inferior. Desde o ano de 2003 o valor das exportações brasileiras de pescado para os Estados Unidos tem diminuído, podendo ser atribuído, a desvalorização da moeda americana em relação ao real, que reduz a competitividade dos Brasil no mercado norte-americano. Uma maior desvalorização da moeda nacional poderá incentivar esses produtores brasileiros a disponibilizar mais produto no mercado internacional.------------------------This work has as objective estimate the offer and demand equations fish traded between Brazil and United States in the period between 1996 and 2006. The variables included in the model were: marketed amount, price, per capita income of the American and the exchange rate of the period. In agreement with the obtained results it can be concluded that the demand and the fish offer are elastic, so that an increase in the price of the product provokes more variations than you provide in the marketed amount. In relation to the income, it is verified that, in the North American market, the Brazilian fish is considered inferior. Since 2003 the value of Brazilian exports of fish to the United States has decreased, which may be assigned, the devaluation of the American currency in relation to the real, which reduces the competitiveness of Brazil in the North American market. Further devaluation of the national currency may encourage those producers to bring more Brazilian products on the international market.
Tipo:  Conference Paper or Presentation
Idioma:  Português
Identificador:  http://purl.umn.edu/108156
Relação:  Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)>46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brasil
Formato:  20
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